segunda-feira, 22 de outubro de 2018

CENTRO EDUCACIONAL VILA VERDE (Mais uma Produção Textual de Aluna: Propaganda) - Por Maria Eduarda B. B. - 9.º ano “A”

Quer aprender? 
Quer estudar? 
Você vai ter de ralar para passar! 

Com professores bem legais 
Que nunca nos deixam para trás 
Aprendemos muito mais! 
Mas aqui não é mole não! 

Para não esquecer 
Vou logo dizer 
O Centro Educacional Vila Verde é o lugar 
Para você aprender! 

Não adianta negar 
Aqui é o lugar 
Lugar para sonhar 
Lugar para conquistar! 

Com uma estrutura de invejar 
Qualquer um que olhar 
Vai se impressionar! 

O Centro Educacional Vila Verde está aqui 
Para ajudar você a chegar onde quiser! 

Agora, para finalizar 
Só mais uma rima quero deixar 
Para um bom futuro alcançar 
Matricule-se já.

--------------------------------------------
Maria Eduarda B. B. - 9.º ano “A”
Praia Grande-SP. - 09/2018 
Centro Educacional Vila Verde 
Técnica de Redação: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos 
-------------------------------------------

*Identificação do Texto: 

A Propaganda é um gênero textual que mescla características descritiva e dissertativa. 
Conforme MICHAELIS (2008, p. 702), Propaganda significa “divulgação de ideias, princípios, fatos, etc. Publicidade”. 
Texto produzido nas Aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos. 
--------------------------------------

*Objetivos Desta Produção Textual: 

1) Conhecer o gênero textual Propaganda; 
2) Estimular o interesse por este gênero textual; 
3) Estudar suas características; 
4) Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais; 
5) Compreender/Interpretar textos; 
6) Identificar e caracterizar as tipologias descritiva e dissertativa; 
7) Desenvolver habilidades de escrita; 
8) Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até o momento.
--------------------------------------

FONTE 
Michaelis: dicionário escolar Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008.


Livros - Por Francis Bacon (Momento Leitura e Reflexão)


domingo, 21 de outubro de 2018

CEVV (Mais uma Produção Textual de Aluna: Propaganda) - Por Camile B. C., 8.º Ano “A”


O Vila Verde é um colégio de Ação
E sem Enrolação!

Se não fazer a Lição
Se não tiver Dedicação
Ficará em Recuperação!

No Vila Verde temos um Evento
Para falar das Nações.
Sempre tem Diversão
E também Excursão.

Venha Conferir!
---------------------------------------------------

Camile B. C., 8.º Ano “A”
Praia Grande-SP. – 14/09/2018
Centro Educacional Vila Verde
Técnica de Redação: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos
----------------------------------------------------

*Identificação do Texto:

A Propaganda é um gênero textual que mescla características descritiva e dissertativa.
Segundo Ferreira, (2010, p. 617), Propaganda significa “propagação de princípios, ideias, produtos, etc".
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.
----------------------------------------------------

*Objetivos Desta Produção Textual:   

1.    Conhecer o gênero textual Propaganda;
2.    Estimular o interesse por este gênero textual;
3.    Estudar suas características;
4.    Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;
5.    Compreender/Interpretar esse tipo de texto;
6.    Identificar e caracterizar as tipologias descritiva e dissertativa;
7.    Desenvolver habilidades de escrita.
8.    Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.
---------------------------------------------------

FONTE
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Dicionário Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8.ed. Curitiba: Positivo, 2010.


quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Depressão (Momento Leitura e Reflexão)

"Depressão é você se sentir inútil."

(Autor Desconhecido)

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - Sexta-feira - ICEPG) • 28/09/2018 (19h às 21h) – Gramática

- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo – 104 e 105;
- Adjetivo (Definição e Classificação);
- Flexão de Gênero do Adjetivo (Uniforme e Biforme);
- Flexão de Número do Adjetivo – pp. 117 a 119.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 05/10.

Deus os abençoe.
Abraços.





“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

A Preguiça (Momento Leitura e Reflexão)

“A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro.”

(Marquês de Maricá)

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Quarta-feira - PIBPG) • 26/09/2018 (19h às 21h) – Gramática

- Análise Morfológica Completa do Numeral;
- Exercícios para fixação de conteúdo (Análise Morfológica);
- Correção (Análise Morfológica).

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 03/10.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Simples Assim: Geração sem Limites (Momento Leitura e Reflexão)


domingo, 14 de outubro de 2018

Centro Educacional Vila Verde (Mais uma Produção Textual de Aluna: Propaganda)


O Vila Verde é legal
Há vários professores sensacionais
Muitos alunos antenados
E equipe pedagógica de primeiríssima qualidade!

O sistema do colégio é difícil
Para aquele que não tem responsabilidade e não quer um ofício!

Aqui as coisas funcionam assim:
Ou você estuda numa boa e se Torna uma “cabeça pensante”
Ou pede para sair e para se tornar apenas “mais um” no mundo!

No Vila Verde
Você não Perde
Você Ganha!

No Vila Verde
Você Sonha!
Realiza!
Faça você mesmo a Pesquisa:
O Vila Verde Incentiva
Eu até me tornei uma Poetiza!

-----------------------------------------------
Sabrina A. S., 9.º Ano “A” 
Praia Grande-SP. – 09/2018 
Centro Educacional Vila Verde 
Técnica de Redação: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos
-----------------------------------------------
*Identificação do Texto:
A Propaganda é um gênero textual que mescla características descritiva e dissertativa.
Segundo o Minidicionário Prático (2010, p. 256), Propaganda significa “ação de propagar princípios ou teorias”.
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.
----------------------------------------------

*Objetivos Desta Produção Textual:
1)    Conhecer o gênero textual Propaganda;
2)    Estimular o interesse por esse gênero textual;
3)    Estudar suas características;
4)    Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;
5)    Compreender/Interpretar textos;
6)    Identificar e caracterizar as tipologias descritiva e dissertativa;
7)    Desenvolver habilidades de escrita;
8)    Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.
-----------------------------------------

FONTE
Minidicionário Prático: língua portuguesa. São Paulo: Editora DCL- Difusão Cultural do Livro, 2010.

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - Sexta-feira - ICEPG) • 21/09/2018 (19h às 21h) – Gramática

- Grau do Substantivo – pp. 97 a 100;
- Exercícios para fixação de conteúdo – pp. 104 a 110;
- Artigo (Definição, Classificação e Emprego) – pp. 111 a 113;
- Análise Morfológica Completa do Artigo;
- Exercícios para fixação de conteúdo;
- Correção dos exercícios anteriores.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 28/09.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Como estão estes países? Eu não quero isso para o meu país! (Momento Leitura e Reflexão)


A culpa é de quem? Dos Caminhoneiros? (Momento Leitura e Reflexão)

Ambulâncias, na maioria dos estados, não circulam por falta de manutenção há anos.
Cirurgias são canceladas TODOS os dias, por falta de leito, materiais, condições de trabalho e médicos, há anos.
Medicação fornecida de "graça" está em falta, há anos.
E a culpa é de quem? 
Claro, dos caminhoneiros que pararam há seis dias!

(Autor Desconhecido)

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Bahia (Mais uma Produção Textual de Aluna: Paródia)

Minha terra tem fazendas 
Onde pessoas vão para descansar 
As pessoas que aqui trabalham não trabalham como lá. 

Nosso céu tem mais cores 
Nossa terra tem mais vida 
Nossa comida tem mais sabor 
Nossa vida mais alegria. 

Em Diamantina, sozinha, à noite 
Mais cachoeiras eu encontro lá 
Minha terra tem fazendas 
Onde pessoas ficam para descansar. 

Minha terra tem cultura 
Que não encontro em outro lugar 
Em Diamantina? Sozinha? À noite? 
Mais tranquilidade eu encontro lá 
Minha terra tem fazendas 
Onde pessoas vão para descansar. 

Não permita Deus que eu morra 
Sem que volte para lá 
Sem comer as comidas 
Que não encontro por cá 
Sem que aviste as fazendas 
Onde pessoas ficam para descansar! 
---------------------------------

Sabrina P. C., 9.º Ano “A” 
Praia Grande-SP. – 09/2018 
Centro Educacional Vila Verde 
Técnica de Redação: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos 
______________________

*Identificação do texto: 

A Paródia é um gênero textual com característica predominantemente narrativa. 
Segundo FERREIRA (2010, p. 506), Paródia significa “imitação cômica de uma obra”. 
Texto produzido nas aulas de técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos. 
_______________________________________ 

*Objetivos Desta Produção Textual: 

1- Conhecer o gênero textual paródia; 
2- Estimular o interesse por este gênero textual; 
3- Estudar suas características; 
4- Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais; 
5- Compreender/Interpretar o texto; 
6- Identificar e caracterizar a tipologia narrativa; 
7- Desenvolver habilidades de escrita; 
8- Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento. 

