segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Exercícios/Testes: Poema

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
--------------------------------------------


Texto 02
Leia o poema de José Paulo Paes para responder às questões de 3 a 5:

PARAÍSO
Se esta rua fosse minha eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar gente,
mas pra criança brincar.
Se esta mata fosse minha eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores, onde é que os pássaros vão morar?
Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.
Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças,
que ele seria um paraíso de bichos,
plantas e crianças.                                                                    Livro: Poemas para brincar

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assinale:
5- A ideia principal do poema é:
(A) asfaltar a rua.
(B) desmatamento florestal.
(C) poluição dos rios.
(D) conservação do meio ambiente.

4- No verso “onde é que os pássaros vão morar?”, a palavra sublinhada indica:
(A) modo.
(B) lugar.
(C) causa.
(D) consequência.

3- No verso “que ele seria um paraíso” a palavra sublinhada refere-se:
(A) ao mundo.
(B) ao paraíso.
(C) ao rio.
(D) ao bicho.
---------------------------------------------

2- Um bom leitor de poemas deve:
a) inventar sentidos para as palavras do texto.
b) observar apenas o que está escrito no texto.
c) expressar seu gosto (ou não) pelo texto por escrito.
d) perceber as ideias que estão por trás das palavras.
e) ser muito doido.

---------------------------------------------------------------------

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO 01

QUASE
Quase falei a verdade não é falar a verdade
Quase brinquei não é brincar
Quase quis não é querer
Quase fiz não é fazer
Quase disse não é dizer
Quase toquei não é tocar
Quase cantei não é cantar
Quase chorei não é chorar
Quase estudei não é estudar
Quase ensinei não é ensinar
Quase ajudei não é ajudar
Quase beijei não é beijar
Quase sorri não é sorrir
Quase amei não é amar
Quase orei não é orar
Quase fui não é ser
Quase li não é ler
Quase pensei não é pensar
Quase perdoei não é perdoar
Quase perguntei não é perguntar
Quase morri não é estar morto!
Quase vivi não é viver
Por isso: VIVA a VIDA!
Saia do Quase!

Eu Quase não escrevi isso
Por isso escrevi!
Você Quase entendeu
Não é entender!
Entendeu?!

Texto extraído: http://flaviodossantosescritor.blogspot.com.br/2012/05/quase.html - Acessado em: 06/2015.


1- Quanto ao gênero textual, tem-se:
a) Descrição
b) Conto
c) Crônica
d) Poema
e) Narração

---------------------------------------------------------------------



"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz." (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

Nenhum comentário:

Postar um comentário