“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”
Vamos Treinar?
----------------------------------------
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
1- O texto abaixo é parte da carta de uma leitora que elogia a matéria publicada sobre gírias numa revista. Leia o texto e, em seguida, reescreva-o, substituindo as gírias por palavras e expressões da norma culta.
Massa!
Dessa vez a Atrevida "arrepiou". Foi "da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias “maneiras” de todos os lugares. É por isso que me “amarro” cada vez mais nesta revista: descolada, divertida, diferente e “trilegal”. (Mariana Alves Manso. Atrevida, set. 1996. p. 18.)
____________________________
2- O texto abaixo é parte da carta de uma leitora que elogia a matéria publicada sobre gírias numa revista. Qual linguagem (Linguagem Formal ou Linguagem Informal) foi empregada na elaboração deste texto?
Massa!
Dessa vez a Atrevida "arrepiou". Foi "da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias “maneiras” de todos os lugares. É por isso que me “amarro” cada vez mais nesta revista: descolada, divertida, diferente e “trilegal”. (Mariana Alves Manso. Atrevida, set. 1996. p. 18.)
_____________________________
3- Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
“E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o”
a) A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
______________________________
b) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?
______________________________
c) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto? Justifique.
______________________________
d) Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
______________________________
4- Reescreva todas as falas fazendo uso da variedade padrão:
______________________________
5- Transforme os discursos abaixo, apresentados na linguagem informal, para a linguagem formal:
a) Doeu pra caramba a injeção. (Doeu muito a injeção.)
______________________________
b) Fui na casa da Mariana porque tava rolando uma festa manera. (Fui até a casa de Mariana porque estava acontecendo uma festa divertida.)
_______________________________
c) O Filipe ficô babando na Cíntia. (O Filipe ficou admirando muito a Cíntia.)
_______________________________
d) E aê Brother, como cê tá? (Olá amigo, como você está?)
_______________________________
6- Na tirinha acima, Chico Bento e a professora utilizam o mesmo tipo de variedade linguística? Explique da melhor forma possível:
_______________________________
7- Reescreva as frases em destaque, usando o sentido literal.
a) Depois que disseram a ela que o outro não era honesto, ela ficou com a pulga atrás da orelha e, por isso, começou a ficar mais atenta e cuidadosa.
________________________________
b) Não consigo fazer isto sozinha. Você pode me dar uma mãozinha?
________________________________
----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)
“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)
“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
Nenhum comentário:
Postar um comentário