sábado, 10 de novembro de 2018

Eleições Brasileiras (Mais uma Produção Textual de Aluna: Haicai) - Por Thayná da S. R. [8.º Ano “A”]

Tema: Eleições 2018 - E eu com isso?


Eleições Brasileiras

De política eu não entendo, 
Todavia, compreendo 
Que essa briga de nada está valendo!


---------------------------------------------------
Thayná da S. R., 8.º Ano “A”
Praia Grande-SP. – 10/2018
Centro Educacional Vila Verde
Técnica de Redação: Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos
----------------------------------------------------

*Identificação do Texto

O Haicai é um gênero textual com característica predominantemente narrativa. 
Segundo Ferreira, (2010, p. 393), Haicai significa “poema japonês, construído por três versos”. 
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

---------------------------------------------------- 
*Objetivos Desta Produção Textual

1. Conhecer o gênero textual Haicai; 
2. Estimular o interesse por este gênero textual; 
3. Estudar suas características; 
4. Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais; 
5. Compreender/Interpretar este tipo de texto; 
6. Identificar e caracterizar tipologia narrativa; 
7. Desenvolver habilidades de escrita. 
8. Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até esse momento. 

--------------------------------------------------- 
FONTE 

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Dicionário Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8.ed. Curitiba: Positivo, 2010.

Trem-bala, Parceiro (Vídeo - Reflexão)


Simples Assim

Contos Africanos (Relato / Experiência)


Simples Assim

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - Sexta-feira - ICEPG) • 26/10/2018 (19h às 21h) – Gramática e Técnica de Redação

- Correção dos exercícios para fixação de conteúdo – pp. 108 e 109;
- A Importância do Rascunho.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 09/11.

Deus os abençoe.
Abraços.





“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Atitude (Momento Leitura e Reflexão) - Por Clarice Lispector

"Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença."

(Clarice Lispector)

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Prova do livro "Ataque do Comando P. Q.", de Moacyr Scliar

“Os bons livros são imunes ao tempo e ao espaço.”

1- Interprete o trecho acima retirado do livro Ataque do Comando P. Q.
______________________

2- Quem é o autor da obra Ataque do Comando P. Q.?
______________________

3- Quais são as temáticas abordadas pelo livro? Cite pelo menos duas.
______________________

4- Quem são os protagonistas da obra Ataque do Comando P. Q.?
______________________

5- O que de terrível estava acontecendo na prefeitura de Curuzu?
______________________

6- Quem foi contratado para resolver o problema detectado na prefeitura de Curuzu? Por quê?
______________________

7- Quem banca o detetive para resolver as charadas (enigmas) misteriosas deixadas pelo hacker?
______________________

8- A obra Ataque do Comando P. Q. dialoga (intertextualidade) com um clássico da literatura brasileira. Qual é o livro e quem é seu autor?

______________________

9- Em consonância com as páginas iniciais da obra Ataque do Comando P. Q., como Lima Barreto foi descrito?

_____________________

10- Como os políticos da antiga Curuzu, o prefeito Ildefonso é um político sem princípios éticos. Assinale as alternativas que justificam essa afirmação:


( ) fanático por computação, considera-se um adepto da modernização tecnológica
( ) não manda dona Rita embora porque ela tem estabilidade e ele não tem provas contra a conduta dela
( ) constrói sua casa com dinheiro da prefeitura
( ) mantém uma “caixinha” para financiar suas eleições
( ) não tem grande interesse por cultura
( ) quebrando sua promessa a Caco, divulga o nome do hacker

11- Você é capaz de reconhecer alguns personagens de Ataque do Comando P. Q. por meio de suas falas? Então, leia com atenção os trechos transcritos a seguir e identifique o autor de cada um deles:

“É. Um hacker, como a gente chama. Os hackers são pessoas que propositadamente quebram a segurança de redes ou pirateiam programas.”
_______________________

“Mas não se preocupe: se o Paulo Quadros for mesmo o P.Q., tudo o que você tem a fazer é dizer para o cara acabar com essa brincadeira.”
_______________________

12- Faça de conta que você foi convidado para escrever a Sinopse do livro Ataque do Comando P. Q. Redija-a em poucas linhas.
________________________


Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16




Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 27/10/2018 (14h às 16h) – Técnica de Redação e Gramática

- Flexão e Emprego dos Numerais – pp. 138 a 143;
- Exercícios para fixação de conteúdo – pp. 146 e 147;
- Oficina de Redação: devolução de redações corrigidas e comentários.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 03/11.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Exercícios/Testes: Modos Verbais (2)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?

----------------------------------------
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)


-------------------------------------------------

1- Qual é o sinal de pontuação que falta para que a frase a seguir seja imperativa? Depois de responder, reescreva a frase com a pontuação adequada.

"Estude"
___________________________

2- Quais destas orações têm seu verbo conjugado no modo imperativo?

a) Vamos esquecer nossas diferenças, por favor.
b) Esqueçamos nossas diferenças.
c) Ela não queria se separar de meu pai por minha culpa.
d) Eu não aceito sua maneira irresponsável.
e) Pensa no futuro de nosso filho!

