segunda-feira, 9 de julho de 2018

Seleção de Senegal (Rima de um Torcedor Aloprado 2) - Mais uma Rima de Minha Autoria

Foi bom torcer para o Senegal
Infelizmente, nesta Copa 2018,
A Seleção Senegalesa se deu Mal.
Mas, na Moral:
Os caras jogaram de maneira fenomenal!
Que legal!



Flávio B. S. dos Santos
Praia Grande-SP. – 1º/07/2018
(Copa do Mundo na Rússia)

Perdeu os meus últimos textos? Então, acesse:
Deixe, se quiser, sua crítica e/ou sugestão.


Carteira de Estudante Fesb 4 (Bragança Paulista-SP. / 2003): Momento Nostalgia

Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista
2003


"Para vencer, aprender. Por mais que o caminho seja cansativo ou, aparentemente, sinta que não vai te levar a lugar nenhum, estudar é a chave para grande parte das oportunidades que surgirão no seu futuro."

domingo, 8 de julho de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 07/07/2018 (14h às 16h) – Gramática

- Análise Morfológica Completa do Substantivo: exercícios para fixação de conteúdo;
- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo;
- Artigo (Definição e Classificação) – pp. 110 e 111.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula:14 /07.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Carteirinha de Professor (Atibaia-SP. / 2003): Momento Nostalgia

Atibaia-SP. / 2003


"Todo mestre já foi aprendiz um dia. Mas também engana-se quem pensa que a busca por conhecimento tem um fim. Quanto mais aprendemos, mais perguntas vão surgindo. O aprendizado é um compromisso para toda a vida. O caminho é cansativo, mas definitivamente muito recompensador!"

Redação no Padrão (Rima de um Professor Aloprado 28) - Mais uma Rima de Minha Autoria

Absalão,
Preste Atenção:
Escreva a Redação
Dentro do Padrão
Para que haja Coerência e Coesão!



Flávio B. S. dos Santos
Praia Grande-SP. – 27/05/2018

Perdeu os meus últimos textos? Então, acesse:
Deixe, se quiser, sua crítica e/ou sugestão.


sábado, 7 de julho de 2018

Substantivo (Rima de um Professor Aloprado 27) - Mais uma Rima de Minha Autoria

Não se esqueça de que o Substantivo é uma Classe Gramatical
Que nomeia objetos e seres em Geral.
Memorizar isso é Fácil
E, entender, seria Sensacional!


Flávio B. S. dos Santos
Praia Grande-SP. – 26/05/2018

Perdeu os meus últimos textos? Então, acesse:
Deixe, se quiser, sua crítica e/ou sugestão.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Exercícios/Testes: Sílaba Átona e Sílaba Tônica

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” (Immanuel Kant) 

1- Faça a separação silábica da palavra “esforços” e classifique as sílabas em: Sílaba Átona e Sílaba Tônica? 
_______________________ 

Texto para as questões de 2 a 5: 

Nos versos desta cantiga popular, você poderá observar algo interessante sobre a tonicidade das sílabas das palavras finais de cada verso. 

"Cai cai balão
Cai cai balão
Na Rua do Sabão
Não cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão!" 

2- Em qual posição está a sílaba tônica das últimas palavras de cada verso? 
______________________

3- Que nome se dá às palavras que têm a sílaba tônica nessa posição? 
______________________

4- As monossílabas são átonas ou tônicas? 
______________________

5- O que as palavras finais de cada verso têm em comum? 
______________________

6- Complete: 

a) Só existe uma sílaba ___________________ dentro de uma palavra. Em contrapartida, podem existir várias sílabas ______________________ dentro de um mesmo vocábulo. 

b) Quando uma palavra é formada com apenas uma sílaba átona ou uma sílaba tônica, classifica-se em: _______________________________________. 
Questão elaborada pelo Prof. Flávio (“Negão”) B. S. dos Santos.

7- Explique a diferença entre Sílaba Átona e Sílaba Tônica. 
_______________________
Questão elaborada pelo Prof. Flávio (“Negão”) B. S. dos Santos.

-------------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------



“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16




Torcedor Aloprado 1 (Seleção Brasileira de Futebol): Minha Caricatura


Exercícios/Testes: Os "Porquês" (3)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
----------------------------------------

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)


1- Marque a opção que preencha corretamente as lacunas: 

Marcelo e Carolina namoraram durante três anos e estavam juntos ______________ se amavam. ______________ agora, depois de tanto tempo, ela resolvera romper o relacionamento? Estaria ela infeliz? ___________? Na verdade ele nunca entenderá o _____________ da atitude da namorada. 

a) porque, por que, por quê, porquê. 
b) por que, porque, porquê, por quê. 
c) por quê, porquê, porque, por que. 
d) porque, por quê, por que, porquê. 
e) porque, por que, porquê, por quê. 

