terça-feira, 3 de julho de 2018

Exercícios/Testes: Pontuação (2)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
-------------------------------
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

1- Qual é o sinal de pontuação que falta para que a frase a seguir seja imperativa? Depois de responder, reescreva a frase com a pontuação adequada.

"Estude"
_______________________________________

2- Preste bastante atenção quando ler o caso abaixo:

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim:

“- Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.”

Morreu antes de fazer a pontuação.

A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes. Reescreva o excerto acima e pontue, de maneira coerente, de acordo com a visão de cada envolvido.

a) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
________________________________________

b) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
________________________________________

c) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa para a sardinha dele:
________________________________________

d) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
_______________________________________

Moral da história:
"A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras.
Damos o sentido à vida conforme os nossos interesses (pontuação). 
E isso faz toda a diferença..."

3- (Ufpr) Assinale a alternativa em que a oração entre colchetes deve ser necessariamente separada por vírgulas.

a) O presidente da República [que parte para mais uma viagem ao exterior na próxima semana] reuniu os ministros para definir estratégias a fim de combater a fome no Brasil.

b) Os integrantes da comissão [que se mostrarem contrários ao que foi decidido] devem ser substituídos.

c) O candidato [que não concordar com a divulgação das pesquisas de opinião] poderá entrar com processo na justiça.

d) O funcionário público [que for contratado depois da alteração da lei da aposentadoria] não terá mais salário integral quando se aposentar.

e) O eleitor [que se sentir ultrajado pelas campanhas eleitorais] poderá dar uma resposta a esses abusos nas urnas.

4- (USF-SP.) Os períodos apresentam diferenças de pontuação. Indique a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.

a) A menina chorando de emoção, recebeu, o presente das mãos do padrinho.
b) A menina, chorando de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
c) A menina, chorando de emoção recebeu o presente das mãos, do padrinho.
d) A menina chorando, de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
e) A menina, chorando de emoção, recebeu o presente das mãos do padrinho.

5- (Cefet-PR.) Assinale o item em que o texto está corretamente pontuado.

a) Não nego, que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
b) Não nego que ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
c) Não nego que, ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
d) Não nego que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
e) Não nego que, ao avistar a cidade natal, tive uma sensação nova.

6- (UPM-SP.) Os trechos a seguir tiveram sinais de pontuação suprimidos e alterados. Aponte aquele cuja pontuação permaneceu gramaticalmente correta.

a) A ideia do ministro extraordinário dos esportes, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé de colocar na cadeia “os meninos” que participam de brigas entre torcidas organizadas é para ficar no jargão esportivo, uma “bola fora”.

b) Parece que, o Pelé do milésimo gol, que pedia escola para “esses meninos”, também era bem mais sábio do que o que hoje lhes propõe “cadeia”.

c) Os otimistas olham e dizem: Ah, está meio cheio. Mas os pessimistas, veem o mesmo copo, a mesma quantidade de água e acham que está meio vazio.

d) A pesquisa, descrita na edição de hoje da revista científica britânica Nature, é mais um dado na busca pelos cientistas de compreender os mecanismos moleculares da embriogênese, ou seja, a formação e o desenvolvimento dos seres vivos.

e) Como os bens públicos não podem ser penhorados os precatórios entram em ordem cronológica no orçamento do governo.

7- (Fesb-SP.) Assinale a alternativa correspondente ao período de pontuação correta.

a) Na espessura do bosque, estava o leito da irara ausente.
b) Na espessura, do bosque; estava o leito, da irara ausente.
c) Na espessura do bosque; estava o leito, da irara, ausente.
d) Na espessura, do bosque estava o leito da irara ausente.
e) Na espessura, do bosque estava, o leito da irara ausente.

-----------------------------------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"



-------------------------------------------------------




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário