terça-feira, 25 de julho de 2017

Gênesis 1:9 (A criação dos céus e da terra e tudo o que neles há) - Momento Leitura

         “Disse também DEUS: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.”

Gênesis 1:9 (A criação dos céus e da terra e tudo o que neles há)

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Pronome Oblíquo Evitando Repetição: Síntese de Aula

"Desvios linguísticos ocorrem por dois motivos: pela falta de conhecimento ou por um mero descuido!"

Então:
Estude e Fique Atento!

Veja a Dica:



Simples Assim

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Apoio:


Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

Gênesis 1:7 (A criação dos céus e da terra e tudo o que neles há) - Momento Leitura

         “Fez, pois, DEUS o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.”

Gênesis 1:7 (A criação dos céus e da terra e tudo o que neles há)

sábado, 22 de julho de 2017

Emprego do Pronome Oblíquo: Síntese de Aulas

"Desvios linguísticos ocorrem por dois motivos: pela falta de conhecimento ou por um mero descuido!"

Então:
Estude e Fique Atento!

Veja a Dica:



Simples Assim

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Apoio:




Acesse:
https://www.instagram.com/eappprecriar/

Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

Simples Assim

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

Gênesis 1:6 (A criação dos céus e da terra e tudo o que neles há) - Momento Leitura

“E disse DEUS: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.”

Gênesis 1:6 (A criação dos céus e da terra e tudo o que neles há)

quinta-feira, 20 de julho de 2017

II Timóteo 1:8 (Momento Leitura)

“Portanto, não te envergonhes do testemunho do evangelho de nosso SENHOR, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo das aflições do evangelho segundo o poder de DEUS.”

II Timóteo 1:8

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Pontuação nas Siglas - Por: José Maria da Costa

1) Quando a abreviatura das palavras se dá pela utilização de suas iniciais, tem-se uma sigla. Exs.: DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público), I.N.S.S. (Instituto Nacional de Seguridade Social).

2) A questão do regime das abreviaturas e, por conseguinte, das siglas, não é pacífica, mas algumas ponderações podem ser feitas com proveito.

3) Uma primeira observação é que, nas siglas, o mais lógico é não usar o ponto de separação, se as letras são pronunciadas formando nova palavra, como ARENA (Aliança Renovadora Nacional, antigo partido político dos tempos da ditadura de 1964); se, todavia, a leitura da sigla se dá em soletração, então o mais adequado é usar o ponto de separação entre as letras, como em F.N.M. (Fábrica Nacional de Motores).

4) Essa, aliás, é a lição de Cândido de Oliveira: “se lermos letra por letra (ene, ge, bê), entre elas há ponto (N.G.B.); se as letras formam um todo significativo, não há ponto: DEA”.

5) Do primeiro caso, para o mesmo autor, são exemplos I.N.S.S. (Instituto Nacional de Seguridade Social) e P.V.O.L.P. (Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), enquanto do segundo são MEC (Ministério da Educação e Cultura), PETROBRAS (Petróleo Brasileiro), SESI (Serviço Social da Indústria) e UBE (União Brasileira de Escritores). 1

6) Apesar da lição tradicional anterior, Luciano Correia da Silva anota que o uso constante vem contrariando a regra segundo a qual se utilizam pontos nas siglas cujas letras se pronunciam separadamente: de I.N.P.S., O.A.B., segundo tal autor, passou-se, na prática, a escrever INPS e OAB.

7) Em outra passagem, acrescenta tal autor que “há uma tendência crescente para a eliminação dos pontos nas siglas em geral: MP (Ministério Público), CPC (Código de Processo Civil), TJ (Tribunal de Justiça), RT (Revista dos Tribunais), STF (Supremo Tribunal Federal), STJ (Superior Tribunal de Justiça), CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), MP (Medida Provisória), PM (Polícia Militar).2

8) Em mesmo sentido, para Regina Toledo Damião e Antonio Henriques, as siglas, em casos dessa natureza, podem vir, indiferentemente, acompanhadas ou não de ponto – MEC ou M.E.C., CIC ou C.I.C. – acrescentando tais autores que “a tendência moderna é o uso de siglas sem pontuação”.3

9) Com todas essas observações e posições divergentes dos nossos autores, vê-se que tanto se pode escrever CPI como C.P.I. Todavia se deve anotar que a tendência à simplificação faz com que mais e mais se dê preferência à primeira grafia. Repita-se, porém, que ambas as formas estão corretas.

_________
FONTE

1Cf. OLIVEIRA, Cândido de. Revisão Gramatical. 10.ed. São Paulo: Editora Luzir, 1961, p. 77.

2Cf. SILVA, Luciano Correia da. Manual de Linguagem Forense. 1.ed. São Paulo: EDIPRO, 1991. p. 181 e 323.

3Cf. DAMIÃO, Regina Toledo: HENRIQUES, Antonio. Curso de Português Jurídico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1994, p. 245.

Quebre o Ciclo Vicioso! Faça a Diferença! [Vídeo - Reflexão]


Simples Assim

Mateus 4:8-9-10-11 (A tentação de Jesus) - Momento Leitura

“Levou ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: tudo isso te darei se, prostrado me adorares. Então, JESUS lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao SENHOR, teu DEUS, adorares, e só a ele darás culto. Com isto, deixou o diabo, e eis que vieram, anjos e o serviram.”

Mateus 4:8-9-10-11 (A tentação de Jesus)

terça-feira, 11 de julho de 2017

Mateus 2:11 (A visita dos magos) - Momento Leitura

“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso e mirra.”

Mateus 2:11 (A visita dos magos)

domingo, 9 de julho de 2017

Estudo Errado - Por Gabriel "O Pensador"


Provérbios 19:02 (Momento Leitura)

“Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho.”

Provérbios 19:02

Palavra dentro de Outra Palavra: NAMORADA

"Desvios linguísticos ocorrem por dois motivos: pela falta de conhecimento ou por um mero descuido!"

Então:
Estude e Fique Atento!
---------------------------------------
Veja a Dica:


“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

II Coríntios 9:6 (Momento Leitura)

“O que semeia com fartura, com abundância também ceifará.”

II Coríntios 9:6

sábado, 8 de julho de 2017

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 30/06 (19h às 21h) – Gramática

- Tópicos de Linguagem (Abaixo/A baixo; Acima/A cima; A cerca de/Acerca de/Cerca de/Há cerca de; A Fim/Afim; A menos de/Há menos de; A princípio/Em princípio/Por princípio; Ao encontro de/De encontro a; Ao invés de/Em vez de; A par/Ao par; À toa; Demais/ De mais; Embaixo/Em cima; e Há/A) – pp. 504 a 507.


Até a próxima aula: 04/08.
Tem sido uma honra ser o professor de vocês!
Obrigado pelo semestre maravilhoso que passamos juntos aprendendo!
Boas Férias! Bom Descanso!
Deus os abençoe.
Abraços.


“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Levítico 20:23 (As penas de diversos crimes) - Momento Leitura

“Não andeis nos costumes da gente que eu lanço de diante de vós; porque fizeram todas essas coisas; por isso me aborreci deles.”

Levítico 20:23 (As penas de diversos crimes)

terça-feira, 4 de julho de 2017

sábado, 1 de julho de 2017

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - PIBPG) • 28/06 (19h às 21h) – Gramática e Técnica de Redação

- Oficina de Redação (Desvios Linguísticos encontrados em Redações);
- Entrega das redações (corrigidas) produzidas em sala de aula;
- Análise Morfológica Simples (As Dez Classes Gramaticais): exercícios para fixação de conteúdo.

Até a próxima aula: 02/08.

Tem sido uma honra ser o professor de vocês!
Obrigado pelo semestre maravilhoso que passamos juntos aprendendo!
Boas Férias! Bom Descanso!

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Transforme o Problema em Oportunidade (Momento Leitura e Reflexão)


(Autor Desconhecido)





Simples Assim

Levítico 18:30 (Momento Leitura)

“Portanto, guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que se praticaram antes de vós, e não vos contaminareis com eles. Eu sou o Senhor vosso DEUS.”

Levítico 18:30

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Gênesis 1:2 (A criação dos céus e da terra e tudo o que neles há) - Momento Leitura

“A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de DEUS pairava por sobre as águas.”

Gênesis 1:2 (A criação dos céus e da terra e tudo o que neles há)

Determinantes (Adjuntos Adnominais) do Substantivo: Artigo, Pronome, Numeral, Adjetivo e Locução Adjetiva

Antenado Leitor,

"Desvios linguísticos ocorrem por dois motivos: pela falta de conhecimento ou por um mero descuido!"

Então:
Estude e Fique Atento!

Veja as Dicas:


* Assista às videoaulas sobre esse assunto no meu canal no YouTube (Inscreva-se e Compartilhe):


Simples Assim

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Apoio:
Alugue Direto com Renata Puliti
+55 (13) 99763-5797







Veja mais fotos:

Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

Êxodo 23:25 (Momento Leitura)

“Servireis ao Senhor, vosso DEUS, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades.”

Êxodo 23:25

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 23/06 (19h às 21h) – Gramática

- A Diferença entre Complemento Nominal e Adjunto Adnominal – pp. 275 e 276.

Até a próxima aula: 30/06.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

João 3:16 (Momento Leitura)

“Porque DEUS tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Tiago 1:12 (A origem do pecado) - [Momento Leitura e Reflexão]

“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque quando for aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o SENHOR tem prometido aos que o amam.”

Tiago 1:12 (A origem do pecado)

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - PIBPG) • 21/06 (19h às 21h) – Gramática

- Flexão Facultativa do Verbo – pp. 214;
- Vozes do Verbo (Ativa, Passiva Analítica, Passiva Sintética, Reflexiva e Reflexiva Recíproca) – pp. 214 e 215;
- Exercícios para fixação de conteúdo – pp. 221 a 235. (Fazer nas férias de julho e corrigiremos em agosto.)



Obrigado pela presença e pela comunhão! Estava tudo muito delicioso!

Sinto-me honrado por tê-los como meus alunos!

Um agradecimento especial ao casal Darcy Farias e Carlina Cajaiba (Concurseira: aprovada em vários concursos) pelas palavras de incentivo: Perseverança. Tenho certeza de que todos saíram motivadíssimos depois de ouvir as dicas.




Até a próxima aula: 28/06.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Mateus 5:12 (O sermão do Monte – As bem-aventuranças)

“Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”

Mateus 5:12 (O sermão do Monte – As bem-aventuranças)