terça-feira, 24 de julho de 2018

Exercícios/Testes: Discurso Direto e Indireto

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

1- Identifique o discurso utilizado em cada enunciado como direto ou indireto:

a) O vendedor informou:
- Eu garanto a marca deste produto. ________________________________

b) O vendedor informou que garantia a marca daquele produto. __________

c) A patroa disse-lhe que não queria aquela funcionária em sua casa. ______

d) Não quero aquela funcionária aqui na minha empresa – disse a patroa. _________

e) Faça-me um favor: compre os ingressos – pediu-lhe o amigo. ________________

2- Para que serve o travessão na letra “a” da questão 1?
_____________________________

3- Passe os enunciados abaixo para o discurso indireto.

a) A Ana perguntou:
- Alguém conhece o rapaz que cá trabalha?
___________________________

b) Interrogou o Olavo:
- Tens ouvido o que o vento te sussurra todas as noites, Joana?
____________________________

c) Perguntei à Daniela:
- Por que razão não deixaste essa tarefa para amanhã?
____________________________

d) O Diogo perguntou aos colegas:
- Quem escreveu o meu nome no meu estojo?
___________________________

4- Agora passe os enunciados abaixo para o discurso direto.

a) O Jorge prometeu à mãe que não ia gastar o dinheiro todo naquele dia.
____________________________

b) A professora pediu aos alunos que abrissem o manual e que resolvessem os exercícios de português sobre a matéria que tinham estudado no dia anterior.
___________________________________

5- Sobre o discurso indireto é incorreto afirmar (assinale com um X):

a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem.

b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens.

c) Normalmente é escrito na terceira pessoa. As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.

d) No discurso indireto as personagens são conhecidas através de seu próprio discurso, ou seja, através de suas próprias palavras.

6- Leia o fragmento abaixo e complete a definição.

“Ela perguntou ao lobo por que ele tinha aquela boca tão grande.
Ele respondeu que era para comê-la melhor.”

“A mãe de Chapeuzinho Vermelho pede que a menina leve mantimentos à casa da avó. [...]”

Discurso_________________é quando o narrador conta com suas próprias palavras o que a personagem falou.

Texto para a questão 7.

O vendedor
O vendedor ambulante bate à porta da dona de casa:
- Minha senhora, tenho aqui linhas, agulhas, alfinetes, presilhas, zíperes, pentes, escovas, grampos...
- Não preciso de nada disso! Já tenho tudo! – disse a senhora.
Respondeu o vendedor:
- Então, que tal comprar este livro de orações para agradecer a DEUS por não lhe faltar nada?
Donald Buchweitz. 50 piadas – Profissões. Ciranda Cultural.

7- Qual é o discurso predominante no texto “O vendedor”? Marque com um X a alternativa correta.

a) Discurso Indireto.
b) Discurso Direto.

----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16



Poeta Aloprado (Mais um Poema de Minha Autoria)

Estou com uma caneta de Pena
Escrevendo um Poema
E esse tem sido o meu Lema.
E o Tema?
Apenas junto os Fonemas
Sem Esquema
Sem Sistema
Surgem na mente os Dilemas
E, sem Problema
Transformo-os em Poemas!


Flávio B. S. dos Santos

Praia Grande-SP. – 17/07/2018

Perdeu os meus últimos textos? Então, acesse:
http://flaviodossantosescritor.blogspot.com.br
Deixe, se quiser, sua crítica e/ou sugestão.



Carteira de Estudante Unimonte (Santos-SP. / 2011): Momento Nostalgia

Pós-graduação: Especialização em Língua Portuguesa


"Estudar é a ação de tentar aprender algo que não se sabe ou que se deseja saber mais." (Fábio Fernandes)

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Exercícios/Testes: Variedades Linguísticas (2)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)


1- O texto abaixo é parte da carta de uma leitora que elogia a matéria publicada sobre gírias numa revista. Leia o texto e, em seguida, reescreva-o, substituindo as gírias por palavras e expressões da norma culta.

Massa!
Dessa vez a Atrevida "arrepiou". Foi "da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias “maneiras” de todos os lugares. É por isso que me “amarro” cada vez mais nesta revista: descolada, divertida, diferente e “trilegal”. (Mariana Alves Manso. Atrevida, set. 1996. p. 18.)
____________________________

2- O texto abaixo é parte da carta de uma leitora que elogia a matéria publicada sobre gírias numa revista. Qual linguagem (Linguagem Formal ou Linguagem Informal) foi empregada na elaboração deste texto?

