sábado, 30 de setembro de 2017

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - PIBPG) • 27/09 (19h às 21h) – Gramática

- A Diferença entre Substantivo e Palavra Substantivada (ou Expressão Substantivada);
- Verbo de ligação – pp. 262 e 263;
- Desenho Correto das Letras Cursivas Maiúsculas e Minúsculas (Prof.ª Akemi).

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 04/10.

Deus os abençoe.
Abraços.






----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (Momento Leitura e Reflexão)

Os anúncios estão sempre nos dizendo que seremos mais felizes se escolhermos esse novo carro. Dizem até que ficaremos mais atraentes se usarmos este xampu ou aquele desodorante.

O consumismo e a pressão pelo sucesso estão criando uma epidemia de infelicidade para pessoas que não conseguem alcançar as metas colocadas à sua frente.

John Lane, escritor e educador britânico, para a revista Vida Simples (26.ed. Maio de 2005)

Salmo 69 (O lamento do Messias) - Momento Leitura

“Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu DEUS.”

Salmo 69 (O lamento do Messias)

Subentendido: entender através do auxílio da inteligência


"Subentender é conhecer, prever, ou entender através do auxílio da inteligência aquilo que não está expresso ou esclarecido. É supor, admitir ou entender mentalmente através de uma interpretação. Uma coisa subentendida é implicitamente compreendida."

Fonte:
https://www.significados.com.br/subentendido/ - Acessado em 30/09/2017.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Mateus 5:34, 35 e 36 (Dos juramentos) - Momento Leitura

“Eu, porém vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de DEUS; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.”

Mateus 5:34, 35 e 36 (Dos juramentos)

sábado, 23 de setembro de 2017

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - PIBPG) • 20/09 (19h às 21h) – Gramática

- Oração sem Sujeito – p. 261;
Predicação/Transitividade Verbal (VI, VTD, VTI e VTDI) – pp. 261 e 262.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 27/09.

Deus os abençoe.
Abraços.



----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

COMO O DIABO DERRUBA UM HOMEM OU UMA MULHER DE DEUS (Momento Leitura e Reflexão)

As 3 primeiras armas são:

1) Dinheiro
2) Orgulho
3) Vida sentimental 
E a 4ª arma é....

Agora vamos a nossa história para você descobrir qual é a 4ª arma usada pelo diabo para destruir os que fazem a obra de Deus.
Havia um irmão em uma igreja que tinha sucesso em tudo o que fazia. Tinha comunhão com Deus e andava em santidade, orando, jejuando e lendo a Bíblia. Aonde ele ia, desenvolvia o trabalho. E mais, muitas pessoas se convertiam, pois, ali havia curas, milagres etc.
O diabo, vendo isso, fez uma reunião no inferno e enviou o primeiro demônio, a pomba-gira. E ela falou para o irmão: Eu vou te derrubar!
O irmão logo amarrou o que o demônio falou, orou, jejuou, leu a Bíblia, fortaleceu o seu casamento, e ela foi embora.
O diabo convocou mais uma reunião e resolveu mandar o espírito da avareza para encher os olhos do irmão de ambição material. 
Novamente, o irmão orou, jejuou, leu a Bíblia, sacrificou tudo o que tinha e o diabo caiu por terra.
Revoltado, o diabo enviou o espírito do orgulho para encher o coração do irmão de orgulho próprio. 
Mas o irmão orou, jejuou, leu a Bíblia, e se humilhou diante de Deus. E, mais uma vez, o diabo caiu por terra.
O diabo viu que todas as suas tentativas tinham sido frustradas. Irado, resolveu mandar aqueles três demônios ficarem na igreja daquele irmão para ver onde ele errava. E para lá eles foram, só estudando e marcando os passos dele.
Um dia, os três demônios, ainda sem pegar nada que pudessem usar contra o irmão, viram outro demônio passar por aquela igreja. Vinha ele lá de longe, devagar, usando bengala, com uma aparência cansada. 
E os três demônios começaram a zombar dele. “Seu velho cansado, o que está fazendo por aqui?” 
E então perguntaram o nome dele. Ele olhou de lado, abriu um sorriso lateral sarcástico e disse: “Meu nome?  Eu sou o espírito do tempo. E vocês, o que fazem por aqui?”
E os outros demônios lhe contaram sua missão e como tinham fracassado até agora. 
Daí ele disse aos três: “Esperem que eu vou dar ordem quando vocês devem agir.” 
E disse mais: “Não tenham pressa, pois eu sei como trabalhar.” 
E aquele demônio sutilmente começou a agir. 
Primeiro, tirou o tempo daquele irmão enchendo sua agenda de coisas para fazer. 
Logo, ele não tinha mais tempo para jejuar, e enfraqueceu. 
Depois, tirou o tempo daquele irmão para não ler mais a Bíblia, e ele não mais ouviu a voz de Deus. E sem ouvir a voz de Deus, sua comunhão esfriou. 

Foi aí então que aquele demônio deu a ordem para os outros entrarem em ação. E, assim, aquele irmão que arrebentava, caiu.
O tempo é a 4ª arma usada pelo diabo para esfriar a fé dos que não perseveram. 
Às vezes, ele nos faz muito atarefados. Outras, ele até causa um falso senso de bem-estar, faz as lutas cessarem durante um tempo para que nós nos acomodemos na fé. E é assim que ele nos derruba. 
Lembre-se sempre de onde você veio, de onde você saiu, e do que Deus fez na sua vida para sempre se manter na fé. 
O vencedor não é o que começa, mas sim o que termina.

--------------------------------
Autor Desconhecido

O Contato com o Livro (Momento Leitura e Reflexão)

"Ninguém que teve contato com um livro e com uma boa história ficou indiferente ao que leu. A leitura desperta curiosidades, amplia a ideia sobre o mundo e nos torna mais críticos diante da realidade."

(Autor Desconhecido)

Romanos 12:9 (Momento Leitura e Reflexão)

“Que o amor seja inteiramente sincero. Odeiem o mal e sigam o que é bom.

Romanos 12:9

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 15/09 (19h às 21h) – Técnica de Redação

- Laboratório de Redação: desvios linguísticos encontrados na última produção textual.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 22/09.

Deus os abençoe.
Abraços.






----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Posto, logo existo - Por Martha Medeiros (Momento Leitura e Reflexão)

Começam a pipocar alguns debates sobre as consequências de se passar tanto tempo conectado à internet. Já se fala em saturação social, inspirado pelo recente depoimento de um jornalista do The New York Times que afirmou que sua produtividade no trabalho estava caindo por causa do tempo consumido pelo Facebook, Twitter e agregados, e que hoje ele se vê diante da escolha entre cortar seus passeios de bicicleta ou alguns desses hábitos digitais que estão me comendo vivo.
Antropofagia virtual. O Brasil, pra variar, está atrasado (aqui, dois terços dos usuários ainda atualizam seus perfis semanalmente), pois no resto do mundo já começa a ser articulado um movimento de desaceleração dessa tara por conexão: hotéis europeus prometem quartos sem wi-fi como garantia de férias tranquilas, empresas americanas desenvolvem programas de software que restringem o acesso à web e na Ásia crescem os centros de recuperação de viciados em internet. Tudo isso por uma simples razão: existir é uma coisa, viver é outra.
Penso, logo existo. Descartes teria que reavaliar esse seu cogito, ergo sum, pois as pessoas trocaram o verbo pensar por postar. Posto, logo existo.
Tão preocupadas em existir para os outros, as pessoas estão perdendo um tempo valioso em que poderiam estar vivendo, ou seja, namorando, indo à praia, trabalhando, viajando, lendo, estudando, cercadas não por milhares de seguidores, mas por umas poucas dezenas de amigos. Isso não pode ter se tornado tão obsoleto.
Claro que muitos usam as redes sociais como uma forma de aproximação, de resgate e de compartilhamento – numa boa. Se a pessoa está no controle do seu tempo e não troca o real pelo virtual, está fazendo bom uso da ferramenta. Mas não tem sido a regra. Adolescentes deixam de ir a um parque para ficarem trancafiados em seus quartos, numa solidão disfarçada de socialização. Isso acontece dentro da minha casa também, com minhas filhas, e não adianta me descabelar, elas são frutos da sua época, sua turma de amigos se comunica assim, e nem batendo com um gato morto na cabeça delas para fazê-las entender que a vida está lá fora. Lá fora!
O grau de envolvimento delas com a internet ainda é mediano e controlado, mas tem sido agudo entre muitos jovens sem noção, que se deixam fotografar portando armas, fazendo sexo, mostrando o resultado de suas pichações, num exibicionismo triste, pobre, desvirtuado. São garotos e garotas que não se sentem com a existência comprovada, e para isso se valem de bizarrices na esperança de deixarem de ser “ninguém” para se tornarem “alguém”, mesmo que alguém medíocre.

