sábado, 1 de abril de 2017

Projeto "Carta Pessoal" - 9.º Ano "A" - Centro Educacional Vila Verde 2015

Projeto "Resgatando o Prazer em Escrever Cartas:
Carta Pessoal"

Gênero Epistolar (Carta)

O Projeto “Resgatando o Prazer em Escrever Cartas” tem como objetivo trabalhar a transformação do indivíduo com o passar dos anos, o crescimento gramatical e linguístico dos alunos e o envolvimento social da turma.

Elaboração da Carta




























São projetos como este que valorizam o ser humano em sua totalidade.
A carta, durante séculos, representou um dos mais eficientes meios de comunicação a distância. Filósofos, religiosos, reis, em diferentes partes do mundo, utilizaram o gênero epistolar “carta” para ensinar, pregar, orientar, comandar, informar ou comunicar algo a distância.
Hoje, com a Internet, a carta perde seu caráter essencialmente comunicativo, pois o e-mail, torpedo, celular e outras formas de comunicação são muito mais rápidos e objetivos que as cartas.
Então as cartas irão desaparecer?
Muitos pensaram que, com o surgimento do cinema, o teatro desaparecia e ele não desapareceu. Muitos pensaram que, com o surgimento da televisão, o cinema iria desaparecer e isso não ocorreu. Certamente isso também não ocorrerá com a carta. É possível a coexistência de diferentes gêneros textuais.

Orientação



O que é preciso observar é que a carta, se por um lado perde seu caráter prático de comunicação, devido a outros meios de comunicação, como o e-mail e o WhatsApp, por outro lado, ela acentua seu caráter estilístico. Uma coisa é enviar um e-mail para alguém, outra é redigir uma carta.


Obrigado, querido aluno, por acreditar, confiar e "embarcar" nos projetos propostos. Você é o verdadeiro protagonista de todo o processo cognitivo. Aprendo cada vez mais com você!!!











Obrigado, também, Equipe Centro Educacional Vila Verde, por dar apoio e por confiar em meu trabalho.

Deus os abençoe.
Abraços.


Veja este e outros projetos no sítio do colégio:
http://www.vilaverde.g12.br/v2/
-----------------------------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário