terça-feira, 25 de agosto de 2015

Exercícios/Testes (Regras de Acentuação): Paroxítona

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------


13- (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção cujos vocábulos estão relacionados segundo a mesma norma de acentuação gráfica: 
a) delírio, persistência, mistério 
b) paraíso, miúdo, flexível 
c) irresistível, mágico, afrodisíaco 
d) só, cipó, instantâneo 
e) açúcar, artérias, cantárida


12- (Besc) Assinale a alternativa em que a palavra não siga a mesma regra de acentuação que “óbvio”: 
a) necessário 
b) juízes 
c) início 
d) cenário 
e) monetário


11- (Besc) Assinale a alternativa em que o termo não siga regra de acentuação idêntica à de “famílias”:
a) persistência
b) período
c) inadimplência
d) contínuas
e) inevitáveis


10- (UNIFESP-SP) Indique a alternativa em que todas as palavras são acentuadas graficamente, segundo a mesma regra.
a) estômago, colégio,fábrica, lâmpada, inflexível.
b) Virgílio, fúria, carícias, matéria, colégio.
c) trópicos, lábios, fúria, máquinas, colégio.
d) sério, cérebro, Virgílio, sábio, lógico.
e) Ésquilo, carícia, Virgílio, átomos, êmbolo.



9- (UNIFOR-CE) Por que se escrevem diários?

A série em que a acentuação de todas as palavras obedece à mesma regra da palavra sublinhada na frase acima é:

a) importância - ingênua - escritório.
b) públicos - ninguém - literárias.
c) políticos - frequência - caráter.
d) íntima - destruí - contrários.
e) histórico - justificá-los - páginas.


8- (ITA-SP) Assinale a sequência de palavras acentuadas pela mesma regra gramatical:
a) cenário, circunstância, hífen, águia.
b) está, já, café, jacá.
c) eletrônica, gênero, bônus, ônibus.
d) cenário, águia, referência, séria.
e) referência, pára, líder, série.


7- (MACK-SP) Assinale a alternativa que contém vocábulos que obedecem à mesma regra de acentuação da palavra tênue.
a) agrônomo, índex, fóssil, díspar
b) boêmia, herói, amáveis, imundície
c) amêndoa, mágoas, supérfluo, bilíngue
d) míope, irmã, médiuns, volúvel
e) argênteo, viúvo, baía, esferóide


6- (UNIP-SP) Têm a mesma classificação quanto ao acento tônico as palavras:
a) acaricia, próximo, insônia, mamão.
b) fiquei, Bósforo, jiló, par.
c) pescaria, burburinho, companhia.
d) trôpego, panela, tamborete.


5- (Inca) Grécia é a palavra que leva acento gráfico pelo mesmo motivo de uma outra palavra a seguir, qual?
a) oráculo
b) morrerás
c) ambíguas
d) intérpretes
e) português


4- (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
a) terás / límpida
b) necessário / verás
c) dá-lhes / necessário
d) incêndio / também
e) extraordinário / incêndio


3- (FMIT-MG) Os dois vocábulos de cada item devem ser acentuados graficamente, exceto:
a) herbivoro – ridiculo
b) logaritmo – urubu
c) miudo – sacrificio
d) carnauba – germen
e) Biblia – hieróglifo


2- (PUC-SP) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado:
a) hífen
b) ítem
c) ítens
d) rítmo
e) n.d.a

--------------------------------------------------------------------------



Texto 3

Tudo depende só de mim

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo... ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro... ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre a saúde... ou dar graças a Deus por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que queria... ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter de ir trabalhar... ou agradecer por ter um trabalho. Posso sentir tédio com as tarefas da casa... ou agradecer por ter um teto para morar. Posso lamentar decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
“Tudo depende só de mim!”

(Charles Chaplin)


1- Justifique o acento da palavra grifada na linha 7.

____________________________________________________________

----------------------------------



"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz." (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

Nenhum comentário:

Postar um comentário