Casos avulsos, extremos, mas estão aí, ao nosso redor. Gente que não percebe a diferença entre existir e viver. Não entendem que é preferível viver, mesmo que discretamente, do que existir de mentirinha para 17.870 que não estão nem aí.

(Martha Medeiros)

Exercícios/Testes (3): Ironia

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------

“Livro não é remédio, não deve ser enfiado goela abaixo.”

A cigarra e a formiga
A cigarra, sem pensar em guardar, a cantar passou o verão.
Eis que chega o inverno, e então, sem provisão na despensa,
como saída, ela pensa em recorrer a uma amiga:
sua vizinha, a formiga, pedindo a ela, emprestado,
algum grão, qualquer bocado até o bom tempo voltar.
– Antes de agosto chegar, pode estar certa a Senhora:
pago com juros, sem mora.
Obsequiosa, certamente a formiga não seria.
– Que fizestes até outro dia? – perguntou à imprevidente.
– Eu cantava, sim Senhora, noite e dia sem tristeza.
– Tu cantavas? Que beleza!
Muito bem: pois dança, agora. (La Fontaine)
-------------------------------------------------------------------------

1- Chamamos de ironia o modo de expressão que consiste em dizer o contrário do que realmente se pensa, com a intenção de ridicularizar. Assim, em qual dos trechos podemos perceber que a personagem utilizou a ironia em sua fala?

a) “Antes de agosto chegar […] pago com juros…”
b) “Eu cantava, sim Senhora, noite e dia…”
c) “Que fizeste até outro dia?”
d) “Tu cantavas? Que beleza!”

------------------------------------------------------------------------

Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Mateus 12:35 (Momento Leitura e Reflexão)

“O homem bom do seu tesouro tira coisas boas.

Mateus 12:35

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Prova do Livro Paradidático "O Vencedor", de Frei Betto

“Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve.” (Jorge Borges)

1- Quais são as temáticas abordadas pela obra O Vencedor? (Cite pelo menos três temáticas.)
______________________________

2- O que significa, do ponto de vista do autor, o título O Vencedor?
______________________________

3- Depois de uma leitura atenta, quem, para você, é O Vencedor? Por quê?
______________________________

4- Na tua opinião, ainda há esperança para um Brasil atolado em corrupção em todas as áreas e onde a brutalidade não choca praticamente ninguém e o poder do narcotráfico cresce a cada dia, levando ao vício pessoas de todas as idades e classes? Tu vislumbras alguma solução para essas problemáticas?
______________________________

5- Por que Salvador Lucânea usou a expressão popular “Ladrão que rouba ladrão merece cem anos de perdão!” ao sair da reunião na Brechor Engenharia?
______________________________

6- Sobre a questão anterior, tu concordas com essa expressão? Por quê?
______________________________

7- Segundo a narrativa, Pedro afunda-se nas drogas porque não tinha o devido amor dos pais. Tu achas que existe(m) motivo(s) para se experimentar (usar) drogas? Opine sobre isso elencando algumas consequências ruins na vida de quem faz uso de entorpecentes.
______________________________

8- O que se pode inferir da fala de Pedro à mãe quando ele disse: “O que é meu, vocês não me deram. Agora, fico com o que é de vocês.”
______________________________

9- Qual foi a atitude de Mário ao ver o filho mergulhado nas drogas (à beira da morte)?
______________________________

10- Quem mais ajudou Pedro a sair de um caminho quase sem volta? Qual era a relação deles? Quais foram suas atitudes?
_____________________________

11- Qual conselho Frei Bento dá ao público jovem?
_____________________________


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Flávio "Negão"


----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

"O Vencedor", de Frei Betto: Mais um Livro Lido por Mim

“Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve.” (Jorge Borges)


Temas Abordados pelo Livro 

1- Corrupção; 
2- Preconceito; 
3- Racismo;
4- Narcotráfico;
5- Droga;
6- Vício;
7- Conflito Familiar;
8- Superação;
9- Amizade;
10- Arrependimento.



“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Mateus 5:44-45 (Do Amor ao próximo) - Momento Leitura e Reflexão

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai Celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuva sobre justos e injustos.”

Mateus 5:44-45 (Do Amor ao próximo)

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Prova do Livro Paradidático "Histórias sobre Leitura", de Vários Autores

“Ler é uma viagem sem volta.
Quem duvida que tire o primeiro livro da estante e comece a ler.”

1- Se fizermos uma viagem pela história da humanidade, veremos que toda grande revolução política, religiosa ou cultural, independente de ideologias, começou com o auxílio de um objeto importantíssimo. Que objeto é esse que até hoje faz parte da vida de todos nós?
_________________________________

2- Complete:
“Ideias reunidas, discutidas e impressas no papel são ________________________.

3- Qual é a temática da obra Histórias sobre Leitura?

a) Como ler Crônicas.
b) Como ler Conto.
c) Como ler Poema.
d) O hábito de ler e o gosto pela leitura.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

4- Há vários textos dentro desta obra (Histórias sobre Leitura). Em qual dessas narrativas percebe-se o dom de falar muito com poucas palavras? E quem é o autor? (1,0)
__________________________________

5- No “conto de formação” recriado sob a ótica sensível de Paulo Mendes Campos, o autor aconselha Maria da Graça a fazer o quê?
__________________________________

Explique, em poucas palavras:

6- quem é o Leitor Gladiador?
__________________________________

7- quem é o Leitor Atolado?
_________________________________

8- quem é o Leitor Banhista?
_________________________________

9- quem é o Leitor em Final de Carreira?
_________________________________

10- quem é o Leitor Troglodita?
_________________________________

11- quem é o Leitor Degustador?
________________________________

12- quem é o Leitor Sonolento?
________________________________

13- quem é o Leitor Caras e Bocas?
_______________________________

14- O que um livro é capaz de fazer na vida das pessoas que o lê?
_______________________________


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Flávio "Negão"


----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

"Histórias sobre Leitura", de Vários Autores: mais um livro lido

“Ler é uma viagem sem volta.
Quem duvida que tire o primeiro livro da estante e comece a ler.”


Temas Abordados pelo Livro 

1- Leitura; 
2- Tipos de Leitores; 
3- Determinação;
4- Atitude;
5- Viagem sem Sair do Lugar;
6- Desenvolvimento Intelectual.

Mateus 5:16 (Os discípulos, a luz do mundo) - Momento Leitura

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”

Mateus 5:16 (Os discípulos, a luz do mundo)

sábado, 16 de setembro de 2017

Curso de Gramática e Técnica de Redação para Concursos (2)

Curso de Gramática e Técnica de Redação para Concursos



"Quem não é visto não é lembrado!!!" (Guimarães Rosa)

----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

IMPOSTO DE RENDA - Decreto que aumenta de 27,5 para 35% a alíquota do Imposto de Renda

Decreto que aumenta de 27,5 para 35% a alíquota do Imposto de Renda

"Esse reajuste atinge diretamente a classe média.
Sem querer cortar gastos, o governo, com sua exuberante incompetência, quer, como sempre, repassar para a população. Assim é moleza! Roubam, administram mal e nos dão a conta para pagar."

Prova do Livro Paradidático "O Primeiro Dia de Inverno", de Marcia Kupstas

“Livro não é remédio, não deve ser enfiado goela abaixo.”

1- Segundo Marcia Kupstas, o título do livro é uma metáfora. Saindo do plano metafórico para o plano real, o que significa O Primeiro Dia de Inverno, do ponto de vista da autora?
__________________________________

2- A autora acredita firmemente que as pessoas podem mudar para melhor. Quais são as duas dicas que ela dá para que isso possa acontecer?
__________________________________

3- Quem são os protagonistas da história?
__________________________________

4- A professora de Língua Portuguesa (Bernardete) propôs aos alunos do 6.º ano uma atividade sobre profissões (o que cada criança queria ser quando crescesse)... Qual era a profissão almejada pelo Jurandir? E o que ele levou para apresentar para a classe?
__________________________________

5- E qual era a profissão almejada pelo Cleiton? O que ele levou para apresentar para a classe?
__________________________________

6- A obra O Primeiro Dia de Inverno tem como foco principal qual tipo de preconceito?

a) Social.
b) Estético.
c) Racial.
d) Nenhuma das opções anteriores.

7- Que sentimento ruim Jurandir nutria pelo Cleiton? Qual é a sua opinião sobre isso?
_________________________________

8- O que Jurandir descobriu ao completar 11 anos?
_________________________________

9- O que Marcia Kupstas escreve a respeito de violência doméstica?
_________________________________

10- Qual é a reflexão da autora do livro sobre aprender a conviver com as diferenças e sobre o respeito mútuo?
________________________________


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Flávio "Negão"


----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Provérbios 15:3 (Momento Leitura e Reflexão)

“Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

Provérbios 15:3

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - PIBPG) • 13/09 (19h às 21h) – Leitura, Interpretação e Gramática

- Texto Embaralhado;
- Anáfora e Catáfora;
- Oração sem Sujeito – pp. 261 e 262.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 20/09.

Deus os abençoe.
Abraços.




----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

A maior invenção do homem (Momento Leitura)

"O livro é a maior invenção do homem."

Deuteronômio 1:25 (Momento Leitura)

“Boa é a terra que nos dá o Senhor, nosso DEUS.”

Deuteronômio 1:25

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Ler é uma viagem sem volta (Momento Leitura e Reflexão)

“Ler é uma viagem sem volta.
Quem duvida que tire o primeiro livro da estante e comece a ler.”


(Autor Desconhecido)

Prova do Livro Paradidático: "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães

“A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional” (Umberto Eco)

1- O que Bernardo Guimarães pretendeu mostrar ao público da época, 1875?
_______________________________________

2- Embora trate do grave problema social, a escravidão negra no Brasil, qual é a temática fundamental do romance A Escrava Isaura?
_______________________________________

3- Quem, em A Escrava Isaura, forma a tríade comum aos romances populares românticos?
______________________________________

4- Por que Leôncio resolveu voltar para o Brasil?
______________________________________

5- Reforçando a questão moral do caráter de Leôncio, o vilão é casado. O que motivou seu casamento?
______________________________________

6- Podemos observar o exagero na caracterização dos personagens românticos em todos os trechos, exceto em:

a) “...era uma das criaturas mais perfeitas e adoráveis sobre a Terra...”
b)”...é um anjo em sua casa, nos salões do baile é uma deusa.”
c) “...não havia descoberto nela senão novos encantos e perfeições.”
d) “... seria incapaz de abusar do amor que havia inspirado à formosa desconhecida.”

7- Qual das informações está de acordo com o que nos apresenta o texto?

a) Contido, Álvaro esconde, por gestos e palavras, seu amor por Elvira.
b) Elvira não acreditou na declaração de amor de Álvaro.
c) Álvaro coloca seus sentimentos acima das convenções de natureza social.
d) Álvaro tenta subornar Elvira oferecendo-lhe dinheiro.

Leia a cantiga a seguir:

“Desd’o berço respirando
Os ares da escravidão
Como semente lançada
Em terra de maldição;
A vida passo chorando
Minha triste condição

Os meus braços estão prêsos,
A ninguém posso abraçar,
Nem meus lábios, nem meus olhos
Não podem de amor falar;
Deu-me Deus um coração
Somente para pensar

Ao ar livre das campinas
Seu perfume exala a flor,
Canta aura em liberdade
Do bosque o alado cantor;
Só para a pobre cativa
Não há canção, nem amor.

Cala-te, pobre cativa,
Teus queixumes crimes são,
É uma afronta êsse canto,
Que exprime tua aflição;
A vida não te pertence,
Não é teu, teu coração.”

8- Quais são as suas conclusões a respeito da cantiga em relação à vida de Isaura?
_________________________________

9- Apresente a protagonista da obra A Escrava Isaura?
_________________________________

10- O romance A Escrava Isaura termina:

a) com o casamento de Isaura e Álvaro.
b) com o casamento de Isaura e Belchior.
c) com o suicídio de Leôncio.
d) com a fuga de Leôncio para lugar ignorado.
e) com o retorno de Álvaro para Recife, levando Isaura.


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"

----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Milagres do Paraíso: Sinopse do filme

"Christy e Kevin Beam são pais de três garotas: Abbie, Annabel e Adelynn. Cristãos convictos, os Beam vão à igreja com frequência. Um dia, Annabel começa a sentir fortes dores na região do abdomem. Após muitos exames, é constatado que a garota possui um grave problema digestivo. Tal situação faz com que Christy busque a todo custo algum meio de salvar a vida da filha, ao mesmo tempo em que se afasta cada vez mais de sua crença em Deus."

Data de lançamento 21 de abril de 2016 (1h 49min)
Direção: Patricia Riggen
Gênero Drama
Nacionalidade EUA


Vale a pena assistir! Eu recomendo!

Gênesis 1:17 (A criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há)

“E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu DEUS que isso era bom.

Gênesis 1:17 (A criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há)

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

"A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães: mais um livro lido

“A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional” (Umberto Eco)


Temas Abordados pelo Livro 

1- Racismo; 
2- Submissão; 
3- Diferenças;
4- História do Brasil;
5- Amor.