sábado, 16 de novembro de 2019

Capacitação dos Professores [Infantil e Fundamental 1] do Colégio Batista (Certificados - 2019): Módulo 2 de Gramática

Morfologia (Módulo 2)

A Capacitação vai além de um mero treinamento. Ela visa a preparação do profissional e estimula o desenvolvimento de habilidades e competências para que o Capacitado se sinta autoconfiante e autônomo na tomada de decisão e na resolução de problemas advindos da profissão.
Uma pessoa capacitada influi, e muito, na maneira em como desenvolve suas tarefas dentro de uma organização.















Avaliação do Professor






Entrega dos Certificados

"Melhor é o fim das coisas do que o início delas."
(Eclesiastes 7:8)















Encerramento da Capacitação
com Ênfase em Gramática




Obrigado, colegas e direção pedagógica, pela confiança em meu trabalho.
Deus os abençoe!

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”


Apoio:
Acesse:

Simples Assim

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)



“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Estude - Por William Shakespeare (Momento Leitura e Reflexão)

"O que não dá prazer não dá proveito. Em resumo, senhor, estude apenas o que lhe agradar."

(William Shakespeare)

FMendes Odontologia: Nesta Marca Eu Confio


Acesse:







Simples Assim
"Quem não é visto, não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O Sucesso (Momento Leitura e Reflexão)

“O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para pensar nele.”

(Autor Desconhecido)





Simples Assim

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos PIBPG - Sábado) • 14/09/2019 (10h às 12h) – Gramática e Interpretação Textual

- 52 Dicas para Concursos (De 27 a 33);
- Adjetivo Pátrio – pp. 123 a 125;
- Locução Adjetiva – pp. 126 a 128;
- Exercícios para fixação de conteúdo – pp. 132 a 135.

Até a próxima aula: 21/09.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16


Apoio:
Acesse:

Método de Estudo - Por Aristóteles (Momento Leitura e Reflexão)

“Não há só um método para estudar as coisas.”

(Aristóteles)

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Exercícios/Testes (7): Compreensão e Interpretação Textual

Vamos Treinar?
----------------------------------------
"Os livros têm o poder de transformar a vida das pessoas e fazê-las viajar através do tempo."
----------------------------------------

Um pouco de história

Os primeiros jardins botânicos surgiram a partir do trabalho de antigos botânicos: pessoas que se dedicavam ao estudo das plantas. Eles coletavam tanto espécies nativas – típicas do seu país – como exóticas – originárias de outra nação – e as cultivavam. Buscavam catalogá-las, aclimatá-las quando necessário – ou seja, adaptá-las a um clima diferente do presente em seu lugar de origem – e disseminá-las. Com isso, contribuíram para que surgissem algumas das mais importantes coleções de plantas do mundo.

No Brasil, o primeiro jardim botânico foi construído em Recife no período da dominação holandesa, que durou de 1630 a 1654. Nele, era possível encontrar exemplares da fauna e da flora de diferentes partes do mundo. Depois dele, o Brasil somente ganharia outro jardim botânico em 1798, desta vez em Belém do Pará, chamado de São José. O mais importante jardim botânico do nosso país, no entanto, é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fundado em 1808 pelo príncipe regente D. João VI, com cerca de 13 mil exemplares de plantas exóticas e nativas.

Revista Ciência Hoje das Crianças. Edição 167. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

1- Na passagem “[…] antigos botânicos: pessoas que se dedicavam ao estudo das plantas.”, o autor do texto:

( ) avalia a expressão “antigos botânicos”.
( ) explica a expressão “antigos botânicos”.
( ) caracteriza a expressão “antigos botânicos”.

2- Em “Buscavam catalogá-las […]”, o termo “las” refere-se:

( ) às espécies nativas de plantas.
( ) às espécies exóticas de plantas.
( ) às espécies nativas e exóticas de plantas.

3- De acordo com o texto, o primeiro jardim botânico brasileiro surgiu:

( ) em Recife.
( ) em Belém do Pará.
( ) no Rio de Janeiro.

4- No período “Com isso, contribuíram para que surgissem algumas das mais importantes coleções de plantas do mundo.”, a locução grifada exprime:

( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.

5- No fragmento “[…] o Brasil somente ganharia outro jardim botânico em 1798 […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

( ) “até”.
( ) “apenas”.
( ) “também”.

6- Em “O mais importante jardim botânico […]”, a palavra “mais” foi usada para:

( ) intensificar.
( ) acrescentar.
( ) complementar.

7- No trecho “[…] com cerca de 13 mil exemplares de plantas exóticas e nativas.”, a expressão destacada indica uma quantidade:

( ) exata.
( ) hipotética.
( ) aproximada.

8- Segundo o texto, os antigos botânicos aclimatavam, quando necessário, espécies de plantas. O que significa isso?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questões elaboradas pela Prof.ª Denyse Lage Fonseca.
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

Abraços do Prof. Flávio "Negão".

“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”




“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Comunique-se (Vídeo - Reflexão)


Simples Assim

sábado, 9 de novembro de 2019

Pauta da Aula (Turma Boqueirão ICEPG - Quinta-feira) • 19/09/2019 (19h às 21h) – Gramática e Interpretação Textual

- 52 Dicas para Concursos (De 20 a 26);
- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo – pp. 114 a 116;
- Adjetivo (Definição e Classificação) – pp. 117 a 119.

Até a próxima aula: 26/09.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Apoio:


Acesse:

Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

Simples Assim

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)

As Consequências da Evasão Escolar para o Brasil: Proposta de Redação (Momento Leitura, Reflexão e Produção Textual)

Pratique!




Competências a serem avaliadas:
1-       Demonstrar domínio da norma culta da língua. Serão avaliados: ortografia, acentuação, vocabulário adequado à proposta, pontuação, concordância, regência, correlação verbal;
2-       Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do gênero proposto. Serão avaliados: sequência dos fatos e adequação ao tema;
3-       Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos. Serão avaliados: parágrafos e letra legível;
4-       Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção das ideias. Serão avaliados: coerência e coesão;
Concluir o texto e elaborar a proposta no limite adequado. Serão avaliados: ordem de pensamento, introdução, desenvolvimento e conclusão.


"Quando, um dia, em algum lugar distante de tudo e de todos, plantamos uma semente, ela certamente se espalhará dando muito e muitos frutos. Assim acontece com quem escreve: mais cedo ou mais tarde seu talento será descoberto e suas palavras serão lidas por muita gente."




“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Transtorno Bipolar (Momento Leitura e Reflexão)


Fique por Dentro

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Diferença entre COMPLETO e ACABADO (Momento Leitura e Reflexão)

Há uma diferença, sim.
Nenhum dicionário da língua portuguesa consegue explicar adequadamente a diferença entre estas duas palavras.
Durante uma competição linguística em Lisboa recentemente e, supostamente, frequentada pelos melhores do mundo, Samdar Balgobin, um homem da Guiana, foi o vencedor convincente e foi ovacionado por mais que 5 minutos.
A pergunta final foi a seguinte:
"Como explicar a diferença entre COMPLETO e ACABADO de maneira fácil de entender?"

Tem gente que afirma que NÃO existe diferença entre COMPLETO e ACABADO. Segue a sua resposta inteligentíssima:

- Ao casar com a mulher certa, tu estás COMPLETO. Ao casar com a mulher errada tu estás ACABADO, e quando a mulher certa te flagra junto com a mulher errada, tu estás COMPLETAMENTE ACABADO!

Ele ganhou uma viagem ao redor do mundo.

(Autor Desconhecido)

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Síndrome de Asperger (Momento Leitura e Reflexão)


Fique por Dentro

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos PIBPG - Quarta-feira) • 16/10/2019 (19h às 21h) – Gramática e Interpretação Textual

- 52 Dicas para Concursos (De 41 a 47);
- Grau do Adjetivo – pp. 120 a 122;
- Adjetivo Pátrio – pp. 123 a 125.

Até a próxima aula: 23/10.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Apoio:


Para desconto, use o código/rima:
Indicação
Do Prof. Flávio "Negão"

Simples Assim

"Quem não é visto não é lembrado!"
(Guimarães Rosa)