2- Indique qual é a frase cujo uso do “porquê” está correto. 

a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol. 
b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras. 
c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente. 
d) Mudei de canal por quê quis. 
e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação. 

3- Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.” 

a) Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato de não gostar de ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase. 

b) A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, podendo ser substituído por “motivo”. 

c) A primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase. 

d) A primeira forma indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase. 

e) A primeira forma indica causa, tendo o valor de “porém”, não estando acentuado porque é um substantivo que está no início de frase. A segunda indica explicação, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase. 

4- Agora você é um Revisor Textual (Corretor). Encontre o erro na manchete, corrija-o e justifique. 


_____________________________________________
(Questão elaborada pelo Prof. Flávio (“Negão”) B. S. dos Santos 

5- Observe o uso do “porque” na frase: 

"A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora." 

Agora, analise as seguintes: 

I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo? 
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta. 
III. Ele vivia tranquilamente, porque tinha uma grande herança. 
IV. O governo não deve mudar, por quê? 
V. Pergunto por que você é tão irresponsável. 
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa. 

Assinale a única alternativa correta: 

a) As frases I e II são as únicas corretas. 
b) As frases I, III e V são corretas. 
c) Na frase II, o porquê é um substantivo. 
d) Apenas a frase IV está correta. 
e) Apenas a frase VI está correta. 

6- (PUC-RS. – Adaptada). 

- Mas _______é que você não veio? 
- Eu mesmo não sei bem ______. 
- Não será _______ não olhou a agenda? 
- Talvez. Eis ________fico meio intrigado. 

a) por que – por quê – porque – por que. 
b) por que – porque – por que – porque. 
c) porque – porquê – porque – porque. 
d) porque – por quê – por que – porque. 
e) por que – porquê – por que – por que. 

7- (PUC-PELOTAS-RS. – Adaptada) 

- _______saíste mais cedo? 
- Nem eu sei _____. 
- Talvez o _______ deva ser esclarecido. 
- Eis _______devemos conversar. 

a) Por que – porquê – por que – por quê. 
b) Por quê – porquê – por que – por que. 
c) Porquê – por quê- por que- por que. 
d) Por quê – por que – porque – porquê. 
e) Por que – por quê – porquê – por que.

-------------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------



“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16



Tarefa x Conversa (Rima de um Professor Aloprado 26) - Mais uma Rima de Minha Autoria

Para melhor se Concentrar
Faça as tarefas sem Conversar.
Porque se a conversa Continuar
Trocarei você de lugar!



Flávio B. S. dos Santos
Praia Grande-SP. – 25/05/2018


Perdeu os meus últimos textos? Então, acesse:

Deixe, se quiser, sua crítica e/ou sugestão.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 30/06/2018 (14h às 16h) – Gramática

- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo – pp. 104 a 109.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 07/07.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Exercícios/Testes: Pontuação (2)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?
-------------------------------
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

1- Qual é o sinal de pontuação que falta para que a frase a seguir seja imperativa? Depois de responder, reescreva a frase com a pontuação adequada.

"Estude"
_______________________________________

2- Preste bastante atenção quando ler o caso abaixo:

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim:

“- Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.”

Morreu antes de fazer a pontuação.

A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes. Reescreva o excerto acima e pontue, de maneira coerente, de acordo com a visão de cada envolvido.

a) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
________________________________________

b) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
________________________________________

c) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa para a sardinha dele:
________________________________________

d) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
_______________________________________

Moral da história:
"A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras.
Damos o sentido à vida conforme os nossos interesses (pontuação). 
E isso faz toda a diferença..."

3- (Ufpr) Assinale a alternativa em que a oração entre colchetes deve ser necessariamente separada por vírgulas.

a) O presidente da República [que parte para mais uma viagem ao exterior na próxima semana] reuniu os ministros para definir estratégias a fim de combater a fome no Brasil.

b) Os integrantes da comissão [que se mostrarem contrários ao que foi decidido] devem ser substituídos.

c) O candidato [que não concordar com a divulgação das pesquisas de opinião] poderá entrar com processo na justiça.

d) O funcionário público [que for contratado depois da alteração da lei da aposentadoria] não terá mais salário integral quando se aposentar.

e) O eleitor [que se sentir ultrajado pelas campanhas eleitorais] poderá dar uma resposta a esses abusos nas urnas.

4- (USF-SP.) Os períodos apresentam diferenças de pontuação. Indique a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.

a) A menina chorando de emoção, recebeu, o presente das mãos do padrinho.
b) A menina, chorando de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
c) A menina, chorando de emoção recebeu o presente das mãos, do padrinho.
d) A menina chorando, de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
e) A menina, chorando de emoção, recebeu o presente das mãos do padrinho.

5- (Cefet-PR.) Assinale o item em que o texto está corretamente pontuado.

a) Não nego, que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
b) Não nego que ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
c) Não nego que, ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
d) Não nego que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
e) Não nego que, ao avistar a cidade natal, tive uma sensação nova.

6- (UPM-SP.) Os trechos a seguir tiveram sinais de pontuação suprimidos e alterados. Aponte aquele cuja pontuação permaneceu gramaticalmente correta.

a) A ideia do ministro extraordinário dos esportes, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé de colocar na cadeia “os meninos” que participam de brigas entre torcidas organizadas é para ficar no jargão esportivo, uma “bola fora”.

b) Parece que, o Pelé do milésimo gol, que pedia escola para “esses meninos”, também era bem mais sábio do que o que hoje lhes propõe “cadeia”.

c) Os otimistas olham e dizem: Ah, está meio cheio. Mas os pessimistas, veem o mesmo copo, a mesma quantidade de água e acham que está meio vazio.

d) A pesquisa, descrita na edição de hoje da revista científica britânica Nature, é mais um dado na busca pelos cientistas de compreender os mecanismos moleculares da embriogênese, ou seja, a formação e o desenvolvimento dos seres vivos.

e) Como os bens públicos não podem ser penhorados os precatórios entram em ordem cronológica no orçamento do governo.

7- (Fesb-SP.) Assinale a alternativa correspondente ao período de pontuação correta.

a) Na espessura do bosque, estava o leito da irara ausente.
b) Na espessura, do bosque; estava o leito, da irara ausente.
c) Na espessura do bosque; estava o leito, da irara, ausente.
d) Na espessura, do bosque estava o leito da irara ausente.
e) Na espessura, do bosque estava, o leito da irara ausente.

-----------------------------------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"



-------------------------------------------------------




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Família: Prazer e Honra (Mais uma Minicrônica de Minha Autoria)

Para alguns, cuidar da família é um peso; enquanto para outros (assim como para mim), cuidar da família não é uma obrigação: é prazer e honra!
Simples assim.



Flávio B. S. dos Santos
Minicrônica
Praia Grande-SP. – 20/05/2018


Perdeu os meus últimos textos? Então, acesse:
Deixe, se quiser, sua crítica e/ou sugestão.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 23/06/2018 (14h às 16h) – Gramática

- Plural dos Substantivos Compostos (Continuação) – p. 96;
- Flexão de Grau (Substantivo) – pp. 97 a 100;
- Exercícios para fixação de conteúdo – pp. 104 a 109;
- Análise Morfológica Completa do Substantivo.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 30/06.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Prova 2 do livro "Redações Perigosas II, a Fome", de Telma Guimarães Castro Andrade

“Meio de transporte favorito: Livro.”

1- Qual foi o tema da redação que os alunos tinham de redigir para o Concurso Literário?
______________________________

2- Por que um dos capítulos se chama Escola Nova, Vida Nova?
______________________________

3- No capítulo Fome de Todo Tipo as redações redigidas falam de vários tipos de fome. Explique quais são os tipos de fome.
_______________________________


4- Pessoas necessitadas tentam matar a fome de todo jeito. No capítulo Fome de Todo Tipo lê-se várias redações que retratam esse cenário. Qual foi a forma de matar a fome que mais chocou você? Como um cidadão que tem compaixão pelo outro, o que você poderia fazer para amenizar essa situação?
_______________________________


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"
----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------



“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16



Acredite no Teu Potencial [Vídeo - Reflexão]


Simples Assim

domingo, 1 de julho de 2018

VII Semana Cultural (Semacc-2002) - Bragança Paulista-SP.: Palestras e Oficinas

VII Semana Cultural (Semacc)
Bragança Paulista-SP.
2002


“O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para pensar nele.” (Autor Desconhecido)

Criança Não Namora (Momento Leitura e Reflexão)


Não Levante Durante a Explicação (Rima de um Professor Aloprado 25)

Jão,
Você não prestou Atenção
Porque se levantou durante a Explicação
Para jogar o chiclete no lixão.
Por favor, não faça mais isso não
Nas aulas de Técnica de Redação!


Flávio B. S. dos Santos
Praia Grande-SP. – 24/05/2018

Perdeu os meus últimos textos? Então, acesse:
Deixe, se quiser, sua crítica e/ou sugestão.



Apoio:

Acesse:

Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

Simples Assim

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)