terça-feira, 13 de abril de 2021

Desvios Linguísticos Encontrados em Redação (Os mais recorrentes)

Elaboração da Lista: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos (2010)

1) Não fez o Rascunho / Rascunho Incompleto – ( );

2) Letra (Faça caligrafia e pratique a escrita.) – ( );

3) Grafa-se com letra inicial maiúscula: nome próprio / início de frase – ( );

4) Ortografia (desenvolva o hábito de leitura) – ( );

5) Pontuação – ( );

6) Acentuação – ( );

7) Sinais Gráficos (Indicador Nasal; Apóstrofo; Hífen e Cedilha): Desenhá-los corretamente – ( );

8) Cadê o título? – ( );

9) Centralizar o título – ( );

10) Título não é TEMA e TEMA não é Título – ( );

11) Pular uma linha do título para o texto – ( );

12) Não se coloca pontuação final em título, exceto o ponto de interrogação quando for o caso – ( );

13) Organização do texto na folha (Estética Textual) – ( );

14) Escrever até o limite da linha, isto é, não parar antes, tampouco ultrapassá-la – ( );

15) Escrever sobre a linha – ( );

16) Excesso de espaçamento entre as palavras – ( );

17) Excesso de espaçamento entre as letras – ( );

18) Falta de espaçamento entre as palavras – ( );

19) Quando não for parágrafo, começar escrevendo rente à margem esquerda – ( );

20) Cadê os parágrafos? – ( );

21) Parágrafo (2 a 3 cm) – ( );

22) Parágrafo longo (Você se perde no desenvolvimento textual.) – ( );

23) Parágrafos em zig-zag. O primeiro parágrafo será a referência para os demais, portanto, mantenha o “prumo” até o final da redação. – ( );

24) Repetição de palavras e/ou de ideias (Use palavras e/ou expressões sinônimas.) – ( );

25) Trecho(s) faltando palavra(s) – ( );

26) Separação Silábica – ( );

27) Rasura (Por isso que se faz o Rascunho) – ( );

28) Emprego do Hífen – ( );

29) Coesão (Falta de Elementos de Coesão: Anáfora e/ou Catáfora) – ( );

30) Coerência – ( );

31) Concordância Verbal e/ou Concordância Nominal – ( );

32) Colocação Pronominal (Próclise – Mesóclise – Ênclise) – ( );

33) Equivalência Pronominal – ( );

34) Equivalência Verbal – ( );

35) Trecho confuso – ( );

36) Uso de linguagem informal/coloquial (Inadequado para este tipo de texto.) – ( );

37) Redigiu o texto como se estivesse conversando ( );

38) Identificação do Texto: faltam ajustes – ( );

39) Objetivos do Texto: faltam ajustes – ( );

40) FONTE: faltam ajustes – ( );

41) Mínimo de vinte linhas e máximo de trinta – ( );

42) Falta de atenção (ainda) em alguns trechos elementares – ( );

43) _________________________________________________

44) _________________________________________________

*Reescrever o texto no caderno corrigindo os desvios linguísticos;

*Outras orientações dadas em classe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário