segunda-feira, 25 de maio de 2015

Diário: Síntese de Aulas




O Valor do Estudo:
Estudando já é difícil alcançar os objetivos... imagine sem o estudo... Realmente não dá!
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As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz. (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

domingo, 24 de maio de 2015

Exercícios/Testes: Linguagem Verbal e Não Verbal

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
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8- Leia com atenção.

Disponível em saltoagulha.com. Acessado em 03/06/14.

Através do uso das linguagens verbal e não verbal, as tirinhas, importante gênero textual, têm como objetivo transmitir uma mensagem para o leitor. Sobre a tirinha do cartunista Laerte, é incorreto afirmar que:

a) Ambos os recursos, visuais e linguísticos, contribuem para a construção de sentidos da tirinha.
b) Os elementos visuais são essenciais para a construção do efeito de humor da tirinha.
c) Pode-se denotar uma crítica contundente ao sistema político brasileiro e à sociedade, que elege um analfabeto como um representante do povo.
d) Pode-se denotar uma crítica à sociedade conservadora, cujos valores estão de acordo com uma maneira retrógrada de pensar.
e) Nenhuma das alternativas acima.


7- Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:
a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.
c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.
d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.


6- (UERJ) No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:
Mineiro de Araguari, o cartunista Caulos já publicou seus trabalhos em diversos jornais, entre eles o Jornal do Brasil e o The New York Times.

a) dificuldade de conexão entre as pessoas
b) aceleração da vida na contemporaneidade
c) desconhecimento das possibilidades de diálogo
d) desencontro de pensamentos sobre um assunto

5- Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
Tirinha Garfield, de Jim Davis.

a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.


4- Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:


Gráficos são exemplos de utilização simultânea das linguagens verbal e não verbal. É preciso analisar as duas ocorrências para a compreensão do texto.

a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.
b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nessa faixa etária.
c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.
d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.

  
3- (ENEM 2013) O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para:
Através da linguagem não verbal, o artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego aborda a triste realidade do trabalho infantil.

a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
b) estabelecer uma postura proativa da sociedade.
c) provocar a reflexão sobre essa realidade.
d) propor alternativas para solucionar esse problema.
e) retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.



2- (ENEM 2013) O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a:

A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em www.caulos.com

a) opressão das minorias sociais.
b) carência de recursos tecnológicos.
c) falta de liberdade de expressão.
d) defesa da qualificação profissional.
e) reação ao controle do pensamento coletivo.

1- Sobre o cartum de Caulos, assinale a proposição correta:
Ao aliar linguagem verbal e não verbal, o cartunista constrói um interessante texto com elementos da intertextualidade.

I. A linguagem verbal é desnecessária para o entendimento do texto;
II. Linguagem verbal e não verbal são necessárias para a construção dos sentidos pretendidos pelo cartunista;
III. O cartunista estabelece uma relação de intertextualidade com o poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade;
IV. O cartum é uma crítica ao poema de Carlos Drummond de Andrade, já que o cartunista considera o poeta pouco prático.


a) Apenas I está correta.
b) II e III estão corretas.
c) I e IV estão corretas.
d) II e IV estão corretas.

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terça-feira, 19 de maio de 2015

Funções da Palavra "SE": Síntese de Aulas


O Valor do Estudo:
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domingo, 17 de maio de 2015

Tipos de Orações Subordinadas: Síntese de Aulas




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sábado, 16 de maio de 2015

Exercícios/Testes: Figuras de Linguagem (1)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
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A charge é um gênero textual que apresenta um caráter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público.


WILLY. Tribuna da Imprensa (RJ), 02 abr. 05.


2- Explique a Ironia presente na Charge.

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1- (CESGRANRIO-2009) No plano linguístico, o humor da charge

(A) tem como foco a imagem antagônica entre a palavra riqueza e a figura do homem maltrapilho.
(B) baseia-se no jogo polissêmico da palavra economia, ora empregada como ciência, ora como conter gastos.
(C) baseia-se na linguagem não verbal, que apresenta um homem subnutrido como um exemplo de brasileiro.
(D) está centrado na ironia com que é tratada a produção de riquezas no Brasil.
(E) reside na ideia de um morador de rua saber falar tão bem sobre assuntos como política, saúde e economia.

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quinta-feira, 7 de maio de 2015

Abreviação da Palavra "Página": Síntese de Aulas




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Leia dicas sobre a Língua Portuguesa em:
http://linguaportuguesaem5minutos.blogspot.com.br

domingo, 3 de maio de 2015

Fábula

A Fábula é um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa.
Os personagens da Fábula geralmente são personificados por objetos e animais que assumem características humanas. É uma narrativa curta e traz sempre uma moral, explícita ou implícita.
De acordo com relatos históricos, Esopo (escravo grego e contador de histórias) é o criador desse gênero reflexivo e educativo.

Exemplo de Fábula.

O Asno, a Raposa, e o Leão

O Asno e a Raposa fizeram um acordo, onde um protegeria o outro dos perigos.
Pacto firmado, e assim entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe e logo encontraram em seu caminho um Leão.
A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e lhe propôs um acordo. Combinou que o ajudaria a capturar o Asno, desde que lhe desse a sua palavra de honra, de que ela não seria molestada.
Diante da promessa do Leão, a Raposa atrai o Asno à uma gruta, e dizendo que ali ele estará em segurança, o convence a entrar.
O Leão ao ver já garantido o Asno, por estar encurralado na gruta, deu um bote e agarrou a Raposa.
Mais tarde, quando estava com fome, voltou e atacou o Asno.

Moral da História:
Nunca confie em concorrentes que se dizem amigos.


Autor: Esopo (620 – 560 a.C.)

sábado, 2 de maio de 2015

Exercícios/Testes: Fábula

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
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Texto 2

O Cão e o Naco de Carne


"Um dia, um cão, carregando um naco de carne na boca, ia atravessando uma ponte. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o naco de carne que este tinha na boca, e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio o naco de carne caiu na água e perdeu-se para sempre."


Moral da história:
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. (Esopo)


De acordo com o que foi estudado acerca das Fábulas, responda:



1- Escreva duas características que comprovam que o texto acima é uma Fábula.

____________________________________________________



2- Complete:
A Fábula é um ______________________________ com característica predominantemente _____________________________ .

___________________

Texto 1
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA
           
            Durante a era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre estava coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porco-espinho, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, e juntar-se mais e mais.
            Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, por ironia da vida, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhe forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes.
            Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelado. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com precaução, de tal forma que unidos, cada qual conservava uma certa distância um do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.
            Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial.
            Sobreviveram.
           
É fácil trocar as palavras…
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado…
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto…
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos…
Difícil é reter o seu calor!
É fácil sentir o amor…
Difícil é conter a sua torrente!
            (Autor Desconhecido)

1- De acordo com o que foi estudado acerca das Fábulas, responda:
a) Qual seria a moral dessa Fábula?

_______________________________________________

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"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz." (Ralph W. Emerson)

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sexta-feira, 1 de maio de 2015

Exercícios/Testes: Vozes do Verbo

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
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5- Transpondo para a voz ativa, como o trecho abaixo seria reescrito?

"Os ladrões foram identificados por uma testemunha.”
________________________________________________

4- Analise a frase abaixo e marque no próprio texto a locução verbal.
“As pessoas vão esquecer o que você disse. Vão esquecer o que você fez. Mas elas jamais vão esquecer o que você as fez sentir.”


3- De acordo com a resposta dada na questão 2, classifique os verbos na ordem que aparecem.

___________________________________________________

3- (Fundação Carlos Chagas – adaptada) Transpondo para a voz passiva a oração “O faro dos cães guiava os caçadores”, obtém-se a forma verbal:
___________________________________________________

2- (TRT-RJ – Adaptada) “Tudo isso pode ser comprovado por qualquer cidadão”. Passe para a forma ativa dessa mesma frase.

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1- Grife o termo classificado como Agente da Passiva.
“Os móveis e as casas foram levados pela correnteza.”

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------------------------------- As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz. (Ralph W. Emerson)

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sábado, 25 de abril de 2015

Exercícios/Testes: Funções da Linguagem

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
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Leia os textos abaixo para classificar as Funções da Linguagem conforme a predominância.
         

Texto 1
QUASE

Quase falei a verdade não é falar a verdade
Quase brinquei não é brincar
Quase quis não é querer
Quase fiz não é fazer
Quase disse não é dizer
Quase toquei não é tocar
Quase cantei não é cantar
Quase chorei não é chorar
Quase estudei não é estudar
Quase ensinei não é ensinar
Quase ajudei não é ajudar
Quase beijei não é beijar
Quase sorri não é sorrir
Quase amei não é amar
Quase orei não é orar
Quase fui não é ser
Quase li não é ler
Quase pensei não é pensar
Quase perdoei não é perdoar
Quase perguntei não é perguntar
Quase morri não é estar morto!
Quase vivi não é viver
Por isso: VIVA a VIDA!

Saia do Quase!
Eu Quase não escrevi isso
Por isso escrevi!
Você Quase entendeu
Não é entender!
Entendeu?!

Texto 2
Os estrangeirismos, também conhecidos como empréstimos linguísticos, devem ser empregados quando não houver um termo equivalente no idioma.

Texto 1: Função ______________________________

Texto 2: Função ______________________________

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Exercícios/Testes: Estrangeirismos

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TEXTO DE REFERÊNCIA PARA AS QUESTÕES 01.

ARDIDA COMO PIMENTA
A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é a piperina. Na pimenta vermelha, é a capsaicina. A pimenta-do-reino é uma frutinha do tamanho de uma miniervilha, que no início é verde, depois fica vermelha e finalmente preta. A árvore que lhe dá origem recebe o nome científico de Piper nigrum. A colheita se dá enquanto as frutas estão vermelhas. Em seguida elas amadurecem, secam e se transformam nos grãos de pimenta-do-reino preta que existem à venda. Sua versão branca é obtida através da remoção da casca preta da fruta seca. Ambas retêm a piperina, porém a pimenta branca, embora tão picante quanto à preta, possui bem menos aroma. A pimenta vermelha (que existe em vários tamanhos), assim como outras pimentas (ex.: tabasco, habanero, jalapeño), são frutos de árvores do gênero Capsicum, que possui origem na palavra grega kaptos, que significa morder. (adaptado da Revista Lupo. s.d.)

2- No texto, encontramos várias palavras em itálico. Assinale a alternativa correta acerca do emprego desse recurso gráfico:
I) Nas palavras Piper nigrum e capsicum o itálico foi empregado por se tratar de nomes científicos de origem latina.
II) Tabasco, habanero e jalapeño estão grafados em itálico por se tratarem de palavras de origem estrangeira.
III) Kaptos está em itálico para chamar a atenção do leitor.
IV) Todas as palavras em itálico no texto indicam um destaque por parte do autor.

Estão corretas:
A) apenas I e II.
B) apenas I e III.
C) apenas II e III.
D) apenas III e IV.
E) apenas II e IV.

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Observe a tirinha de Adão Iturrusgarai:


Os estrangeirismos, também conhecidos como empréstimos linguísticos, devem ser empregados quando não houver um termo equivalente no idioma.


1- O efeito de humor da tirinha é causado pelo fato de:
a) O personagem não conseguir abrir a porta porque não leu a placa afixada.
b) O personagem não conseguir encontrar a palavra push no dicionário.
c) O personagem acreditar na falsa semelhança entre as palavras push e puxe.
d) O personagem não saber inglês, por isso não consegue abrir a porta.

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"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz." (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

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terça-feira, 21 de abril de 2015

Locução Adjetiva: Síntese de Aulas

"Desvios linguísticos ocorrem por dois motivos: pela falta de conhecimento ou por um mero descuido!"

Então:
Estude e Fique Atento!

Veja as Dicas:










Simples Assim

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”




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“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16


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"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Artigo e Substantivo: Redação feita por uma aluna do curso de Letras, da UFPE

Essa é para os amantes da Língua Portuguesa.

Esta é uma redação feita por uma aluna do curso de Letras, da UFPE  (Universidade Federal de Pernambuco - Recife), e que saiu vitoriosa em um concurso interno promovido pelo professor titular da cadeira de Gramática Portuguesa.


"Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. E o artigo era bem definido,  feminino, singular: era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal. Era ingênua, silábica, um pouco átona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanáticos por leituras e filmes ortográficos.

O substantivo gostou dessa situação: os dois sozinhos, num lugar sem ninguém ver e ouvir. E sem perder essa oportunidade, começou a se insinuar, a perguntar, a conversar. O artigo feminino deixou as reticências de lado, e permitiu esse pequeno índice.

De repente, o elevador pára, só com os dois lá dentro: ótimo, pensou o substantivo, mais um bom motivo para provocar alguns sinônimos. Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeça a se movimentar: só que em vez de descer, sobe e para justamente no andar do substantivo. Ele usou de toda a sua flexão verbal, e entrou com ela em seu aposto. Ligou o fonema, e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma fonética clássica, bem suave e gostosa. Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela. Ficaram conversando, sentados num vocativo, quando ele começou outra vez a se insinuar. Ela foi deixando, ele foi usando seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo, todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo direto.

Começaram a se aproximar, ela tremendo de vocabulário, e ele sentindo seu ditongo crescente: se abraçaram, numa pontuação tão minúscula, que nem um período simples passaria entre os dois. Estavam nessa ênclise quando ela confessou que ainda era vírgula ele não perdeu o ritmo e sugeriu uma ou outra soletrada em seu apóstrofo. É claro que ela se deixou levar por essas palavras, estava totalmente oxítona às vontades dele, e foram para o comum de dois gêneros. Ela totalmente voz passiva, ele voz ativa. Entre beijos, carícias, parônimos e substantivos, ele foi avançando cada vez mais: ficaram uns minutos nessa próclise, e ele, com todo o seu predicativo do objeto, ia tomando conta. Estavam na posição de primeira e segunda pessoas do singular, ela era um perfeito agente da passiva, ele todo paroxítono, sentindo o pronome do seu grande travessão forçando aquele hífen ainda singular.
          Nisso a porta abriu repentinamente. Era o verbo auxiliar do edifício. Ele tinha percebido tudo, e entrou dando conjunções e adjetivos nos dois, que se encolheram gramaticalmente, cheios de preposições, locuções e exclamativas. Mas ao ver aquele corpo jovem, numa acentuação tônica, ou melhor, subtônica, o verbo auxiliar diminuiu seus advérbios e declarou o seu particípio na história.
Os dois se olharam, e viram que isso era melhor do que uma metáfora por todo o edifício.
O verbo auxiliar se entusiasmou, e mostrou o seu adjunto adnominal. Que loucura, minha gente. Aquilo não era nem comparativo: era um superlativo absoluto. Foi se aproximando dos dois, com aquela coisa maiúscula, com aquele predicativo do sujeito apontado para seus objetos. Foi chegando cada vez mais perto, comparando o ditongo do substantivo ao seu tritongo, propondo claramente uma mesóclise-a-trois. Só que as condições eram estas: enquanto abusava de um ditongo nasal, penetraria ao gerúndio do substantivo, e culminaria com um complemento verbal no artigo feminino.

          O substantivo, vendo que poderia se transformar num artigo indefinido depois dessa, pensando em seu infinitivo, resolveu colocar um ponto final na história: agarrou o verbo auxiliar pelo seu conectivo, jogou-o pela janela e voltou ao seu trema, cada vez mais fiel à língua portuguesa, com o artigo feminino colocado em conjunção coordenativa conclusiva."

terça-feira, 14 de abril de 2015

Classificação do vocábulo “A” de acordo com o Contexto: Síntese de Aulas

Antenado Leitor,
"Desvios linguísticos ocorrem por dois motivos: pela falta de conhecimento ou por um mero descuido!"

Então:
Estude e Fique Atento!

Veja a Dica:







Veja videoaula no meu canal no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=FWpX3Y4l54w&t=29s

Simples Assim

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”




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