“Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente
grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi.”
(Mário de Andrade)
1
1- Que é o autor da obra Amar, Verbo Intransitivo?
_______________________________
2- Quem é Elza Fräulein? De onde ela é oriunda? E por que saiu de lá?
_______________________________
3- Qual é a crítica social que a obra faz?
________________________________
4- O texto chocou os intelectuais da época por fazê-los experimentarem uma nova “língua brasileira”. Por quê?
________________________________
5- A leitura completa da obra permite afirmar que:
a) Mário de Andrade constrói uma personagem com uma solidificada preocupação com educação e cultura. Prova disso é que além de possuir em sua biblioteca livros raros, preocupa-se em contratar uma professora de língua alemã para seus filhos.
b) O trecho acima possui a fina crítica ao saber superficial burguês, mas não se relaciona a crítica machadiana produzida em Teoria do Medalhão.
c) Sousa Costa era, segundo o texto, um homem com relações sociais bem cultas.
d) O texto do livro deixa claro a preocupação com a leitura na formação familiar dos filhos.
e) Sousa Costa compra os livros menos pela aquisição do conhecimento e mais para ostentação econômica.
6- Por que o romance apresenta no próprio título uma contradição gritante?
___________________________
7- (U.E. de Londrina) A linguagem empregada por Mário de Andrade em Amar, Verbo Intransitivo prevê:
a) uma sistemática paródia da linguagem clássica;
b) uma paródia da fraseologia parnasiana;
c) uma sistemática imitação dos falares regionais;
d) uma coloquialidade controlada pelo rigor gramatical;
e) uma tentativa de reproduzir a fala do ambiente urbano-industrial.
8- A narrativa é feita na terceira pessoa, por um narrador que não faz parte do romance. É o narrador tradicional, onisciente e onipresente. Contudo, o que se percebe durante a leitura desse livro do ponto de vista do foco narrativo?
___________________________
9- Faça uma análise crítica sobre a obra que acabara de ler.
__________________________
10- Faça de conta que você foi convidado para escrever a Sinopse do livro Amar, Verbo Intransitivo? Redija-a em poucas linhas.
__________________________
1- Que é o autor da obra Amar, Verbo Intransitivo?
_______________________________
2- Quem é Elza Fräulein? De onde ela é oriunda? E por que saiu de lá?
_______________________________
3- Qual é a crítica social que a obra faz?
________________________________
4- O texto chocou os intelectuais da época por fazê-los experimentarem uma nova “língua brasileira”. Por quê?
________________________________
5- A leitura completa da obra permite afirmar que:
a) Mário de Andrade constrói uma personagem com uma solidificada preocupação com educação e cultura. Prova disso é que além de possuir em sua biblioteca livros raros, preocupa-se em contratar uma professora de língua alemã para seus filhos.
b) O trecho acima possui a fina crítica ao saber superficial burguês, mas não se relaciona a crítica machadiana produzida em Teoria do Medalhão.
c) Sousa Costa era, segundo o texto, um homem com relações sociais bem cultas.
d) O texto do livro deixa claro a preocupação com a leitura na formação familiar dos filhos.
e) Sousa Costa compra os livros menos pela aquisição do conhecimento e mais para ostentação econômica.
6- Por que o romance apresenta no próprio título uma contradição gritante?
___________________________
7- (U.E. de Londrina) A linguagem empregada por Mário de Andrade em Amar, Verbo Intransitivo prevê:
a) uma sistemática paródia da linguagem clássica;
b) uma paródia da fraseologia parnasiana;
c) uma sistemática imitação dos falares regionais;
d) uma coloquialidade controlada pelo rigor gramatical;
e) uma tentativa de reproduzir a fala do ambiente urbano-industrial.
8- A narrativa é feita na terceira pessoa, por um narrador que não faz parte do romance. É o narrador tradicional, onisciente e onipresente. Contudo, o que se percebe durante a leitura desse livro do ponto de vista do foco narrativo?
___________________________
9- Faça uma análise crítica sobre a obra que acabara de ler.
__________________________
10- Faça de conta que você foi convidado para escrever a Sinopse do livro Amar, Verbo Intransitivo? Redija-a em poucas linhas.
__________________________
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
Abraços do Flávio "Negão"
----------------------------------------------
----------------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)
“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)
“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16
Nenhum comentário:
Postar um comentário