“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”
Vamos Treinar?
-------------------------------
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
1- Qual é o sinal de pontuação que falta para que a frase a seguir seja imperativa? Depois de responder, reescreva a frase com a pontuação adequada.
"Estude"
_______________________________________
2- Preste bastante atenção quando ler o caso abaixo:
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim:
“- Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.”
Morreu antes de fazer a pontuação.
A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes. Reescreva o excerto acima e pontue, de maneira coerente, de acordo com a visão de cada envolvido.
a) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
________________________________________
b) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
________________________________________
c) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa para a sardinha dele:
________________________________________
d) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
_______________________________________
Moral da história:
"A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras.
Damos o sentido à vida conforme os nossos interesses (pontuação).
E isso faz toda a diferença..."
3- (Ufpr) Assinale a alternativa em que a oração entre colchetes deve ser necessariamente separada por vírgulas.
a) O presidente da República [que parte para mais uma viagem ao exterior na próxima semana] reuniu os ministros para definir estratégias a fim de combater a fome no Brasil.
b) Os integrantes da comissão [que se mostrarem contrários ao que foi decidido] devem ser substituídos.
c) O candidato [que não concordar com a divulgação das pesquisas de opinião] poderá entrar com processo na justiça.
d) O funcionário público [que for contratado depois da alteração da lei da aposentadoria] não terá mais salário integral quando se aposentar.
e) O eleitor [que se sentir ultrajado pelas campanhas eleitorais] poderá dar uma resposta a esses abusos nas urnas.
4- (USF-SP.) Os períodos apresentam diferenças de pontuação. Indique a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.
a) A menina chorando de emoção, recebeu, o presente das mãos do padrinho.
b) A menina, chorando de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
c) A menina, chorando de emoção recebeu o presente das mãos, do padrinho.
d) A menina chorando, de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
e) A menina, chorando de emoção, recebeu o presente das mãos do padrinho.
5- (Cefet-PR.) Assinale o item em que o texto está corretamente pontuado.
a) Não nego, que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
b) Não nego que ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
c) Não nego que, ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
d) Não nego que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
e) Não nego que, ao avistar a cidade natal, tive uma sensação nova.
6- (UPM-SP.) Os trechos a seguir tiveram sinais de pontuação suprimidos e alterados. Aponte aquele cuja pontuação permaneceu gramaticalmente correta.
a) A ideia do ministro extraordinário dos esportes, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé de colocar na cadeia “os meninos” que participam de brigas entre torcidas organizadas é para ficar no jargão esportivo, uma “bola fora”.
b) Parece que, o Pelé do milésimo gol, que pedia escola para “esses meninos”, também era bem mais sábio do que o que hoje lhes propõe “cadeia”.
c) Os otimistas olham e dizem: Ah, está meio cheio. Mas os pessimistas, veem o mesmo copo, a mesma quantidade de água e acham que está meio vazio.
d) A pesquisa, descrita na edição de hoje da revista científica britânica Nature, é mais um dado na busca pelos cientistas de compreender os mecanismos moleculares da embriogênese, ou seja, a formação e o desenvolvimento dos seres vivos.
e) Como os bens públicos não podem ser penhorados os precatórios entram em ordem cronológica no orçamento do governo.
7- (Fesb-SP.) Assinale a alternativa correspondente ao período de pontuação correta.
a) Na espessura do bosque, estava o leito da irara ausente.
b) Na espessura, do bosque; estava o leito, da irara ausente.
c) Na espessura do bosque; estava o leito, da irara, ausente.
d) Na espessura, do bosque estava o leito da irara ausente.
e) Na espessura, do bosque estava, o leito da irara ausente.
-----------------------------------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)
“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)
“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16
Nenhum comentário:
Postar um comentário