____________________________________ 

FONTE 
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. “Míni Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8.ed. Curitiba: Positiva, 2011.

Sou Cidadão (Mais um Texto de Minha Autoria)

Sou Nordestino
Sou Negro
Sou Professor
Sou Cristão!

Tenho Opinião
E voto pensando no melhor para o meu País!

Respeito sua visão
E por educação
Respeite a minha!

Prof. Flávio "Negão"
Nordestino
Professor
Cristão!
Sou Brasileiro
Sou cidadão do mundo
Meu lar definitivo está bem longe daqui...

Sou Nordestino
E já sei o meu destino!

Sou Negro
Íntegro, e com isso me Alegro!

Sou Professor
Dou valor ao meu Suor
E Como todo bom brasileiro
Sou Sonhador!

Sou Cristão!
Que não é sinônimo de Bobão!
Tenho os pés no chão
E amo o meu Brasilzão!

Se não voto para quem você quer
Por que me chama de fascista, extremista ou qualquer "ista"?
Só falta me chamar de racista!

Respeito sua Opinião
Respeito sua Religião
Respeito sua ideologia...
E por que você não respeita a minha?

Sou Nordestino
Sou Negro
Sou Professor
Sou Cristão!
Sou um Ser Humano como Você!

--------------------------------
Praia Grande-SP. - 10/10/2018
Autor: Flávio B. S. dos Santos




Ser Cristão: Sou um dos Mais Aloprados!!! (Momento Leitura e Reflexão)


Simples Assim

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Quarta-feira - PIBPG) • 19/09/2018 (19h às 21h) – Técnica de Redação

- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo – pp. 146 e 147;
- A Importância do Rascunho.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 26/09.

Deus os abençoe.
Abraços.





“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Igreja x Tributação (Reflexão - Vídeo)


quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Aquele Lugar (Mais uma Produção Textual de Aluna: Paródia)

Minha terra tem palmeiras 
muitos cocos brotam lá 
Os pássaros que aqui gorjeiam 
são caçados, que dó dá. 

Nosso céu azul verão 
Nossas flores, onde estão? 
nossa praia tão imensa 
Nossa vida muitas dores. 

Em pensar, sozinha, sobre a vida 
Queria muito me adequar 
minha terra se orgulha de suas palmeiras 
mas por onde anda o Sabiá? 

Minha terra tem perigo 
no qual não queria encontrar 
Em andar, sozinha, à noite 
queria o medo lá não estivesse. 
Minha terra é bonita 
porém não fácil de agradar. 

Não permita Deus que eu morra 
sem que mude aquele lugar 
sem que, finalmente, entenda 
por que desejo estar lá 
perto de minhas palmeiras 
com o Sabiá. 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Isabella C. A., 9.º Ano “A” 
Praia Grande-SP. – 07/09/2018 
Centro Educacional Vila Verde 
Técnica de Redação: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

*Identificação do Texto: 
A Paródia é um gênero textual com característica predominante narrativa. 
Segundo FERREIRA (2010, p. 611), paródia significa “imitação cômica de uma composição literária”. 
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos. 

*Objetivos Desta Produção Textual: 
1- Conhecer o gênero textual paródia; 
2- Estimular o interesse por este gênero textual; 
3- Estudar suas características; 
4- Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais; 
5- Compreender/interpretar textos; 
6- Identificar e caracterizar a tipologia narrativa; 
7- Desenvolver habilidades de escrita; 
8- Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento. 

FONTE 
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 6.ed. Curitiba, 2007.

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 1.º/09/2018 (14h às 16h) – Técnica de Redação

- Minipesquisa (Gêneros Textuais Diversos);
- Autobiografia (Gênero Textual): produção [rascunho].

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 15/09.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Sigla 4 (Processo de Formação de Palavras)


* Assista às videoaulas sobre esse assunto no meu canal no YouTube (Inscreva-se e Compartilhe):
https://www.youtube.com/watch?v=olXUpaSfqQg&t=73s
https://www.youtube.com/watch?v=XghDGofqqys&t=202s




Acesse:


Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

Simples Assim
"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

Vários Gêneros (Ideologia de Gênero)