terça-feira, 3 de outubro de 2017

Exercícios/Testes (5): Compreensão e Interpretação Textual

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------
"Os livros têm o poder de transformar a vida das pessoas e fazê-las viajar através do tempo."
----------------------------------------

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO
Como e por que separar o lixo?

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo)

1- Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?

a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.
b) A reciclagem reduz gasto de energia.
c) A reciclagem gera economia de água.
d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.
e) A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

2- Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem:

a) Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.
b) Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.
c) A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.
d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.
e) As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

3- Leia as três afirmações abaixo:

I – economiza recursos naturais.
II – gera renda para catadores de lixo.
III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.

Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?

a) I, II, III.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) III.

4- O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que:

a) essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.
b) essas palavras possuem sentidos opostos no texto.
c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.
d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.
e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.

------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

Abraços do Prof. Flávio "Negão".

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário