segunda-feira, 14 de maio de 2012

DISCURSO PUBLICITÁRIO


            Há uma linha teórica que diz que Propaganda e Publicidade são as mesmas coisas. Enquanto outros afirmam que Propaganda é quando se propaga uma ideia e Publicidade é quando se anuncia um produto.
Também há uma diferença entre o Circuito do Fazer e o Circuito do Dizer. Dentro do Circuito do Fazer tem-se o Eu Comunicante (aquele que comunica) > Produto > e o Consumidor Eventual (público). Nessa fase o Anunciante faz com que o público creia que necessita do produto. Já no Circuito do Dizer o publicista comunica a marca a um consumidor real (Tu; = Tu Interpretante). Nessa fase o Anunciante faz com que o consumidor creia na necessidade de comprar só aquela marca.
Quanto à tendência social, percebe-se o quanto as empresas têm trabalhado para que o consumidor seja fiel à marca (force de clocher); e outras empresas para fazer com que o consumidor fiel da marca A, migre e seja fiel à marca B (force d’expansion).
Para fazer com que o consumidor compre os anunciantes usam da Organização Narrativa e Argumentativa, isto é, todas as Propagandas são maravilhosas, tudo é perfeito.
O jogo da persuasão é tão forte que o consumidor faz de tudo para adquirir o produto, crê que não viveria sem. Não obstante, após a compra, geralmente, chega-se à conclusão de que não era necessário ter aquele produto, vindo, assim, em alguns casos, as frustações e as dívidas.
Com a efetivação da venda, a empresa anunciante atingiu o objetivo, que não é mencionado abertamente por causa do contrato de fala (o interesse em lucrar). Eu seduzo o meu consumidor com o sério (racional) mesclado com maravilhoso (sonho) que resultará no meu bem-estar (lucros e mais lucros).


Dissertação produzida no Curso de Pós-graduação
Disciplina: Análise do Discurso
Flávio B. S. dos Santos
                                                                                                                             Santos-SP. – 10/2011

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