quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Prova do Livro Paradidático: "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães

“A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional” (Umberto Eco)

1- O que Bernardo Guimarães pretendeu mostrar ao público da época, 1875?
_______________________________________

2- Embora trate do grave problema social, a escravidão negra no Brasil, qual é a temática fundamental do romance A Escrava Isaura?
_______________________________________

3- Quem, em A Escrava Isaura, forma a tríade comum aos romances populares românticos?
______________________________________

4- Por que Leôncio resolveu voltar para o Brasil?
______________________________________

5- Reforçando a questão moral do caráter de Leôncio, o vilão é casado. O que motivou seu casamento?
______________________________________

6- Podemos observar o exagero na caracterização dos personagens românticos em todos os trechos, exceto em:

a) “...era uma das criaturas mais perfeitas e adoráveis sobre a Terra...”
b)”...é um anjo em sua casa, nos salões do baile é uma deusa.”
c) “...não havia descoberto nela senão novos encantos e perfeições.”
d) “... seria incapaz de abusar do amor que havia inspirado à formosa desconhecida.”

7- Qual das informações está de acordo com o que nos apresenta o texto?

a) Contido, Álvaro esconde, por gestos e palavras, seu amor por Elvira.
b) Elvira não acreditou na declaração de amor de Álvaro.
c) Álvaro coloca seus sentimentos acima das convenções de natureza social.
d) Álvaro tenta subornar Elvira oferecendo-lhe dinheiro.

Leia a cantiga a seguir:

“Desd’o berço respirando
Os ares da escravidão
Como semente lançada
Em terra de maldição;
A vida passo chorando
Minha triste condição

Os meus braços estão prêsos,
A ninguém posso abraçar,
Nem meus lábios, nem meus olhos
Não podem de amor falar;
Deu-me Deus um coração
Somente para pensar

Ao ar livre das campinas
Seu perfume exala a flor,
Canta aura em liberdade
Do bosque o alado cantor;
Só para a pobre cativa
Não há canção, nem amor.

Cala-te, pobre cativa,
Teus queixumes crimes são,
É uma afronta êsse canto,
Que exprime tua aflição;
A vida não te pertence,
Não é teu, teu coração.”

8- Quais são as suas conclusões a respeito da cantiga em relação à vida de Isaura?
_________________________________

9- Apresente a protagonista da obra A Escrava Isaura?
_________________________________

10- O romance A Escrava Isaura termina:

a) com o casamento de Isaura e Álvaro.
b) com o casamento de Isaura e Belchior.
c) com o suicídio de Leôncio.
d) com a fuga de Leôncio para lugar ignorado.
e) com o retorno de Álvaro para Recife, levando Isaura.


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"

----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário