domingo, 18 de abril de 2021

Acróstico para o Dia da Vovó - Por Rayssa de O. D. [3.ª Série - Escola Celestin Freinet]

FANTÁSTICA

EDUCADA

LEAL

IMPORTANTE

ZELOSA

HUMILDE

       ​ÚNICA

    ​CORAJOSA

VERDADEIRA

                 APAIXONANTE

 

           AMÁVEL            

     CARINHOSA              

                DIVERTIDA

       BOND(Ó)SA   

 

          MARAVILHOSA

        ESPETACULAR

        FORTE

          INTELIGENTE

        SIMP(Á)TICA

 

QUERIDA

           ENCANTADORA

 

    GENTIL

       VALIOSA

     AFETUOSA

              RESPONSÁVEL

         DEDICADA

AMIGÁVEL

           ESPECIAL 

TE AMO!       


*Identificação do Texto

           O acróstico é um gênero textual com característica predominantemente descritiva. 

           De acordo com Ferreira (2010, p.15), Acróstico significa "composição poética em que as letras iniciais dos versos formam, lidas verticalmente, palavra(s) ou frase". 

           Texto produzido nas aulas de Redação, na Escola Celestin Freinet, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos. 

 

*Objetivos Desta Produção Textual

           1. Conhecer o gênero textual Acróstico;

           2. Estimular o interesse por este gênero textual;

           3. Estudar suas características;

           4. Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;

           5. Compreender/Interpretar textos de diversos gêneros;

           6. Identificar e caracterizar a tipologia descritiva;

           7. Desenvolver habilidades de escrita;

           8. Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento. 


FONTE

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Dicionário Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8.ed. Curitiba Positivo, 2010. 


Projeto "Pequenos Escritores, Grandes Poetas"

Autora/Escritora: Rayssa de O. D.

3.ª Série

Matéria: Técnica de Redação

Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos

Praia Grande-SP.

03/2021


“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

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Simples Assim

"Quem não é visto, não é lembrado!"

(João Guimarães Rosa)

sexta-feira, 16 de abril de 2021

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Autorretrato da Lud - Por Ludmylla O. F. [2.ª Série - Colégio Batista da Primeira]

 Autorretrato da Lud 


O nome dela é Ludmylla

Mas todos a chamam de Lud (seu apelido)

Não gosta que a chamem pelo seu nome.

 

Sua cor preferida é o preto

Mas também ama o vermelho

Tem a estatura média, pele morena

E os cabelos escuros.

 

Tem um gênio forte

Mas é bem sensível também

É Indecisa na maioria das vezes

E detesta que a desapontem.

 

Ama ajudar os outros quando precisam

Principalmente a quem ama.

E gosta de dar bons conselhos.

 

É muito simpática e amigável

Às vezes, um pouco introvertida

(mas está trabalhando nisso)

Ela é sincera

E leal as suas amizades.

 

Dizem que é doidinha e engraçada

E que também é brava e estressada

Mas é uma ótima menina.

Aquela em quem se pode confiar.

 

Ela é dedicada e esforçada

Determinada para o que quer

E de forma realista

Acredita na esperança.

 

Ela é assim

Doce e meiga

E tem um jeito que é só seu

O Importante é que ela é feliz.

 

------------------------------

*Identificação do Texto

O autorretrato é um gênero textual com característica predominantemente descritiva.

De acordo com Larousse (2009, p. 78), Autorretrato significa “retrato de uma pessoa feito por ela mesma”.

Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Colégio Batista da Primeira, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio. B. S. dos Santos.

 

*Objetivos Desta Produção Textual

1-    Conhecer o gênero textual Autorretrato;

2-   Estimular o interesse por esta modalidade Textual;

3-    Estudar suas características;

4-    Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros Textuais;

5-    Compreender/ Interpretar textos de diversos gêneros;

6-    Identificar e caracterizar a tipologia descritiva;

7-    Desenvolver habilidades de escrita;

8-    Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.

 

FONTE

CARVALHO, Laiz Barbosa de. Minidicionário Larousse da Língua Portuguesa. 3.ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

 

Projeto "Pequenos Escritores, Grandes Poetas"

Autora/Escritora: Ludmylla O. F.

2.ª Série

Matéria: Técnica de Redação

Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos

São Vicente-SP.

24/03/2021


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terça-feira, 13 de abril de 2021

Desvios Linguísticos Encontrados em Redação (Os mais recorrentes)

Elaboração da Lista: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos (2010)

1) Não fez o Rascunho / Rascunho Incompleto – ( );

2) Letra (Faça caligrafia e pratique a escrita.) – ( );

3) Grafa-se com letra inicial maiúscula: nome próprio / início de frase – ( );

4) Ortografia (desenvolva o hábito de leitura) – ( );

5) Pontuação – ( );

6) Acentuação – ( );

7) Sinais Gráficos (Indicador Nasal; Apóstrofo; Hífen e Cedilha): Desenhá-los corretamente – ( );

8) Cadê o título? – ( );

9) Centralizar o título – ( );

10) Título não é TEMA e TEMA não é Título – ( );

11) Pular uma linha do título para o texto – ( );

12) Não se coloca pontuação final em título, exceto o ponto de interrogação quando for o caso – ( );

13) Organização do texto na folha (Estética Textual) – ( );

14) Escrever até o limite da linha, isto é, não parar antes, tampouco ultrapassá-la – ( );

15) Escrever sobre a linha – ( );

16) Excesso de espaçamento entre as palavras – ( );

17) Excesso de espaçamento entre as letras – ( );

18) Falta de espaçamento entre as palavras – ( );

19) Quando não for parágrafo, começar escrevendo rente à margem esquerda – ( );

20) Cadê os parágrafos? – ( );

21) Parágrafo (2 a 3 cm) – ( );

22) Parágrafo longo (Você se perde no desenvolvimento textual.) – ( );

23) Parágrafos em zig-zag. O primeiro parágrafo será a referência para os demais, portanto, mantenha o “prumo” até o final da redação. – ( );

24) Repetição de palavras e/ou de ideias (Use palavras e/ou expressões sinônimas.) – ( );

25) Trecho(s) faltando palavra(s) – ( );

26) Separação Silábica – ( );

27) Rasura (Por isso que se faz o Rascunho) – ( );

28) Emprego do Hífen – ( );

29) Coesão (Falta de Elementos de Coesão: Anáfora e/ou Catáfora) – ( );

30) Coerência – ( );

31) Concordância Verbal e/ou Concordância Nominal – ( );

32) Colocação Pronominal (Próclise – Mesóclise – Ênclise) – ( );

33) Equivalência Pronominal – ( );

34) Equivalência Verbal – ( );

35) Trecho confuso – ( );

36) Uso de linguagem informal/coloquial (Inadequado para este tipo de texto.) – ( );

37) Redigiu o texto como se estivesse conversando ( );

38) Identificação do Texto: faltam ajustes – ( );

39) Objetivos do Texto: faltam ajustes – ( );

40) FONTE: faltam ajustes – ( );

41) Mínimo de vinte linhas e máximo de trinta – ( );

42) Falta de atenção (ainda) em alguns trechos elementares – ( );

43) _________________________________________________

44) _________________________________________________

*Reescrever o texto no caderno corrigindo os desvios linguísticos;

*Outras orientações dadas em classe.


sexta-feira, 9 de abril de 2021

Solidão (Haicai/Haikai) - Por Pedro Henrique de A. S. [1.ª Série - Colégio Batista da Primeira]


Solidão

 

Sigo isolado

A solidão me atinge

Quando isso vai acabar?

 

*Identificação Textual

O Haicai é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.

De acordo com Aurélio (2008, p. 447), Haicai significa “poema japonês constituído de três versos”.

Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no colégio Batista da Primeira, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

 

*Objetivos Desta Produção Textual

1- Conhecer o gênero textual Haicai;

2- Estimular o interesse por esta modalidade textual;

3- Estudar suas características;

4- Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;

5- Compreender/Interpretar textos de diversos gêneros;

6- Identificar e caracterizar a tipologia narrativa;

7- Desenvolver habilidades de escrita;

8- Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.

 

FONTE

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 7.ed. Curitiba: Positivo, 2008.

 

Autor/Escritor: Pedro Henrique de A. S.

1.ª Série

Colégio Batista da Primeira

Matéria: Técnica de Redação

Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos

São Vicente-SP.

24/02/2021


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(João Guimarães Rosa)

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Gêneros Textuais (Minipesquisa - 1)

Bula (1)

*Identificação do Gênero Textual

A bula é um gênero textual com característica predominantemente injuntiva.

            Segundo Houaiss (2015, p. ?), Bula significa “...”.

           

Verbete (2)

*Identificação do Gênero Textual

O verbete é um gênero textual com característica predominantemente descritiva.

            Conforme Houaiss (2015, p. ?), Verbete significa “...”.

 

Protocolo (3)

*Identificação do Gênero Textual

O protocolo é um gênero textual com característica predominantemente injuntiva.

            Em consonância com Houaiss (2015, p. ?), Protocolo significa “...”.

 

Calendário (4)

*Identificação do Gênero Textual

O calendário é um gênero textual com característica predominantemente injuntiva.

            Como diz Houaiss (2015, p. ?), Calendário significa “...”.

 

Boletim (5-PD); Testamento (6-PI); Cartaz (7- MCID); Biografia (8- PD); Certidão (9- PD); Cardápio (10- I); Convite (11- PD); Boleto (12- PI); Formulário (13- PD); Edital (14- PI); Planejamento (15- PI); Documento (16- PD); Manual de Instrução (17- PI); Anuário (18- PI); Cartão (19- PD);

 

Rótulo (20)

*Identificação do Gênero Textual

O rótulo é um gênero textual que mescla características injuntiva e descritiva.

            De acordo com Houaiss (2015, p. ?), Rótulo significa “...”.

