quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Exercícios/Testes (6): Compreensão e Interpretação Textual

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------
"Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar." (Sêneca)
-------------------------------------

Poluição do solo
Assim como existe a poluição do ar, pelos resíduos gasosos e partículas lançados pelas chaminés e escapamentos de veículos, e a poluição da água, pelo lançamento de resíduos líquidos das casas e das indústrias, também existe a poluição do solo. Ela é causada pelo lançamento de resíduos sólidos ao solo, mais uma vez vindos das casas e das fábricas. Resíduos sólidos são o que normalmente costumamos chamar de lixo das cidades.

Uma cidade de 1 milhão de habitantes necessita recolher e transportar cerca de cem caminhões de lixo diariamente! Isso, sem contar o lixo produzido pelas indústrias.

Mas esse ainda não é o maior problema. A grande dificuldade está em onde colocar todo esse lixo.

Em geral, o lixo de uma cidade é enterrado em aterros sanitários, ou é queimado em incineradores, ou transformado em adubo nas fábricas de composto. Só que em muitas cidades nada disso é feito. O lixo é simplesmente jogado em terrenos baldios nos arredores da cidade, onde servem de ambiente à proliferação de moscas, baratas, ratos e urubus! E, como se não bastasse, o lixo, ao decompor-se, produz um líquido chamado chorume, que se infiltra nos solos causando sua intoxicação, podendo torná-los estéreis, além de poluir as águas dos poços e lençóis subterrâneos.

Argel Branco. Ecologia da Cidade. São Paulo: Moderna, 1991.

1- De acordo com o autor do texto, o problema está no fato de que em várias cidades o lixo é:

a) “enterrado em aterros sanitários”.
b) “é queimado em incineradores”.
c) “transformado em adubo nas fábricas de composto”.
d) “jogado em terrenos baldios nos arredores da cidade”.

2- No trecho “[…] causando sua intoxicação, podendo torná-los estéreis […]”, os pronomes sublinhados substituem, considerando-se o contexto:

a) os aterros sanitários
b) os terrenos baldios nos arredores da cidade
c) os solos
d) os poços e lenções subterrâneos

3- Defina as causas das seguintes poluições: 

a) poluição do ar: 
___________________________

b) poluição da água: 
___________________________ 

c) poluição do solo: 
___________________________ 

4- O que são os resíduos sólidos? 
____________________________

5- No segundo parágrafo do texto, o emprego do ponto de exclamação enfatiza o sentimento de:

a) raiva
b) espanto
c) incompreensão
d) medo

6- O texto tem fins:

a) didáticos
b) jornalísticos
c) publicitários
d) científicos

------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"



“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário