segunda-feira, 14 de maio de 2018

Prova do livro Paradidático "Amar, Verbo Intransitivo", de Mário de Andrade

“Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi.” (Mário de Andrade)

1
1- Que é o autor da obra Amar, Verbo Intransitivo?
_______________________________

2- Quem é Elza Fräulein? De onde ela é oriunda? E por que saiu de lá?
_______________________________

3- Qual é a crítica social que a obra faz?
________________________________

4- O texto chocou os intelectuais da época por fazê-los experimentarem uma nova “língua brasileira”. Por quê?
________________________________

5- A leitura completa da obra permite afirmar que:

a) Mário de Andrade constrói uma personagem com uma solidificada preocupação com educação e cultura. Prova disso é que além de possuir em sua biblioteca livros raros, preocupa-se em contratar uma professora de língua alemã para seus filhos.

b) O trecho acima possui a fina crítica ao saber superficial burguês, mas não se relaciona a crítica machadiana produzida em Teoria do Medalhão.

c) Sousa Costa era, segundo o texto, um homem com relações sociais bem cultas.

d) O texto do livro deixa claro a preocupação com a leitura na formação familiar dos filhos.

e) Sousa Costa compra os livros menos pela aquisição do conhecimento e mais para ostentação econômica.

6- Por que o romance apresenta no próprio título uma contradição gritante?
___________________________

7- (U.E. de Londrina) A linguagem empregada por Mário de Andrade em Amar, Verbo Intransitivo prevê:

a) uma sistemática paródia da linguagem clássica;
b) uma paródia da fraseologia parnasiana;
c) uma sistemática imitação dos falares regionais;
d) uma coloquialidade controlada pelo rigor gramatical;
e) uma tentativa de reproduzir a fala do ambiente urbano-industrial.

8- A narrativa é feita na terceira pessoa, por um narrador que não faz parte do romance. É o narrador tradicional, onisciente e onipresente. Contudo, o que se percebe durante a leitura desse livro do ponto de vista do foco narrativo?
___________________________

9- Faça uma análise crítica sobre a obra que acabara de ler.
__________________________

10- Faça de conta que você foi convidado para escrever a Sinopse do livro Amar, Verbo Intransitivo? Redija-a em poucas linhas.
__________________________


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Flávio "Negão"
----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------



“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário