“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”
Vamos Treinar?
----------------------------------------
“A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro.” (Marquês de Maricá)
Leia o texto com atenção e responda ao que se pede:
Você, com certeza, sabe o que é uma oração. Já Eduardo, aluno novo na escola, que estava distraído, pensando em Valéria, sua colega de classe, saiu de seu devaneio quando a professora o chamou:
– Faça o favor de vir até o quadro-negro, Eduardo.
Assustado, o garoto despertou da fantasia. A voz da professora adiou seus projetos.
Surpreendido em flagrante, caminhou, pálido, até o quadro-negro. Queria parecer natural. E elegante, também. Ajeitou os cabelos com a mão. Valéria devia estar olhando para ele... Sem perceber seu embaraço, Márcia chegou perto e pediu:
– Quero que você escreva uma oração no quadro-negro. Qualquer oração.
Eduardo ficou vermelho. Veio na hora o arrependimento: por que não havia escutado a explicação? “Podia ter escolhido outra hora para a Valéria!” culpou-se. Agora, ia ficar sendo olhado por todo o resto da classe – e por ela –, sem saber o que fazer...
– Uma oração, qualquer uma, Eduardo – repetiu a professora.
Um sorriso gozador se insinuava nas caras dos colegas. Eduardo pegou o giz e começou a escrever no quadro, com a letra tremida, uma oração. A única oração que tinha certeza de saber de cor. Sem errar nem uma palavra:
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino...
A gargalhada se espalhou. Eduardo interrompeu a escrita. O gesto foi brusco. O giz se quebrou, rangendo. O menino não teve coragem de se virar. (...) O Pai-nosso é uma oração, tinha certeza.
OLIVIERI, Antonio Carlos. Um bom sujeito. Belo Horizonte: Formato, 1997. pp. 7-8.
1- Eduardo tinha certeza de que o Pai-nosso era uma oração. Então por que os colegas riram dele?
____________________________________________________________
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
Abraços do Prof. Flávio "Negão"
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)
“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)
“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16
Nenhum comentário:
Postar um comentário