“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”
Vamos Treinar?
------------------------------
“Aprender é a única coisa que a
mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
1- Leia este trecho da obra Dom Quixote:
"[Dom Quixote] possuía um pangaré que era usado nos serviços do sítio. O animal, apesar de magro e feio, pareceu um belo garanhão aos olhos do fidalgo. Depois de muito pensar, deu-lhe o nome de Rocinante. Esse nome lhe pareceu sonoro e adequado. Se antes havia sido um simples rocim, nada mais justo que agora fosse um Rocinante."
Miguel de Cervantes; adaptação em português de José Angeli. São Paulo: Scipione, 1985, p. 7.
a) Dom Quixote deu o nome de Rocinante a seu pangaré. Qual é a classe de palavras que serve para dar nome a todos os seres que existem?
____________________________
b) Rocinante é um substantivo próprio ou comum? Por quê?
____________________________
c) Que outro substantivo próprio aparece no trecho que você leu? O que se deve observar quanto à grafia dos substantivos próprios?
____________________________
d) Busque no texto dois substantivos comuns e anote-os.
_____________________________
2- O substantivo pertence às classes de palavras variáveis ou invariáveis? Por quê?
____________________________
3- Escreva frases com substantivos derivados destes:
livro - sono - bola - papel - caderno - lápis
___________________________
4- Faça a análise morfológica Completa (comum/próprio, simples/composto, primitivo/derivado, concreto/abstrato, coletivo, masculino/feminino, singular/plural, variável/invariável) da palavra “coração”.
Ela abriu o coração para a melhor amiga.
_____________________________
5- Reescreva as orações a seguir, passando os substantivos para o masculino / singular. Faça as adaptações necessárias para respeitar a concordância.
a) As mulheres palestinas se transformaram em heroínas.
____________________________
b) As baronesas e as consulesas compareceram à recepção no palácio.
___________________________
c) Aquelas senhoras são verdadeiras cidadãs portuguesas.
__________________________
d) As rés são ateias.
_________________________
6- Reescreva as frases a seguir no feminino / plural.
a) O deputado e o ministro contrataram novo assessor.
__________________________
b) O vilão da novela é o patrão do profeta.
__________________________
c) Chamamos o garçom para ele atender ao prefeito.
__________________________
d) O juiz mandou prender o charlatão.
__________________________
7- Leia o texto:
Maurits Cornelis Escher
Nasceu na Holanda, em 1898. Estudou artes gráficas e dedicou-se aos estudos dos efeitos tridimensionais nos desenhos em papel. Ele adorava Matemática e muitas de suas gravuras partem de figuras geométricas para compor surpreendentes e fascinantes quebra-cabeças. Escher morreu em 1972.
O texto que você leu é uma pequena biografia – história de vida – de um grande artista.
Analise as palavras do texto, conforme se pede:
a) Que substantivo composto aparece no texto?
___________________________
b) Qual é a função da expressão "em papel", no final da segunda frase?
__________________________
---------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)
“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)
“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
Nenhum comentário:
Postar um comentário