Elaboração da Lista: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos (2010)
1) Não fez o Rascunho / Rascunho Incompleto – ( );
2) Letra (Faça caligrafia e pratique a escrita.) – ( );
3) Grafa-se com letra inicial maiúscula: nome próprio / início de frase – ( );
4) Ortografia (desenvolva o hábito de leitura) – ( );
5) Pontuação – ( );
6) Acentuação – ( );
7) Sinais Gráficos (Indicador Nasal; Apóstrofo; Hífen e Cedilha): Desenhá-los corretamente – ( );
8) Cadê o título? – ( );
9) Centralizar o título – ( );
10) Título não é TEMA e TEMA não é Título – ( );
11) Pular uma linha do título para o texto – ( );
12) Não se coloca pontuação final em título, exceto o ponto de interrogação quando for o caso – ( );
13) Organização do texto na folha (Estética Textual) – ( );
14) Escrever até o limite da linha, isto é, não parar antes, tampouco ultrapassá-la – ( );
15) Escrever sobre a linha – ( );
16) Excesso de espaçamento entre as palavras – ( );
17) Excesso de espaçamento entre as letras – ( );
18) Falta de espaçamento entre as palavras – ( );
19) Quando não for parágrafo, começar escrevendo rente à margem esquerda – ( );
20) Cadê os parágrafos? – ( );
21) Parágrafo (2 a 3 cm) – ( );
22) Parágrafo longo (Você se perde no desenvolvimento textual.) – ( );
23) Parágrafos em zig-zag. O primeiro parágrafo será a referência para os demais, portanto, mantenha o “prumo” até o final da redação. – ( );
24) Repetição de palavras e/ou de ideias (Use palavras e/ou expressões sinônimas.) – ( );
25) Trecho(s) faltando palavra(s) – ( );
26) Separação Silábica – ( );
27) Rasura (Por isso que se faz o Rascunho) – ( );
28) Emprego do Hífen – ( );
29) Coesão (Falta de Elementos de Coesão: Anáfora e/ou Catáfora) – ( );
30) Coerência – ( );
31) Concordância Verbal e/ou Concordância Nominal – ( );
32) Colocação Pronominal (Próclise – Mesóclise – Ênclise) – ( );
33) Equivalência Pronominal – ( );
34) Equivalência Verbal – ( );
35) Trecho confuso – ( );
36) Uso de linguagem informal/coloquial (Inadequado para este tipo de texto.) – ( );
37) Redigiu o texto como se estivesse conversando ( );
38) Identificação do Texto: faltam ajustes – ( );
39) Objetivos do Texto: faltam ajustes – ( );
40) FONTE: faltam ajustes – ( );
41) Mínimo de vinte linhas e máximo de trinta – ( );
42) Falta de atenção (ainda) em alguns trechos elementares – ( );
43) _________________________________________________
44) _________________________________________________
*Reescrever o texto no caderno corrigindo os desvios linguísticos;
*Outras orientações dadas em classe.
2) Letra (Faça caligrafia e pratique a escrita.) – ( );
3) Grafa-se com letra inicial maiúscula: nome próprio / início de frase – ( );
4) Ortografia (desenvolva o hábito de leitura) – ( );
5) Pontuação – ( );
6) Acentuação – ( );
7) Sinais Gráficos (Indicador Nasal; Apóstrofo; Hífen e Cedilha): Desenhá-los corretamente – ( );
8) Cadê o título? – ( );
9) Centralizar o título – ( );
10) Título não é TEMA e TEMA não é Título – ( );
11) Pular uma linha do título para o texto – ( );
12) Não se coloca pontuação final em título, exceto o ponto de interrogação quando for o caso – ( );
13) Organização do texto na folha (Estética Textual) – ( );
14) Escrever até o limite da linha, isto é, não parar antes, tampouco ultrapassá-la – ( );
15) Escrever sobre a linha – ( );
16) Excesso de espaçamento entre as palavras – ( );
17) Excesso de espaçamento entre as letras – ( );
18) Falta de espaçamento entre as palavras – ( );
19) Quando não for parágrafo, começar escrevendo rente à margem esquerda – ( );
20) Cadê os parágrafos? – ( );
21) Parágrafo (2 a 3 cm) – ( );
22) Parágrafo longo (Você se perde no desenvolvimento textual.) – ( );
23) Parágrafos em zig-zag. O primeiro parágrafo será a referência para os demais, portanto, mantenha o “prumo” até o final da redação. – ( );
24) Repetição de palavras e/ou de ideias (Use palavras e/ou expressões sinônimas.) – ( );
25) Trecho(s) faltando palavra(s) – ( );
26) Separação Silábica – ( );
27) Rasura (Por isso que se faz o Rascunho) – ( );
28) Emprego do Hífen – ( );
29) Coesão (Falta de Elementos de Coesão: Anáfora e/ou Catáfora) – ( );
30) Coerência – ( );
31) Concordância Verbal e/ou Concordância Nominal – ( );
32) Colocação Pronominal (Próclise – Mesóclise – Ênclise) – ( );
33) Equivalência Pronominal – ( );
34) Equivalência Verbal – ( );
35) Trecho confuso – ( );
36) Uso de linguagem informal/coloquial (Inadequado para este tipo de texto.) – ( );
37) Redigiu o texto como se estivesse conversando ( );
38) Identificação do Texto: faltam ajustes – ( );
39) Objetivos do Texto: faltam ajustes – ( );
40) FONTE: faltam ajustes – ( );
41) Mínimo de vinte linhas e máximo de trinta – ( );
42) Falta de atenção (ainda) em alguns trechos elementares – ( );
43) _________________________________________________
44) _________________________________________________
*Reescrever o texto no caderno corrigindo os desvios linguísticos;
*Outras orientações dadas em classe.
Apoio
Acesse:
Simples Assim
(João Guimarães Rosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário