quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Exercícios/Testes: Classes Gramaticais-Classes de Palavras (3)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------

“Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer for maior.”

A Maior Bronca que já Levei
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. 

Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que teria trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a situação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que já presenciei. Veja o que ele disse: 

- Prestem atenção porque eu vou falar uma única vez – disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou. 

- Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós, professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que essa porcentagem vale pra todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar esses 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são esses alunos. Só o tempo será capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje. 

Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal, quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto? Hoje não me lembro de muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos. 

Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que façamos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto. (Autor desconhecido) 
-----------------------------------------------------

1- Morfologicamente o vocábulo “a” no texto acima é classificado, respectivamente:

(A) preposição, artigo, preposição, artigo 
(B) artigo, artigo, preposição, preposição 
(C) artigo, preposição, artigo, preposição 
(D) preposição, preposição, artigo, artigo 
(E) numeral, artigo, pronome, preposição 

O Cão e o Naco de Carne
"Um dia, um cão, carregando um naco de carne na boca, ia atravessando uma ponte. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o naco de carne que este tinha na boca, e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio o naco de carne caiu na água e perdeu-se para sempre." 

Moral da história: 
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. (Esopo) 

2- Releia a Fábula e retire:

a) Um substantivo próprio: ____________

b) Um substantivo simples (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta): 
______________________________

c) Uma locução adjetiva (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta):
______________________________

d) Dois pronomes possessivos (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta):
_______________________________

e) Um pronome demonstrativo (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta):
_______________________________

f) Dois numerais (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta):
________________________________

3- Qual é a classe gramatical que tem a função de ligar uma palavra à outra? Reescreva um trecho da fábula para comprovar sua resposta e circule o termo. 
________________________________

4- Unimep-SP. (Adaptada) Em “...um aborrecimento quando os vejo e gostaria de não vê-los mais”, as palavras destacadas são, respectivamente:

a) artigo, pronome e advérbio.
b) adjetivo, pronome e pronome.
c) pronome, pronome e artigo.
d) substantivo, artigo e pronome.
e) numeral, pronome e preposição.

5- As palavras fácil, dona, prova na tirinha abaixo pertencem à qual classe gramatical, respectivamente?
________________________________

6- Faça a análise morfológica.

a) Um Artigo Definido: _________________________
b) Dois Artigos Indefinidos: _____________________
c) Duas Interjeições: ___________________________
d) Um Substantivo Próprio: ______________________
e) Dois Verbos no Infinitivo: _____________________
f) Uma Locução Verbal:______________________
g) Quatro Verbos conjugados na 3ª pessoa do singular: ______
h) Um Pronome Pessoal do Caso Reto: ______________
i) Um Advérbio de Lugar: ________________
j) Quatro Numerais: _____________________ 

7- Em: a) “Os gregos saíram de dentro do cavalo.”
b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.

Qual é a classe gramatical das palavras sublinhadas.
___________________________

----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16



Nenhum comentário:

Postar um comentário