Quem planta Letras
Colhe boas História!!!
Flávio B. S. dos Santos
Praia Grande-SP.
17/11/2020
Simples Assim
APOIO:
Acesse:
https://www.facebook.com/senhorporcobar/
https://www.instagram.com/senhorporcobar/
Quem planta Letras
Colhe boas História!!!
Flávio B. S. dos Santos
Praia Grande-SP.
17/11/2020
Simples Assim
APOIO:
Acesse:
https://www.facebook.com/senhorporcobar/
https://www.instagram.com/senhorporcobar/
Autorretrato da Lud
O nome dela é Ludmylla
Mas todos a chamam de Lud (seu apelido)
Não gosta que a chamem pelo seu nome.
Sua cor preferida é o preto
Mas também ama o vermelho
Tem a estatura média, pele morena
E os cabelos escuros.
Tem um gênio forte
Mas é bem sensível também
É Indecisa na maioria das vezes
E detesta que a desapontem.
Ama ajudar os outros quando precisam
Principalmente a quem ama.
E gosta de dar bons conselhos.
É muito simpática e amigável
Às vezes, um pouco introvertida
(mas está trabalhando nisso)
Ela é sincera
E leal as suas amizades.
Dizem que é doidinha e engraçada
E que também é brava e estressada
Mas é uma ótima menina.
Aquela em quem se pode confiar.
Ela é dedicada e esforçada
Determinada para o que quer
E de forma realista
Acredita na esperança.
Ela é assim
Doce e meiga
E tem um jeito que é só seu
O Importante é que ela é feliz.
------------------------------
*Identificação do Texto
O autorretrato é um gênero textual com característica
predominantemente descritiva.
De acordo com Larousse (2009, p. 78),
Autorretrato significa “retrato de uma pessoa feito por ela mesma”.
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação,
no Colégio Batista da Primeira, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio. B. S.
dos Santos.
*Objetivos Desta Produção Textual
1- Conhecer o
gênero textual Autorretrato;
2- Estimular o
interesse por esta modalidade Textual;
3-
Estudar suas
características;
4-
Estabelecer
semelhanças e diferenças com outros gêneros Textuais;
5-
Compreender/
Interpretar textos de diversos gêneros;
6-
Identificar e
caracterizar a tipologia descritiva;
7-
Desenvolver
habilidades de escrita;
8-
Aplicar os
conhecimentos gramaticais estudados até este momento.
FONTE
CARVALHO,
Laiz Barbosa de. Minidicionário Larousse da Língua Portuguesa. 3.ed. São Paulo:
Larousse do Brasil, 2009.
Projeto "Pequenos Escritores, Grandes Poetas"
Autora/Escritora: Ludmylla O. F.
2.ª Série
Matéria: Técnica de Redação
Prof.
Esp. Flávio B. S. dos Santos
São Vicente-SP.
24/03/2021
Apoio:
https://www.facebook.com/cbprimeira
https://www.instagram.com/colegiodaprimeira/
Apoio
Simples Assim
Solidão
Sigo
isolado
A
solidão me atinge
Quando
isso vai acabar?
*Identificação
Textual
O
Haicai é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.
De
acordo com Aurélio (2008, p. 447), Haicai significa “poema japonês constituído
de três versos”.
Texto
produzido nas aulas de Técnica de Redação, no colégio Batista da Primeira, sob a orientação
do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.
*Objetivos
Desta Produção Textual
1- Conhecer o gênero
textual Haicai;
2- Estimular o
interesse por esta modalidade textual;
3- Estudar suas
características;
4- Estabelecer
semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;
5- Compreender/Interpretar
textos de diversos gêneros;
6- Identificar e
caracterizar a tipologia narrativa;
7- Desenvolver
habilidades de escrita;
8- Aplicar os
conhecimentos gramaticais estudados até este momento.
FONTE
FERREIRA, Aurélio
Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 7.ed. Curitiba: Positivo, 2008.
Autor/Escritor:
Pedro Henrique de A. S.
1.ª
Série
Colégio
Batista da Primeira
Matéria:
Técnica de Redação
Prof.
Esp. Flávio B. S. dos Santos
São
Vicente-SP.
24/02/2021
Apoio:
https://www.facebook.com/cbprimeira
https://www.instagram.com/colegiodaprimeira/
Bula
(1)
*Identificação
do Gênero Textual
A bula é um gênero textual com
característica predominantemente injuntiva.
Segundo Houaiss (2015, p. ?), Bula
significa “...”.
Verbete
(2)
*Identificação
do Gênero Textual
O verbete é um gênero textual com
característica predominantemente descritiva.
Conforme Houaiss (2015, p. ?),
Verbete significa “...”.
Protocolo
(3)
*Identificação
do Gênero Textual
O protocolo é um gênero textual com
característica predominantemente injuntiva.
Em consonância com Houaiss (2015, p.
?), Protocolo significa “...”.
Calendário
(4)
*Identificação
do Gênero Textual
O calendário é um gênero textual com
característica predominantemente injuntiva.
Como diz Houaiss (2015, p. ?), Calendário significa “...”.
Boletim (5-PD); Testamento (6-PI); Cartaz (7- MCID); Biografia (8- PD);
Certidão (9- PD); Cardápio (10- I); Convite (11- PD); Boleto (12- PI);
Formulário (13- PD); Edital (14- PI); Planejamento (15- PI); Documento (16-
PD); Manual de Instrução (17- PI); Anuário (18- PI); Cartão (19- PD);
Rótulo
(20)
*Identificação
do Gênero Textual
O rótulo é um gênero textual que mescla
características injuntiva e descritiva.
De acordo com Houaiss (2015, p. ?), Rótulo
significa “...”.
Minipesquisa 1 feita nas aulas de
Técnica de Redação, na FBS Comunicação (PIBPG), sob a orientação do prof. esp.
Flávio B. S. dos Santos.
FONTE
HOUAISS,
Antônio. Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1.ed. São Paulo:
Moderna, 2015.
Legenda:
-
I: injuntiva/instrutiva.
-
PI: predominantemente injuntiva.
-
D: descritiva.
-
PD: predominantemente descritiva.
-
N: narrativa.
-
PN: predominantemente narrativa.
-
DIS: dissertativa.
-
PDIS: predominantemente dissertativa.
-
MCID: mescla características injuntiva e descritiva.
-
MCDN: mescla características descritiva e narrativa.
Apoio
Simples Assim
OFICINA DE REDAÇÃO
OFICINA DE REDAÇÃO