sábado, 8 de setembro de 2018

Determinantes do Substantivo: Morfologia


* Videoaula sobre esse assunto no meu canal no YouTube (Inscreva-se):
https://www.youtube.com/watch?v=FWpX3Y4l54w

Simples Assim

Apoio:
Conheça os produtos:
https://www.instagram.com/papirkutya_/

Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

Parafraseando Velhos Ditados (Vídeo)


Leitura e Compreensão Textual 2

Responda:


sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Prova do livro "Miguel e o Sexto Ano", de Lino de Albergaria

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” (André Maurois) 


1- Quem é o autor da obra Miguel e o Sexto Ano?
________________________

2- Quem é o protagonista da história?
________________________

3- Cite pelo menos dois temas abordados pelo livro?
________________________ 

4- Em seu primeiro dia de aula, o protagonista da história, estava bastante assustado. O que o deixou assim? 
________________________

5- Quais foram as mudanças que “bagunçaram” a vida de Miguel além da escola?
________________________

6- O que, principalmente, é deixado para trás na transição do quinto ano para o sexto ano?
________________________

7- Quais são as duas matérias prediletas de Miguel no colégio?
________________________

8- Miguel conclui o sexto ano com o mesmo sentimento que iniciou? Explique.
________________________

9- Miguel e o Sexto Ano é uma história verossímil. Por quê?
________________________

10- Quanto aos elementos da narrativa:

a) A história se desenrola principalmente em dois lugares (espaço). Quais?
________________________

b) Qual é o tipo de narrador predominante (Personagem ou Observador)?
_______________________

c) Qual linguagem é predominante na obra (Padrão ou Coloquial)?
_______________________

11- Faça de conta que você foi convidado para escrever a Sinopse do livro Miguel e o Sexto Ano. Como ficaria? Redija-a em poucas linhas.
_______________________________________


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16



"Miguel e o Sexto Ano", de Lino de Albergaria: Mais um Livro Lido por Mim

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” (André Maurois)


Temas Abordados pelo Livro

1) Vida Escolar;
2) Mudança (Metamorfose);
3) Experiência;
4) Conflito Interno;
5) Família;
6) Luto.



----------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Quarta-feira - PIBPG) • 29/08/2018 (19h às 21h) – Gramática

- Análise Morfológica Completa do Adjetivo;
- Análise Morfológica Completa do Substantivo;
- Exercícios para fixação de conteúdo.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 05/09.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Entrevista: Gênero Textual



Fonte de Aprendizado - Por Bill Gates (Momento Leitura e Reflexão)

"Seus clientes mais insatisfeitos são sua melhor fonte de aprendizado."

(Bill Gates)

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 25/08/2018 (14h às 16h) – Gramática

- “Revisãozona”: Adjetivo e Locução Adjetiva.

Obrigado pela presença.
Não haverá aula no dia 08/08.
Até a próxima aula: 15/08.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Exercícios/Testes: Compreensão Textual (2)


Oseias 14:9 (Momento Leitura e Reflexão)


Simples Assim

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

domingo, 2 de setembro de 2018

Conjugação do verbo "ouvir" do ponto de vista de um Secretário de Educação

Secretário da Educação, heim?!


Só Rindo

DA MINHA TERRA, *MOJI (Mais uma Produção Textual de Aluno: Paródia)

Minha terra tem caqui
Onde canta o tupi
Do rio das cobras: Moji
Eu nasci.

Andei pouco por lá
Mas aprendi muito naquele lugar
Um dia, gostaria de voltar
Para visitar tudo por lá.

Lembranças estão comigo
Em todo lugar
São Paulo, Santos, Praia Grande 
Nenhum melhor do que o lar.

Sinto saudade, muita,
Mesmo estando aqui
Ainda me vejo por lá
Um dia, irei retornar.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá
Minha terra tem caqui
Onde canta o tupi
Do rio das cobras: Moji
Eu nasci.

Mais prazer eu encontro lá
Então, não permita Deus que eu morra
Sem que eu retorne para o lar
Para o meu lugar.

----------------------------------------------
*Moji (com “j”) significa rio das cobras, foi empregado intencionalmente para dar a ideia do início da cidade com seu primeiro nome que veio do tupi-guarani, de origem, algo mais para o lado histórico e étnico. 
-----------------------------------------------
Daniella Cristine Silva de Souza, 9.º Ano “A”
Praia Grande-SP. – 15/08/2018
Centro Educacional Vila Verde
Técnica de Redação: Prof. Flávio B. S. dos Santos
-----------------------------------------------
*Identificação do Texto:
A Paródia é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.
        Segundo Michaelis (2008, p. 643), Paródia significa “imitação cômica de uma obra literária”.
          Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

----------------------------------------------
*Objetivos Desta Produção Textual:

1)    Conhecer o gênero textual Paródia;
2)    Estimular o interesse por esses gêneros textuais;
3)    Estudar suas características;
4)    Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;
5)    Compreender/interpretar textos;
6)    Identificar e caracterizar tipologia narrativa;
7)    Desenvolver habilidades de escrita;
8)    Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.

-----------------------------------------
FONTE

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/mogi-ou-moji/2982 — Acessado em: 07/07/2018.

https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/ — Acessado em: 07/07/2018.

