domingo, 21 de maio de 2017

Exercícios/Testes: Compreensão e Interpretação Textual

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------
“Não há só um método para estudar as coisas.” (Aristóteles)

As questões de números 1 a 3 referem-se ao texto a seguir. Leia-o atentamente.

A incapacidade de ser verdadeiro
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

– Não há nada a fazer, dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Rick e a girafa. Ática, 2001.
---------------------------------------

1- Sugere-se no texto, por meio de uma frase, que as “mentiras” contadas pelo personagem não eram as primeiras. Que frase é essa?

a) Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
b) Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça.
c) Paulo tinha fama de mentiroso.
d) – Não há nada a fazer, dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
e) A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo.

2- A preocupação da mãe que a fez levar o filho ao médico deveu-se ao fato de o garoto:

a) recusar-se a ir à escola.
b) usar a imaginação em excesso, criando com frequência histórias fantasiosas.
c) não querer mais jogar futebol.
d) ter-se machucado no pátio da escola.
e) não aceitar os castigos impostos por ela.

3- O parecer do médico – “este menino é mesmo um caso de poesia” – sugere que Paulo:

a) era um menino cheio de imaginação e bastante criativo.
b)agia dessa forma pelo excesso de castigo.
c) deveria continuar brincando, mas apenas com coisas verdadeiras.
d)precisava mudar de escola imediatamente.
e) deveria procurar outro especialista médico para tratá-lo.

--------------------------------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário