quarta-feira, 1 de julho de 2020

Parábola: Isso Também Vai Passar (Momento Leitura e Reflexão)

Havia um rei, que uma vez disse aos sábios da sua corte:
- Eu tenho um anel com um dos diamantes mais preciosos do mundo, e eu quero esconder uma mensagem sob a pedra, que pode ser útil numa situação de extremo desespero. Eu darei esse anel aos meus herdeiros e quero que ele sirva fielmente. Pense qual tipo de mensagem vai estar lá. Deve ser bem curta para caber no anel.

Os sábios sabiam como escrever tratados, mas não sabiam se expressar em sentenças curtas. Eles pensaram e pensaram, mas não chegaram a lugar nenhum.

O rei se queixou do fracasso com um serviçal antigo e fiel, que o criou desde a infância e era parte da família. O velho homem então disse:

"Eu não sou sábio, não tenho educação, mas sei uma mensagem que pode servir.
Em tantos anos passados no palácio, eu conheci muitas pessoas. E uma vez eu servi um visitante místico convidado pelo seu pai, e ele me deu essa mensagem. Eu peço que você não leia agora. Guarde sob a pedra e abra apenas quando não houver nenhuma outra saída.
O rei ouviu o velho serviçal.

Depois de um tempo, os inimigos atacaram o país e o rei perdeu a guerra. Ele escapou no seu cavalo e os seus inimigos o seguiram. Ele estava sozinho e seus inimigos eram muitos. Ele cavalgou até o fim da estrada. Havia um imenso penhasco à sua frente, se ele caísse, seria o fim. Ele não podia voltar, já que os inimigos se aproximavam. Ele já ouvia o trote dos cavalos. Ele não tinha saída, estava em completo desespero.

Então ele lembrou do anel. Ele abriu e encontrou a inscrição: "Isso também vai passar!".

Depois de ler a mensagem, ele sentiu que tudo estava silencioso. Aparentemente aqueles que o seguiam se perderam e foram na direção errada. Não se ouvia mais os cavalos.

O rei estava repleto de gratidão ao serviçal e ao místico desconhecido. As palavras eram poderosas. Ele fechou o anel e voltou para a estrada. Ele recolheu seu exército, e voltou ao seu reino.

No dia que ele voltou ao palácio, organizaram um evento magnífico, um festejo para todo mundo, as pessoas amaram seu rei. Ele estava feliz e orgulhoso.

O velho servo veio e disse a ele, suavemente:
"Mesmo nesse momento, leia a mensagem novamente."

O rei disse: "Agora eu sou um vencedor, o povo está celebrando o meu retorno, não estou em despero, ou numa situação impossível de resolver."

"Ouça esse velho serviçal" disse o próprio. "A mensagem funciona não só nos momentos em que tudo vai mal, mas também nos momentos de vitória."

O rei abriu o anel e leu:
"Isso também vai passar!".

E de novo sentiu um silêncio cair sobre si, ainda que estivesse em meio à multidão dançante e barulhenta. Seu orgulho se dissolveu. Ele entendeu a mensagem. Ele era um homem sensato.

Então o velho homem disse ao rei:
"Você lembra tudo que lhe aconteceu? Nada nem nenhum sentimento é permanente. Como a noite vira dia, momentos de felicidade e desespero tomam lugar um do outro. Aceite-os como a natureza das coisas, como parte da vida."

(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário