Projeto "Resgatando o Prazer em Escrever Cartas:
Carta Pessoal"
Gênero Epistolar (Carta)
O Projeto “Resgatando o Prazer em Escrever Cartas” tem como objetivo trabalhar a transformação do indivíduo com o passar dos anos, o crescimento gramatical e linguístico dos alunos e o envolvimento social da turma.
Elaboração da Carta
São projetos como este que valorizam o ser humano em sua totalidade.
A carta, durante séculos, representou um dos mais eficientes meios de comunicação a distância. Filósofos, religiosos, reis, em diferentes partes do mundo, utilizaram o gênero epistolar “carta” para ensinar, pregar, orientar, comandar, informar ou comunicar algo a distância.
Hoje, com a Internet, a carta perde seu caráter essencialmente comunicativo, pois o e-mail, torpedo, celular e outras formas de comunicação são muito mais rápidos e objetivos que as cartas.
Então as cartas irão desaparecer?
Muitos pensaram que, com o surgimento do cinema, o teatro desaparecia e ele não desapareceu. Muitos pensaram que, com o surgimento da televisão, o cinema iria desaparecer e isso não ocorreu. Certamente isso também não ocorrerá com a carta. É possível a coexistência de diferentes gêneros textuais.
Orientação
O que é preciso observar é que a carta, se por um lado perde seu caráter prático de comunicação, devido a outros meios de comunicação, como o e-mail e o WhatsApp, por outro lado, ela acentua seu caráter estilístico. Uma coisa é enviar um e-mail para alguém, outra é redigir uma carta.
Envelope
Ida ao Correio
Obrigado, também, Equipe Centro Educacional Vila Verde, por dar apoio e por confiar em meu trabalho.
Deus os abençoe.
Abraços.
Veja este e outros projetos no sítio do colégio:
Até 2020.
---------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)
“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)
“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16
Muito legal sua atitude de resgatar um pouco deste prazer que é escrever e receber uma carta, pois hoje nossas crianças não sabem mas o que é isso infelizmente com tantas tecnologias eles acabam não aprendendo que é somente em uma carta que vc coloca toda sua emoção... Parabéns pela atitude... Parabéns pelo projeto...Sou fascinada por leitura por isso sou amante de cartas
ResponderExcluirObrigado, Katia, pelas tuas palavras.
Excluir