Massa!
Dessa vez a Atrevida "arrepiou". Foi "da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias “maneiras” de todos os lugares. É por isso que me “amarro” cada vez mais nesta revista: descolada, divertida, diferente e “trilegal”. (Mariana Alves Manso. Atrevida, set. 1996. p. 18.)
_____________________________

3- Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:

“E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o”

a) A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
______________________________

b) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?
______________________________

c) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto? Justifique.
______________________________

d) Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
______________________________

4- Reescreva todas as falas fazendo uso da variedade padrão:
______________________________

5- Transforme os discursos abaixo, apresentados na linguagem informal, para a linguagem formal:

a) Doeu pra caramba a injeção. (Doeu muito a injeção.)
______________________________

b) Fui na casa da Mariana porque tava rolando uma festa manera. (Fui até a casa de Mariana porque estava acontecendo uma festa divertida.)
_______________________________

c) O Filipe ficô babando na Cíntia. (O Filipe ficou admirando muito a Cíntia.)
_______________________________

d) E aê Brother, como cê tá? (Olá amigo, como você está?)
_______________________________


6- Na tirinha acima, Chico Bento e a professora utilizam o mesmo tipo de variedade linguística? Explique da melhor forma possível:
_______________________________

7- Reescreva as frases em destaque, usando o sentido literal.

a) Depois que disseram a ela que o outro não era honesto, ela ficou com a pulga atrás da orelha e, por isso, começou a ficar mais atenta e cuidadosa.
________________________________

b) Não consigo fazer isto sozinha. Você pode me dar uma mãozinha?
________________________________

----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16



Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 21/07/2018 (14h às 16h) – Gramática

- Análise Morfológica Completa do Artigo;
- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo – pp. 114 a 116;
- Adjetivo (Definição e Classificação) – pp. 117 a 121.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 28/07.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Sinal (Rima de um Professor Aloprado 37) - Mais uma Rima de Minha Autoria

Juvenal,
Bateu o Sinal
E tem de continuar tudo Normal.
Nada de Agitação
E de Confusão.
Mantenha a Educação
Na Moral
Porque o professor ainda está na Sala de Aula.


Flávio B. S. dos Santos
Praia Grande-SP. – 07/06/2018

Perdeu os meus últimos textos? Então, acesse:
Deixe, se quiser, sua crítica e/ou sugestão.



Colégio Objetivo (Praia Grande-SP. / 2011): Momento Nostalgia

Professor de Gramática e Técnica de Redação
(Cursinho) - 2011


"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra." (Aristóteles)

Simples Assim

Poeta Aloprado: minha caricatura


Estou com uma caneta de Pena
Escrevendo um Poema
E esse tem sido o meu Lema.
E o Tema?
Apenas junto os Fonemas
Sem Esquema
Sem Sistema
Surgem na mente os Dilemas
E, sem Problema
Transformo-os em Poemas! (Mais uma Rima de Minha Autoria)
------------------------------------------
"Escrevo há muito tempo. Costumo dizer que, se ainda não aprendi, não foi por falta de prática." (Moacyr Scliar)

sábado, 21 de julho de 2018

Projeto "Carta para o Futuro 2018" - Abertura do Baú (Terceirão) - Centro Educacional Vila Verde

Projeto "Resgatando o prazer em escrever cartas: Carta para o Futuro" 
Abertura do Baú

O Projeto “Carta para o Futuro” tem como objetivo trabalhar a transformação do indivíduo com o passar dos anos, o crescimento gramatical e linguístico dos alunos e o envolvimento social da turma. 

São projetos como este que valorizam o ser humano em sua totalidade.








Gênero Epistolar (Carta)



A carta, durante séculos, representou um dos mais eficientes meios de comunicação a distância. Filósofos, religiosos, reis, em diferentes partes do mundo, utilizaram o gênero epistolar “carta” para ensinar, pregar, orientar, comandar, informar ou comunicar algo a distância.


Hoje, com a Internet, a carta perde seu caráter essencialmente comunicativo, pois o e-mail, torpedo, celular e outras formas de comunicação são muito mais rápidos e objetivos que as cartas.


Então as cartas irão desaparecer?

Muitos pensaram que, com o surgimento do cinema, o teatro desaparecia e ele não desapareceu. Muitos pensaram que, com o surgimento da televisão, o cinema iria desaparecer e isso não ocorreu. Certamente isso também não ocorrerá com a carta. É possível a coexistência de diferentes gêneros textuais.


O que é preciso observar é que a carta, se por um lado perde seu caráter prático de comunicação, devido a outros meios de comunicação, como o e-mail, por outro lado, ela acentua seu caráter estilístico. Uma coisa é enviar um e-mail para alguém, outra é redigir uma carta.


Momentos que Emocionam


























Quem não pôde estar no dia da Abertura do Baú, veio buscar sua Carta do Futuro um tempo depois...
Muito bom revê-los:



Veja quando tudo começou:

Obrigado, querido aluno, por acreditar, confiar e "embarcar" nos projetos propostos. Você é o verdadeiro protagonista de todo o processo cognitivo.
Aprendo cada vez mais com você!!!

Obrigado, também, Equipe Centro Educacional Vila Verde, por dar apoio e por confiar em meu trabalho.

Deus os abençoe.
Abraços.
--------------------------------------------------
“A função do Professor/Educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16


Apoio: