sexta-feira, 13 de julho de 2018

Exercícios/Testes: Substantivo (2)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
------------------------------
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

1- Leia este trecho da obra Dom Quixote:

"[Dom Quixote] possuía um pangaré que era usado nos serviços do sítio. O animal, apesar de magro e feio, pareceu um belo garanhão aos olhos do fidalgo. Depois de muito pensar, deu-lhe o nome de Rocinante. Esse nome lhe pareceu sonoro e adequado. Se antes havia sido um simples rocim, nada mais justo que agora fosse um Rocinante."

Miguel de Cervantes; adaptação em português de José Angeli. São Paulo: Scipione, 1985, p. 7.

a) Dom Quixote deu o nome de Rocinante a seu pangaré. Qual é a classe de palavras que serve para dar nome a todos os seres que existem?
____________________________

b) Rocinante é um substantivo próprio ou comum? Por quê?
____________________________

c) Que outro substantivo próprio aparece no trecho que você leu? O que se deve observar quanto à grafia dos substantivos próprios?
____________________________

d) Busque no texto dois substantivos comuns e anote-os.
_____________________________

2- O substantivo pertence às classes de palavras variáveis ou invariáveis? Por quê?
____________________________

3- Escreva frases com substantivos derivados destes:

livro - sono - bola - papel - caderno - lápis 
___________________________

4- Faça a análise morfológica Completa (comum/próprio, simples/composto, primitivo/derivado, concreto/abstrato, coletivo, masculino/feminino, singular/plural, variável/invariável) da palavra “coração”.

Ela abriu o coração para a melhor amiga.
_____________________________

5- Reescreva as orações a seguir, passando os substantivos para o masculino / singular. Faça as adaptações necessárias para respeitar a concordância.

a) As mulheres palestinas se transformaram em heroínas.
____________________________

b) As baronesas e as consulesas compareceram à recepção no palácio.
___________________________

c) Aquelas senhoras são verdadeiras cidadãs portuguesas.
__________________________

d) As rés são ateias.
_________________________

6- Reescreva as frases a seguir no feminino / plural.

a) O deputado e o ministro contrataram novo assessor.
__________________________

b) O vilão da novela é o patrão do profeta.
__________________________

c) Chamamos o garçom para ele atender ao prefeito.
__________________________

d) O juiz mandou prender o charlatão.
__________________________

7- Leia o texto:

Maurits Cornelis Escher
Nasceu na Holanda, em 1898. Estudou artes gráficas e dedicou-se aos estudos dos efeitos tridimensionais nos desenhos em papel. Ele adorava Matemática e muitas de suas gravuras partem de figuras geométricas para compor surpreendentes e fascinantes quebra-cabeças. Escher morreu em 1972.

O texto que você leu é uma pequena biografia – história de vida – de um grande artista.

Analise as palavras do texto, conforme se pede:

a) Que substantivo composto aparece no texto?
___________________________

b) Qual é a função da expressão "em papel", no final da segunda frase?
__________________________

---------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------



“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16




Nenhum comentário:

Postar um comentário