MICHAELIS: dicionário escolar língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008.

sábado, 1 de setembro de 2018

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - Sexta-feira - ICEPG) • 24/08/2018 (19h às 21h) – Gramática

- Correção dos exercícios para fixação de exercícios – pp. 80 a 82;
- Flexão do Substantivo (Flexão de Gênero): Uniforme e Biforme – pp. 88 a 91;
- Substantivos Heterossêmicos – p. 91.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 31/08.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Ficção Científica: Gênero Textual


sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Quarta-feira - PIBPG) • 22/08/2018 (19h às 21h) – Gramática

- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo – pp. 114 a 116;
- Análise Morfológica Completa do Artigo;
- Exercícios para fixação de conteúdo.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 29/08.

Deus os abençoe.
Abraços.






“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Poesia: Gênero Textual


quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 18/08/2018 (14h às 16h) – Técnica de Redação

- Alguns gêneros textuais com característica predominantemente descritiva (Pesquisar e atividade): Convite, Propaganda, Cardápio, Bula, Manual de Instrução, Receita Médica e de Comida, Atestado Médico.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula:25/08.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Exercícios/Testes: Classes Gramaticais-Classes de Palavras (3)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------

“Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer for maior.”

A Maior Bronca que já Levei
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. 

Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que teria trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a situação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que já presenciei. Veja o que ele disse: 

- Prestem atenção porque eu vou falar uma única vez – disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou. 

- Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós, professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que essa porcentagem vale pra todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar esses 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são esses alunos. Só o tempo será capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje. 

Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal, quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto? Hoje não me lembro de muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos. 

Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que façamos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto. (Autor desconhecido) 
-----------------------------------------------------

1- Morfologicamente o vocábulo “a” no texto acima é classificado, respectivamente:

(A) preposição, artigo, preposição, artigo 
(B) artigo, artigo, preposição, preposição 
(C) artigo, preposição, artigo, preposição 
(D) preposição, preposição, artigo, artigo 
(E) numeral, artigo, pronome, preposição 

O Cão e o Naco de Carne
"Um dia, um cão, carregando um naco de carne na boca, ia atravessando uma ponte. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o naco de carne que este tinha na boca, e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio o naco de carne caiu na água e perdeu-se para sempre." 

Moral da história: 
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. (Esopo) 

2- Releia a Fábula e retire:

a) Um substantivo próprio: ____________

b) Um substantivo simples (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta): 
______________________________

c) Uma locução adjetiva (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta):
______________________________

d) Dois pronomes possessivos (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta):
_______________________________

e) Um pronome demonstrativo (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta):
_______________________________

f) Dois numerais (reescreva parte do texto para comprovar a sua resposta):
________________________________

3- Qual é a classe gramatical que tem a função de ligar uma palavra à outra? Reescreva um trecho da fábula para comprovar sua resposta e circule o termo. 
________________________________

4- Unimep-SP. (Adaptada) Em “...um aborrecimento quando os vejo e gostaria de não vê-los mais”, as palavras destacadas são, respectivamente:

a) artigo, pronome e advérbio.
b) adjetivo, pronome e pronome.
c) pronome, pronome e artigo.
d) substantivo, artigo e pronome.
e) numeral, pronome e preposição.

5- As palavras fácil, dona, prova na tirinha abaixo pertencem à qual classe gramatical, respectivamente?
________________________________

6- Faça a análise morfológica.

a) Um Artigo Definido: _________________________
b) Dois Artigos Indefinidos: _____________________
c) Duas Interjeições: ___________________________
d) Um Substantivo Próprio: ______________________
e) Dois Verbos no Infinitivo: _____________________
f) Uma Locução Verbal:______________________
g) Quatro Verbos conjugados na 3ª pessoa do singular: ______
h) Um Pronome Pessoal do Caso Reto: ______________
i) Um Advérbio de Lugar: ________________
j) Quatro Numerais: _____________________ 

7- Em: a) “Os gregos saíram de dentro do cavalo.”
b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.

Qual é a classe gramatical das palavras sublinhadas.
___________________________

----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16



Pauta da Aula (Turma Boqueirão - Sexta-feira - ICEPG) • 17/08/2018 (19h às 21h) – Gramática

- Palavra Variável x Palavra Invariável;
- Substantivo – pp. 86 a 88.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula:24/08.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Cartão de Visita (6)


Prof. Esp. Flávio dos Santos

Especialista em Língua Portuguesa pela Unimonte (Santos-SP.) e Graduado em Letras pela Fesb (Bragança Paulista-SP.). Leciona desde 2002. Foi Professor em várias escolas públicas, colégios particulares e escola técnica da capital e do interior do estado de São Paulo. Atualmente é Professor nos Ensinos Fundamental II e Médio (Gramática, Técnica de Redação e Empreendedorismo), no Curso Preparatório para Concursos (Gramática e Técnica de Redação) e em Faculdade; é Revisor Textual; Palestrante; Docente de Curso de Formação Continuada para Professores; Escritor; e já foi Articulista/Colunista em jornais do Brasil e dos Estados Unidos.
Contato: (13) 98828-1090