terça-feira, 7 de agosto de 2018

Exercícios/Testes: Competência Comunicativa / Variedade Linguística (3)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------
“É melhor você tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada.”
(Mark Zuckerberg) 

1- Quanto aos sentidos que uma palavra assume dentro de um determinado contexto, analise as frases a seguir e responda ao que se pede.

Seu olhar queima.
O sol queima.

a) O que há de comum entre o olhar e o sol?
______________________

b) Em uma das frases, o verbo foi usado em sentido figurado, não é “queimar” de verdade. Identifique-a, justificando sua resposta.
_______________________

2- O trecho a seguir foi extraído da crônica “A atitude suspeita”, de Luís Fernando Veríssimo.

“- E o cara-de-pau ainda se declara inocente! Quer dizer que passava ônibus, passava ônibus e ele ali fingindo que o próximo é que era o dele? A gente vê cada uma...
- Não senhor, delegado. No primeiro ônibus que apareceu ele ia subir, mas nós agarramos ele primeiro.”

a) De acordo com esse trecho, a linguagem utilizada na crônica é formal ou informal?
________________________

b) Que palavras ou expressões podem justificar sua resposta?
________________________

3- Leia um trecho do conto "A menina e as balas", de Georgina Martins.

"— Tia, você não entende mesmo, hein? Minha mãe vai brigar comigo, ela fica muito braba quando eu faço alguma besteira. Já falei que ela disse que eu não posso voltar com nada pra casa. O meu padrasto, quando eu chego em casa, faz as contas e quando sobra doce ele me bate. Ele sempre conta quanto dinheiro tem e tem que ter tudo certinho."

a) Como podemos classificar a fala da personagem: mais formal ou informal?
_______________________

b) Que palavras do texto mostram o uso dessa linguagem?
______________________________

(Unifesp) Leia o texto para responder às questões.

O “probrema é nosso”
Segundo Eliana Marquez Fonseca Fernandes, professora de língua portuguesa da faculdade de letras da universidade federal de Goiás, em se tratando de linguagem, não se pode falar em erro ou acerto, mas desvios á norma padrão. “O importante é estabelecer a comunicação. Para isso, usamos a língua em vários níveis, desde o supercuidado ou formal até o não cuidado ou não formal.”
“A gramática tradicional diz que, quando se fala ‘nóis vai, nóis foi’ isso não é português. Mas é sim. Em outro nível. Estudos mais recentes na aérea dizem que tais formas de expressão são corretas. Censurar ou debochar de quem faz uso delas é discriminação linguística.”
Para a professora, o domínio da norma culta não deve ser exigido da população de modo geral, principalmente de pessoas que têm baixo grau de escolaridade. “Quem tem obrigação de saber o português formal, falar e escrever de acordo com as regras são os professores, os jornalistas, os acadêmicos”, diz.                                                                       Diário da manhã, Goiânia. Adaptado

O texto discute a questão da língua em sua função comunicativa, contrapondo usos mais informais a usos formais.

4- “A gente sabe que tem gente que escorrega no português”. Indique em que nível de linguagem está a frase apresenta e justifique sua resposta.
_____________________________

5- Reescreva a frase na versão formal.
_____________________________

6- O texto expõe pontos de vista diferentes sobre a concepção de língua e seu uso.

a) Explique o ponto de vista da professora Eliana e da gramática tradicional, conforme foram apresentados.
______________________________

b) A professora Eliana afirma que censurar ou debochar de quem faz uso de formas não padrão é discriminação linguística. Todavia, em sua fala, pode-se entrever certa discriminação linguística. Transcreva o trecho em que isso ocorre e explique por quê.
_______________________________

7- Se alguém usa a expressão "PAGUEI O MAIOR MICO", o que ela está querendo dizer? Assinale a alternativa correta.

a) Que comprou um macaco Raro por um ótimo preço.
b) Que comprou um bebê macaco e ganhou outro de brinde.
c) Explicando para alguém chamado Mico, que já pagou a conta.
d) Que passou por grande constrangimento ou vexame.
e) Que comprou um macaco pequeno e pagou pelo grande.

----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16



Nenhum comentário:

Postar um comentário