domingo, 21 de maio de 2017

Exercícios/Testes: Os "Porquês"

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------
“Não há só um método para estudar as coisas.” (Aristóteles)


1- Marque a opção que preencha corretamente as lacunas:

Marcelo e Carolina namoraram durante três anos e estavam juntos ______________ se amavam. ______________ agora, depois de tanto tempo, ela resolvera romper o relacionamento? Estaria ela infeliz? ___________? Na verdade ele nunca entenderá o _____________ da atitude da namorada.

a) porque, por que, por quê, porquê.
b) por que, porque, porquê, por quê.
c) por quê, porquê, porque, por que.
d) porque, por quê, por que, porquê.
e) porque, por que, porquê, por quê.

2- Indique qual é a frase cujo uso do “porquê” está correto.

a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol.
b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras.
c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente.
d) Mudei de canal por quê quis.
e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação.

3- Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.”

a) Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato de não gostar de ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase.

b) A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, podendo ser substituído por “motivo”.

c) A primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase.

d) A primeira forma indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.

e) A primeira forma indica causa, tendo o valor de “porém”, não estando acentuado porque é um substantivo que está no início de frase. A segunda indica explicação, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.

4- Observe o uso do “porque” na frase:

"A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora."

Agora, analise as seguintes:

I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo?
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta.
III. Ele vivia tranquilamente, porque tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por quê?
V. Pergunto por que você é tão irresponsável.
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

Assinale a única alternativa correta:

a) As frases I e II são as únicas corretas.
b) As frases I, III e V são corretas.
c) Na frase II, o porquê é um substantivo.
d) Apenas a frase IV está correta.
e) Apenas a frase VI está correta.

5- (PUC-RS – Adaptada).

- Mas _______é que você não veio?
- Eu mesmo não sei bem ______.
- Não será _______ não olhou a agenda?
- Talvez. Eis ________fico meio intrigado.

por que – por quê – porque – por que.
por que – porque – por que – porque.
porque – porquê – porque – porque.
porque – por quê – por que – porque.
por que – porquê – por que – por que.

6- (PUC PELOTAS-RS – Adaptada)

- _______saíste mais cedo?
- Nem eu sei _____.
- Talvez o _______ deva ser esclarecido.
- Eis _______devemos conversar.

Por que – porquê – por que – por quê.
Por quê – porquê – por que – por que.
Porquê – por quê- por que- por que.
Por quê – por que – porque – porquê.
Por que – por quê – porquê – por que.

--------------------------------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário