sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O Sucesso (Momento Leitura e Reflexão)

“O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para pensar nele.”

(Autor Desconhecido)





Simples Assim

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos PIBPG - Sábado) • 14/09/2019 (10h às 12h) – Gramática e Interpretação Textual

- 52 Dicas para Concursos (De 27 a 33);
- Adjetivo Pátrio – pp. 123 a 125;
- Locução Adjetiva – pp. 126 a 128;
- Exercícios para fixação de conteúdo – pp. 132 a 135.

Até a próxima aula: 21/09.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16


Apoio:
Acesse:

Método de Estudo - Por Aristóteles (Momento Leitura e Reflexão)

“Não há só um método para estudar as coisas.”

(Aristóteles)

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Exercícios/Testes (7): Compreensão e Interpretação Textual

Vamos Treinar?
----------------------------------------
"Os livros têm o poder de transformar a vida das pessoas e fazê-las viajar através do tempo."
----------------------------------------

Um pouco de história

Os primeiros jardins botânicos surgiram a partir do trabalho de antigos botânicos: pessoas que se dedicavam ao estudo das plantas. Eles coletavam tanto espécies nativas – típicas do seu país – como exóticas – originárias de outra nação – e as cultivavam. Buscavam catalogá-las, aclimatá-las quando necessário – ou seja, adaptá-las a um clima diferente do presente em seu lugar de origem – e disseminá-las. Com isso, contribuíram para que surgissem algumas das mais importantes coleções de plantas do mundo.

No Brasil, o primeiro jardim botânico foi construído em Recife no período da dominação holandesa, que durou de 1630 a 1654. Nele, era possível encontrar exemplares da fauna e da flora de diferentes partes do mundo. Depois dele, o Brasil somente ganharia outro jardim botânico em 1798, desta vez em Belém do Pará, chamado de São José. O mais importante jardim botânico do nosso país, no entanto, é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fundado em 1808 pelo príncipe regente D. João VI, com cerca de 13 mil exemplares de plantas exóticas e nativas.

Revista Ciência Hoje das Crianças. Edição 167. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

1- Na passagem “[…] antigos botânicos: pessoas que se dedicavam ao estudo das plantas.”, o autor do texto:

( ) avalia a expressão “antigos botânicos”.
( ) explica a expressão “antigos botânicos”.
( ) caracteriza a expressão “antigos botânicos”.

2- Em “Buscavam catalogá-las […]”, o termo “las” refere-se:

( ) às espécies nativas de plantas.
( ) às espécies exóticas de plantas.
( ) às espécies nativas e exóticas de plantas.

3- De acordo com o texto, o primeiro jardim botânico brasileiro surgiu:

( ) em Recife.
( ) em Belém do Pará.
( ) no Rio de Janeiro.

4- No período “Com isso, contribuíram para que surgissem algumas das mais importantes coleções de plantas do mundo.”, a locução grifada exprime:

( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.

5- No fragmento “[…] o Brasil somente ganharia outro jardim botânico em 1798 […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

( ) “até”.
( ) “apenas”.
( ) “também”.

6- Em “O mais importante jardim botânico […]”, a palavra “mais” foi usada para:

( ) intensificar.
( ) acrescentar.
( ) complementar.

7- No trecho “[…] com cerca de 13 mil exemplares de plantas exóticas e nativas.”, a expressão destacada indica uma quantidade:

( ) exata.
( ) hipotética.
( ) aproximada.

8- Segundo o texto, os antigos botânicos aclimatavam, quando necessário, espécies de plantas. O que significa isso?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questões elaboradas pela Prof.ª Denyse Lage Fonseca.
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

Abraços do Prof. Flávio "Negão".

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Comunique-se (Vídeo - Reflexão)


Simples Assim

sábado, 9 de novembro de 2019

Pauta da Aula (Turma Boqueirão ICEPG - Quinta-feira) • 19/09/2019 (19h às 21h) – Gramática e Interpretação Textual

- 52 Dicas para Concursos (De 20 a 26);
- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo – pp. 114 a 116;
- Adjetivo (Definição e Classificação) – pp. 117 a 119.

Até a próxima aula: 26/09.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Apoio:


Acesse:

Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

Simples Assim

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

As Consequências da Evasão Escolar para o Brasil: Proposta de Redação (Momento Leitura, Reflexão e Produção Textual)

Pratique!




Competências a serem avaliadas:
1-       Demonstrar domínio da norma culta da língua. Serão avaliados: ortografia, acentuação, vocabulário adequado à proposta, pontuação, concordância, regência, correlação verbal;
2-       Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do gênero proposto. Serão avaliados: sequência dos fatos e adequação ao tema;
3-       Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos. Serão avaliados: parágrafos e letra legível;
4-       Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção das ideias. Serão avaliados: coerência e coesão;
Concluir o texto e elaborar a proposta no limite adequado. Serão avaliados: ordem de pensamento, introdução, desenvolvimento e conclusão.


"Quando, um dia, em algum lugar distante de tudo e de todos, plantamos uma semente, ela certamente se espalhará dando muito e muitos frutos. Assim acontece com quem escreve: mais cedo ou mais tarde seu talento será descoberto e suas palavras serão lidas por muita gente."




“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Transtorno Bipolar (Momento Leitura e Reflexão)


Fique por Dentro

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Diferença entre COMPLETO e ACABADO (Momento Leitura e Reflexão)

Há uma diferença, sim.
Nenhum dicionário da língua portuguesa consegue explicar adequadamente a diferença entre estas duas palavras.
Durante uma competição linguística em Lisboa recentemente e, supostamente, frequentada pelos melhores do mundo, Samdar Balgobin, um homem da Guiana, foi o vencedor convincente e foi ovacionado por mais que 5 minutos.
A pergunta final foi a seguinte:
"Como explicar a diferença entre COMPLETO e ACABADO de maneira fácil de entender?"

Tem gente que afirma que NÃO existe diferença entre COMPLETO e ACABADO. Segue a sua resposta inteligentíssima:

- Ao casar com a mulher certa, tu estás COMPLETO. Ao casar com a mulher errada tu estás ACABADO, e quando a mulher certa te flagra junto com a mulher errada, tu estás COMPLETAMENTE ACABADO!

Ele ganhou uma viagem ao redor do mundo.

(Autor Desconhecido)

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Síndrome de Asperger (Momento Leitura e Reflexão)


Fique por Dentro

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos PIBPG - Quarta-feira) • 16/10/2019 (19h às 21h) – Gramática e Interpretação Textual

- 52 Dicas para Concursos (De 41 a 47);
- Grau do Adjetivo – pp. 120 a 122;
- Adjetivo Pátrio – pp. 123 a 125.

Até a próxima aula: 23/10.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Apoio:


Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

Simples Assim

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A Metáfora do Lápis (Momento Leitura e Reflexão)


O menino observava seu avô escrevendo em um caderno, e perguntou:
 — Vovô, você está escrevendo algo sobre mim?

O avô sorriu, e disse ao netinho:
— Sim. Estou escrevendo algo sobre você. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é este lápis que estou usando. Espero que você seja como ele, quando crescer.

O menino olhou para o lápis, e não vendo nada de especial,  intrigado, comentou:
— Mas este lápis é igual a todos os que eu já vi. O que ele tem de tão especial?

— Bem,  depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo - respondeu o avô.
— Primeira qualidade: assim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça de que existe uma  "mão"  que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a mão de Deus.
— Segunda qualidade: assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um "apontador". Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor.
— Terceira qualidade: assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo.
— Quarta qualidade: assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. O seu caráter será sempre mais importante que a sua aparência.
— Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços e marcas na vida das pessoas, portanto, procure ser consciente de cada ação, deixe um legado,
e marque positivamente a vida das pessoas.

(Autor Desconhecido)

Lugar para ser reconhecido é no IML (Momento Leitura e Reflexão)

(Autor Desconhecido)

Simples Assim
Só Rindo

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Capacitação de Professores (Curso de Formação Continuada): Gramática e Técnica de Redação

A FBS Comunicação oferece o Curso de Formação Continuada para Professores e/ou Colaboradores

A Capacitação vai além de um mero treinamento. Ela visa a preparação do profissional e estimula o desenvolvimento de habilidades e competências para que o Capacitado se sinta autoconfiante e autônomo na tomada de decisão e na resolução de problemas advindos da profissão.
Uma pessoa capacitada influi, e muito, na maneira em como desenvolve suas tarefas dentro de uma organização.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES 
CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA 
ÊNFASE EM GRAMÁTICA e TÉCNICA DE REDAÇÃO


Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos 
Especialista em Língua Portuguesa pela São Judas/Unimonte (Santos-SP.) e Graduado em Letras pela Fesb (Bragança Paulista-SP.). Leciona desde 2002. Foi Professor em várias escolas públicas, colégios particulares e escola técnica da capital e do interior do estado de São Paulo. Atualmente é Professor nos Ensinos Fundamental II e Médio (Gramática, Técnica de Redação e Empreendedorismo), no Curso Preparatório para Concursos (Gramática e Técnica de Redação) e em Faculdade; é Revisor Textual; Palestrante; Docente de Curso de Formação Continuada para Professores; Escritor; e já foi Corretor de Provas de Redação do Enem; e Articulista/Colunista em jornais do Brasil e dos Estados Unidos. 

*Habilitado para Lecionar: Comunicação – Linguística – Semântica – Gramática – Técnica de Redação.


“O que ensina esmere-se no fazê-lo.” 
Romanos 12:7


1. PÚBLICO-ALVO
Gestores, diretores, coordenadores, professores do Ensino Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 e demais funcionários da instituição.



2. OBJETIVO GERAL
Capacitar professores/colaboradores de maneira lúdica e mostrar que a Língua Portuguesa (Gramática) pode e deve ser aprendida e apreendida sem “peso”.




3. OBJETIVO ESPECÍFICO
Este curso visa oferecer condições para que os professores/colaboradores possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes frente à demanda dos nossos dias.





4. METODOLOGIA
O curso é teórico-prático, ou seja, a sequência didática pedagógica dos conteúdos abordados segue de maneira interativa e prática.


“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”



Simples Assim


5. REFERÊNCIA

* 2019: Colégio Batista (São Vicente-SP.)
Capacitação com Ênfase em Gramática.


Veja certificados entregues:
- Módulo 2 de Gramática: Morfologia
http://linguaportuguesaem5minutos.blogspot.com/2019/11/capacitacao-dos-professores-infantil-e.html
- Módulo 1 de Gramática: Fonologia


* 2019: Centro Educacional Vila Verde (Praia Grande-SP.)
Capacitação com Ênfase em Técnica de Redação.

Veja certificados entregues:
- Módulo 2 de Técnica de Redação: Tipologia Narrativa
http://linguaportuguesaem5minutos.blogspot.com/2019/12/capacitacao-dos-professores-fundamental.html
- Módulo 1 de Técnica de Redação: Tipologia Descritiva e Tipologia Injuntiva

* 2011: Colégio COC Novomundo (Praia Grande-SP.)
Capacitação com Ênfase em Gramática.



"Quem não é visto, não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16)