            Minipesquisa 1 feita nas aulas de Técnica de Redação, na FBS Comunicação (PIBPG), sob a orientação do prof. esp. Flávio B. S. dos Santos.

 

 

FONTE

HOUAISS, Antônio. Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

 

Legenda:

- I: injuntiva/instrutiva.

- PI: predominantemente injuntiva.

- D: descritiva.

- PD: predominantemente descritiva.

- N: narrativa.

- PN: predominantemente narrativa.

- DIS: dissertativa.

- PDIS: predominantemente dissertativa.

- MCID: mescla características injuntiva e descritiva.

- MCDN: mescla características descritiva e narrativa.


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"Quem não é visto, não é lembrado!"
(João Guimarães Rosa)

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Aprenda - Por Everson Souza Pereira (Momento Leitura e Reflexão)

Aprenda a crescer diante da diminuição,
Aprenda a olhar o céu mesmo estando lá no chão.

Aprenda a ganhar diante das perdas,
Aprenda a se alegrar mesmo diante das tristezas.

Aprenda a sarar diante das feridas,
Aprenda a chegar mesmo cansado nas corridas.

Aprenda a estar em paz diante da guerra
E aprenda a enxergar o céu, mesmo ainda vivendo na terra.

Autor: Pr. Everson Souza Pereira
Praia Grande-SP. - 21/09/2020



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sábado, 27 de março de 2021

PORTUGUÊS NÃO É PARA AMADOR (Momento Leitura e Reflexão)

Um poeta escreveu: "Entre doidos e doídos, prefiro não acentuar".

Às vezes, não acentuar parece mesmo a solução.
Eu, por exemplo, prefiro a carne ao carnê.
Assim como, obviamente, prefiro o coco ao cocô.
No entanto, nem sempre a ausência do acento é favorável...
Pense no cágado, por exemplo, o ser vivo mais afetado quando alguém pensa que o acento é mera decoração.
E há outros casos, claro!
Eu não me medico, eu vou ao médico.
Quem baba não é a babá.
Você precisa ir à secretaria para falar com a secretária.
Será que a romã é de Roma?
Seus pais vêm do mesmo país?
A diferença na palavra é um acento; assento não tem acento. Assento é embaixo, acento é em cima.
Embaixo é junto e em cima separado.
Seria maio o mês mais apropriado para colocar um maiô?
Quem sabe mais entre a sábia e o sabiá?
O que tem a pele do Pelé?
O que há em comum entre o camelo e o camelô?
O que será que a fábrica fabrica?
E tudo que se musica vira música?
Será melhor lidar com as adversidades da conjunção ”mas” ou com as más pessoas?
Será que tudo que eu valido se torna válido?
E entre o amem e o amém, que tal os dois?
Na sexta comprei uma cesta logo após a sesta.
É a primeira vez que tu não o vês.
Vão tachar de ladrão se taxar muito alto a taxa da tacha.
Asso um cervo na panela de aço que será servido pelo servo.
Vão cassar o direito de casar de dois pais no meu país.
Por tanto nevoeiro, portanto, a cerração impediu a serração.
Para começar o concerto tiveram de fazer um conserto.
Ao empossar, permitiu-se à esposa empoçar o palanque de lágrimas.
Uma mulher vivida é sempre mais vívida, profetiza a profetisa.
Calça, você bota; bota, você calça.
Oxítona é proparoxítona.
Na dúvida, com um pouquinho de contexto, garanto que o público entenda aquilo que publico.
E paro por aqui, pois esta lista já está longa.
Realmente, português não é para amador!
Se você foi capaz de ENTENDER TUDO, parabéns!! Seu português está muito bom.

Roberta Lucas

terça-feira, 9 de março de 2021

Professores Empoderados Educam Melhor - Por Leo Fraiman (Momento Leitura e Reflexão)

Em um mundo cada vez mais complexo, desafiador e competitivo, o aprendizado das mais diversas linguagens, em especial o domínio da língua inglesa, pode fazer toda a diferença. Muito da nossa felicidade, da nossa prosperidade, dependerá da habilidade de nos conectarmos com os outros. Nesse sentido, saber falar, saber ouvir, saber aprender e reaprender em português e em inglês pode ser um grande diferencial que ajuda vidas a alcançarem a melhor versão de si mesmas.

Estive hoje em um evento incrível da International School no Teatro Bradesco em que me senti muito bem tratado e honrado em trazer uma chama de esperança no elemento humano dentro da sala de aula, da sala de casa e da sala da direção. Foi uma conversa com gestores sobre o componente mais importante de toda escola: os professores.

Acredito que quando eles se sentem tratados como gente, humanizados, inspirados, acolhidos e bem motivados, toda a escola irradia uma luz diferente. Uma luz da diversidade, da humanidade, da afetividade, da cumplicidade, que se reflete num melhor rendimento e melhor andamento escolar.

Trabalhamos a percepção de que o líder é o grande responsável pelo clima de sua instituição. E, segundo muitos estudos, um clima feliz se traduz em resultados consistentes.

Professores humanizados e empoderados educam melhor.


Leo Fraiman