"Livros e amigos, poucos e bons."
1- Quem é o protagonista da narrativa? Descreva-o. (1,0)
_____________________________
2- Essa obra foi escrita em que ano? E qual foi o meio de divulgação dela? (1,0)
_____________________________
3- Como o livro Memórias de um Sargento de Milícias foi avaliado por Mário de Andrade? (1,0)
_____________________________
4- Apresente, em poucas linhas, Manuel Antônio de Almeida. (1,0)
_____________________________
5- Quais foram as vantagens e desvantagens da chegada da família real ao Brasil (Rio de Janeiro) em 1808? (1,0)
___________________________
6- “Dezesseis bolos no primeiro dia?”(p. 18) – Qual é o valor semântico que a palavra “bolo” tem nesse trecho? (1,0)
____________________________
7- Qual personagem criava as leis da cidade? (1,0)
____________________________
8- Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS – pode-se afirmar que:
a) é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
b) é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
c) é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
d) é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
e) é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
9- Assinale a opção correta com relação à obra “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida:
a) O livro trata da história de um amor impossível passada no século XIX.
b) A história é contada numa linguagem popular da mesma maneira como foram escritas outras obras da época.
c) O livro trata das peripécias do protagonista, personagem cômico, pobre e sem nobreza de caráter.
d) A história se passa num ambiente rural, tal como a história de O SERTANEJO, de José de Alencar.
e) A história é contada numa linguagem que segue os padrões clássicos da época.
10- A leitura da obra permite concluir que:
a) desasnado, no texto, significa que Leonardo se tornara menos esperto depois de conhecer Luisinha.
b) a paixão de Leonardo por Vidinha tornava-se mais forte do que a lembrança de Luisinha.
c) Leonardo não manifestava nenhum interesse por Vidinha.
d) Vidinha não se interessava por Leonardo pelo fato de ele ser tímido.
e) Vidinha apaixonou-se perdidamente por Leonardo.
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
Abraços do Flávio "Negão"
----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)
“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)
“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16
Nenhum comentário:
Postar um comentário