terça-feira, 25 de agosto de 2015

Exercícios/Testes (Regras de Acentuação): Hiato

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
-------------------------------

A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes. (Oscar Wilde)

1- (FEI-SP) Assinale a alternativa em que todos os hiatos não precisam ser acentuados.

a) balaústre – saúde – viúvo – baú
b) juízes – jesuíta – ateísmo
c) paúl – atraír – raínha – raíz – juíz
d) baía – contribuír – saída – juízo
e) faísca – baínha – caída – ataúde

2- (F.C. Chagas-PR) A acentuação do vocábulo país é justificada:

a) porque é paroxítono terminado em ditongo.
b) é acentuado para distinguir-se de “pais”.
c) apresenta “i” tônico que não forma ditongo com a vogal anterior.
d) apresenta acento agudo por ser oxítona.
e) ditongo decrescente no final do vocábulo.

3- (FGV-SP) Os hiatos das duas formas verbais devem ser acentuados apenas na alternativa:

a) refluir, intuindo
b) construindo, destruído
c) caída, saíste
d) instruído, intuito
e) refluira, destruindo

4- (UFPI-PI) O topônimo Itajaí recebe acento agudo, porque se deve acentuar:

a) palavra oxítona terminada em "i".
b) trissílabo terminado em ditongo crescente.
c) "i" tônico que forma hiato com vogal anterior.
d) trissílabo terminado em ditongo decrescente.
e) palavra oxítona terminada em ditongos crescentes.

----------------------------------------------------------------

Texto para a questão 01


Tudo depende só de mim
Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo... ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro... ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre a saúde... ou dar graças a Deus por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que queria... ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter de ir trabalhar... ou agradecer por ter um trabalho. Posso sentir tédio com as tarefas da casa... ou agradecer por ter um teto para morar. Posso lamentar decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
“Tudo depende só de mim!” (Charles Chaplin)

5- As palavras acentuadas nas linhas 5 e 10, escritas no texto acima, foram acentuadas por quê?
____________________________

-------------------------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"


-------------------------------------------------------




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário