sábado, 12 de maio de 2012

A Importância do Ato de Ler


Tudo começa com um simples (embora para alguns, penoso) ato: ler. Muito se tem discutido sobre literatura, a importância de se ler constantemente, de onde tirar estímulo para ler; vários estudiosos/críticos da área vêm dando suas contribuições acerca desses questionamentos.
Ninguém aprende a ler, interpretar e a recriar leituras por osmose. A pessoa tem de ser estimulada desde cedo, começando em casa com leituras (rodas) feitas em família e complementadas na escola sob a orientação de professores capacitados, envolvidos e motivados.
Deve-se aprender a ler com os nossos melhores escritores. Nossa literatura é vasta, riquíssima; que se bem explorada, estimulada, orientada, nos despertará para os encantos das letras, do que está por detrás do discurso do autor.
Por que muitos dizem não gostar de ler? Porque nunca tiveram a experiência de saborear uma boa leitura, não aprenderam a desfrutar desse ato.
Alguns teóricos divergem sobre o que estimular primeiro no leitor, se é a interpretação do que o autor pretendia dizer ou se fazê-lo recriar o texto que acabara de ler, para, depois, conjecturar sobre as intenções do escritor.
Contudo, eles são unânimes em dizer que ler é imprescindível e que o leitor, por mais ingênuo que seja, não é mais o mesmo ao término da leitura de uma boa obra. A visão de mundo e o próprio leitor mudam; atingindo, assim, o objetivo da leitura.

Dissertação produzida no Curso de Pós-graduação
Disciplina: Metodologia do Ensino de Literatura
Flávio B. S. dos Santos
Santos-SP. - 03/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário