domingo, 18 de abril de 2021

Acróstico para o Dia da Vovó - Por Rayssa de O. D. [3.ª Série - Escola Celestin Freinet]

FANTÁSTICA

EDUCADA

LEAL

IMPORTANTE

ZELOSA

HUMILDE

       ​ÚNICA

    ​CORAJOSA

VERDADEIRA

                 APAIXONANTE

 

           AMÁVEL            

     CARINHOSA              

                DIVERTIDA

       BOND(Ó)SA   

 

          MARAVILHOSA

        ESPETACULAR

        FORTE

          INTELIGENTE

        SIMP(Á)TICA

 

QUERIDA

           ENCANTADORA

 

    GENTIL

       VALIOSA

     AFETUOSA

              RESPONSÁVEL

         DEDICADA

AMIGÁVEL

           ESPECIAL 

TE AMO!       


*Identificação do Texto

           O acróstico é um gênero textual com característica predominantemente descritiva. 

           De acordo com Ferreira (2010, p.15), Acróstico significa "composição poética em que as letras iniciais dos versos formam, lidas verticalmente, palavra(s) ou frase". 

           Texto produzido nas aulas de Redação, na Escola Celestin Freinet, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos. 

 

*Objetivos Desta Produção Textual

           1. Conhecer o gênero textual Acróstico;

           2. Estimular o interesse por este gênero textual;

           3. Estudar suas características;

           4. Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;

           5. Compreender/Interpretar textos de diversos gêneros;

           6. Identificar e caracterizar a tipologia descritiva;

           7. Desenvolver habilidades de escrita;

           8. Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento. 


FONTE

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Dicionário Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8.ed. Curitiba Positivo, 2010. 


Projeto "Pequenos Escritores, Grandes Poetas"

Autora/Escritora: Rayssa de O. D.

3.ª Série

Matéria: Técnica de Redação

Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos

Praia Grande-SP.

03/2021


“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

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Simples Assim

"Quem não é visto, não é lembrado!"

(João Guimarães Rosa)

sexta-feira, 16 de abril de 2021

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Autorretrato da Lud - Por Ludmylla O. F. [2.ª Série - Colégio Batista da Primeira]

 Autorretrato da Lud 


O nome dela é Ludmylla

Mas todos a chamam de Lud (seu apelido)

Não gosta que a chamem pelo seu nome.

 

Sua cor preferida é o preto

Mas também ama o vermelho

Tem a estatura média, pele morena

E os cabelos escuros.

 

Tem um gênio forte

Mas é bem sensível também

É Indecisa na maioria das vezes

E detesta que a desapontem.

 

Ama ajudar os outros quando precisam

Principalmente a quem ama.

E gosta de dar bons conselhos.

 

É muito simpática e amigável

Às vezes, um pouco introvertida

(mas está trabalhando nisso)

Ela é sincera

E leal as suas amizades.

 

Dizem que é doidinha e engraçada

E que também é brava e estressada

Mas é uma ótima menina.

Aquela em quem se pode confiar.

 

Ela é dedicada e esforçada

Determinada para o que quer

E de forma realista

Acredita na esperança.

 

Ela é assim

Doce e meiga

E tem um jeito que é só seu

O Importante é que ela é feliz.

 

------------------------------

*Identificação do Texto

O autorretrato é um gênero textual com característica predominantemente descritiva.

De acordo com Larousse (2009, p. 78), Autorretrato significa “retrato de uma pessoa feito por ela mesma”.

Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Colégio Batista da Primeira, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio. B. S. dos Santos.

 

*Objetivos Desta Produção Textual

1-    Conhecer o gênero textual Autorretrato;

2-   Estimular o interesse por esta modalidade Textual;

3-    Estudar suas características;

4-    Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros Textuais;

5-    Compreender/ Interpretar textos de diversos gêneros;

6-    Identificar e caracterizar a tipologia descritiva;

7-    Desenvolver habilidades de escrita;

8-    Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.

 

FONTE

CARVALHO, Laiz Barbosa de. Minidicionário Larousse da Língua Portuguesa. 3.ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

 

Projeto "Pequenos Escritores, Grandes Poetas"

Autora/Escritora: Ludmylla O. F.

2.ª Série

Matéria: Técnica de Redação

Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos

São Vicente-SP.

24/03/2021


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(João Guimarães Rosa)

terça-feira, 13 de abril de 2021

Desvios Linguísticos Encontrados em Redação (Os mais recorrentes)

Elaboração da Lista: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos (2010)

1) Não fez o Rascunho / Rascunho Incompleto – ( );

2) Letra (Faça caligrafia e pratique a escrita.) – ( );

3) Grafa-se com letra inicial maiúscula: nome próprio / início de frase – ( );

4) Ortografia (desenvolva o hábito de leitura) – ( );

5) Pontuação – ( );

6) Acentuação – ( );

7) Sinais Gráficos (Indicador Nasal; Apóstrofo; Hífen e Cedilha): Desenhá-los corretamente – ( );

8) Cadê o título? – ( );

9) Centralizar o título – ( );

10) Título não é TEMA e TEMA não é Título – ( );

11) Pular uma linha do título para o texto – ( );

12) Não se coloca pontuação final em título, exceto o ponto de interrogação quando for o caso – ( );

13) Organização do texto na folha (Estética Textual) – ( );

14) Escrever até o limite da linha, isto é, não parar antes, tampouco ultrapassá-la – ( );

15) Escrever sobre a linha – ( );

16) Excesso de espaçamento entre as palavras – ( );

17) Excesso de espaçamento entre as letras – ( );

18) Falta de espaçamento entre as palavras – ( );

19) Quando não for parágrafo, começar escrevendo rente à margem esquerda – ( );

20) Cadê os parágrafos? – ( );

21) Parágrafo (2 a 3 cm) – ( );

22) Parágrafo longo (Você se perde no desenvolvimento textual.) – ( );

23) Parágrafos em zig-zag. O primeiro parágrafo será a referência para os demais, portanto, mantenha o “prumo” até o final da redação. – ( );

24) Repetição de palavras e/ou de ideias (Use palavras e/ou expressões sinônimas.) – ( );

25) Trecho(s) faltando palavra(s) – ( );

26) Separação Silábica – ( );

27) Rasura (Por isso que se faz o Rascunho) – ( );

28) Emprego do Hífen – ( );

29) Coesão (Falta de Elementos de Coesão: Anáfora e/ou Catáfora) – ( );

30) Coerência – ( );

31) Concordância Verbal e/ou Concordância Nominal – ( );

32) Colocação Pronominal (Próclise – Mesóclise – Ênclise) – ( );

33) Equivalência Pronominal – ( );

34) Equivalência Verbal – ( );

35) Trecho confuso – ( );

36) Uso de linguagem informal/coloquial (Inadequado para este tipo de texto.) – ( );

37) Redigiu o texto como se estivesse conversando ( );

38) Identificação do Texto: faltam ajustes – ( );

39) Objetivos do Texto: faltam ajustes – ( );

40) FONTE: faltam ajustes – ( );

41) Mínimo de vinte linhas e máximo de trinta – ( );

42) Falta de atenção (ainda) em alguns trechos elementares – ( );

43) _________________________________________________

44) _________________________________________________

*Reescrever o texto no caderno corrigindo os desvios linguísticos;

*Outras orientações dadas em classe.


sexta-feira, 9 de abril de 2021

Solidão (Haicai/Haikai) - Por Pedro Henrique de A. S. [1.ª Série - Colégio Batista da Primeira]


Solidão

 

Sigo isolado

A solidão me atinge

Quando isso vai acabar?

 

*Identificação Textual

O Haicai é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.

De acordo com Aurélio (2008, p. 447), Haicai significa “poema japonês constituído de três versos”.

Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no colégio Batista da Primeira, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

 

*Objetivos Desta Produção Textual

1- Conhecer o gênero textual Haicai;

2- Estimular o interesse por esta modalidade textual;

3- Estudar suas características;

4- Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;

5- Compreender/Interpretar textos de diversos gêneros;

6- Identificar e caracterizar a tipologia narrativa;

7- Desenvolver habilidades de escrita;

8- Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.

 

FONTE

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 7.ed. Curitiba: Positivo, 2008.

 

Autor/Escritor: Pedro Henrique de A. S.

1.ª Série

Colégio Batista da Primeira

Matéria: Técnica de Redação

Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos

São Vicente-SP.

24/02/2021


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(João Guimarães Rosa)

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Gêneros Textuais (Minipesquisa - 1)

Bula (1)

*Identificação do Gênero Textual

A bula é um gênero textual com característica predominantemente injuntiva.

            Segundo Houaiss (2015, p. ?), Bula significa “...”.

           

Verbete (2)

*Identificação do Gênero Textual

O verbete é um gênero textual com característica predominantemente descritiva.

            Conforme Houaiss (2015, p. ?), Verbete significa “...”.

 

Protocolo (3)

*Identificação do Gênero Textual

O protocolo é um gênero textual com característica predominantemente injuntiva.

            Em consonância com Houaiss (2015, p. ?), Protocolo significa “...”.

 

Calendário (4)

*Identificação do Gênero Textual

O calendário é um gênero textual com característica predominantemente injuntiva.

            Como diz Houaiss (2015, p. ?), Calendário significa “...”.

 

Boletim (5-PD); Testamento (6-PI); Cartaz (7- MCID); Biografia (8- PD); Certidão (9- PD); Cardápio (10- I); Convite (11- PD); Boleto (12- PI); Formulário (13- PD); Edital (14- PI); Planejamento (15- PI); Documento (16- PD); Manual de Instrução (17- PI); Anuário (18- PI); Cartão (19- PD);

 

Rótulo (20)

*Identificação do Gênero Textual

O rótulo é um gênero textual que mescla características injuntiva e descritiva.

            De acordo com Houaiss (2015, p. ?), Rótulo significa “...”.

            Minipesquisa 1 feita nas aulas de Técnica de Redação, na FBS Comunicação (PIBPG), sob a orientação do prof. esp. Flávio B. S. dos Santos.

 

 

FONTE

HOUAISS, Antônio. Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

 

Legenda:

- I: injuntiva/instrutiva.

- PI: predominantemente injuntiva.

- D: descritiva.

- PD: predominantemente descritiva.

- N: narrativa.

- PN: predominantemente narrativa.

- DIS: dissertativa.

- PDIS: predominantemente dissertativa.

- MCID: mescla características injuntiva e descritiva.

- MCDN: mescla características descritiva e narrativa.


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(João Guimarães Rosa)

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Aprenda - Por Everson Souza Pereira (Momento Leitura e Reflexão)

Aprenda a crescer diante da diminuição,
Aprenda a olhar o céu mesmo estando lá no chão.

Aprenda a ganhar diante das perdas,
Aprenda a se alegrar mesmo diante das tristezas.

Aprenda a sarar diante das feridas,
Aprenda a chegar mesmo cansado nas corridas.

Aprenda a estar em paz diante da guerra
E aprenda a enxergar o céu, mesmo ainda vivendo na terra.

Autor: Pr. Everson Souza Pereira
Praia Grande-SP. - 21/09/2020



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