3- Sobre os modos verbais, responda:

I - Modo verbal que expressa ideia de certeza, quando um fato é concluído como real.
___________________________

II – Modo verbal que expressa dúvida, incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal.
___________________________

III – Modo verbal que pode estar na forma afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou pedido.
____________________________

4- Quais são as três palavras que me ajudam a identificar o verbo no Modo Subjuntivo?
____________________________

5- Na frase “Cada um tem o time que quiser”, o verbo QUERER se apresenta conjugado:

a) no infinitivo impessoal.
b) no modo subjuntivo, tempo pretérito imperfeito, primeira pessoa do singular.
c) no modo indicativo, tempo futuro do pretérito, terceira pessoa do singular.
d) no modo subjuntivo pessoal, terceira pessoa do singular.
e) no infinitivo pessoal, terceira pessoa do singular.

6- Complete com o presente do subjuntivo dos verbos entre parênteses:

a) Espero que vocês ____________________ a responsabilidade de seus atos. (assumir)
b) Não acredito que tu ______________________ o verão ao outono. (preferir)
c) Todos esperam que eu ________________________ o discurso. (fazer) 

7- Leia a tirinha e responda ao que se pede:

a) Verbo no Indicativo
b) Verbo no Imperativo
c) Verbo no Subjuntivo

( ) Jogassem
( ) Jogue
( ) Joga

------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"





“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16


Família x Televisão (Vídeo - Reflexão)


segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Sábado - PIBPG) • 20/10/2018 (10h às 12h) – Gramática [Início do Módulo 1: Fonologia]

- Apresentação do Curso;
- Curiosidades sobre a Língua Portuguesa;
- Estratégias de Estudo.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 27/10.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

"Ataque do Comando P. Q.", de Moacyr Scliar: Mais um Livro Lido por Mim

“Os bons livros são imunes ao tempo e ao espaço.”


Temas Abordados pelo Livro

1) Amor;
2) Crítica Social;
3) Migrações;
4) Seca Nordestina.


“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Exercícios/Testes: Modos Verbais (3)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”

Vamos Treinar?

----------------------------------------
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

-------------------------------------------------

1- Observe a tirinha de Fernando Gonsales:
Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p. 16.

Sobre os verbos do primeiro e segundo quadrinhos, “abaixa, enrola, puxa, torce, vira, remexe, pula”, estão no modo verbal:

a) modo indicativo
b) modo subjuntivo
c) modo imperativo
d) modo gerúndio.
e) modo Infinitivo.

2- Os tempos verbais do Modo Subjuntivo são três. Informe quais são.
_________________________

3- (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma forma verbal foi empregada incorretamente:

a) O superior interveio na discussão, evitando a briga.
b) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido.
c) Quando eu reouver o dinheiro, pagarei a dívida.
d) Quando você vier a Campinas, ficará extasiado.
e) Ele trará o filho, se vier a São Paulo.

4- Observe a tirinha “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, e julgue as proposições:
Calvin e Haroldo, criação do desenhista americano Bill Watterson. Os verbos também podem ser estudados a partir da análise de tirinhas.

I – O verbo “colocou”, no primeiro quadrinho, está no pretérito perfeito;
II – A forma verbal “olhando”, no segundo quadrinho, está no modo indicativo;
III – A forma verbal “poderia”, no segundo quadrinho, está no futuro do pretérito do modo subjuntivo;
IV – A forma verbal “acharmos”, no quarto quadrinho, está no futuro do subjuntivo;
V - A forma verbal “fosse”, no quarto quadrinho, está no pretérito imperfeito do modo indicativo.

Estão corretas:

a) I e IV.
b) II, III e V.
c) I, IV e V.
d) III e V.

5- (Fuvest-SP) Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é:

a) Confira as receitas incríveis preparadas para você. Clica aqui!
b) Mostra que você tem bom coração. Contribua para a campanha do agasalho!
c) Cura-te a ti mesmo e seja feliz!
d) Não subestime o consumidor. Venda produtos de boa procedência.
e) Em caso de acidente, não siga viagem. Pede o apoio de um policial.

6- (Unimep-SP.) “Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este sorriso.” (Fernando Sabino)

Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque.

a) Futuro do pretérito / presente do subjuntivo
b) Pretérito mais-que-perfeito / pretérito imperfeito do subjuntivo
c) Pretérito mais-que-perfeito / presente do subjuntivo
d) Futuro do pretérito / pretérito imperfeito do subjuntivo
e) Pretérito perfeito / futuro do pretérito

7- Sobre os modos verbais, está correta a sequência:

I - Modo verbal que expressa ideia de certeza, quando um fato é concluído como real;
II – Modo verbal que expressa dúvida, incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal;
III – Modo verbal que pode estar na forma afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou pedido.

a) modo imperativo – modo subjuntivo – modo indicativo.
b) modo imperativo – modo indicativo – modo subjuntivo.
c) modo indicativo – modo subjuntivo – modo imperativo.
d) modo indicativo – modo imperativo – modo subjuntivo.
e) Nenhuma das alternativas acima.

------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"





“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16


Uma Nação contra a Corrupção (Momento Leitura e Reflexão)


sábado, 3 de novembro de 2018

Exercícios/Testes: Vozes do Verbo (2)

“Ler, entender e refletir é girar o mundo num virar de página.”


Vamos Treinar?
----------------------------------------
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)


-------------------------------------------------
1- Assinale a opção em que só haja verbos da primeira conjugação:

a) partir, dormir, sorrir
b) vender, soltar, cair
c) cantar, brincar, amar
d) correr, sofrer, prender


2- Analise a frase abaixo e reescreva a locução verbal.


“As pessoas vão esquecer o que você disse. Vão esquecer o que você fez. Mas elas jamais vão esquecer o que você as fez sentir.”
______________________________

3- De acordo com a resposta dada na questão 2, classifique os verbos na ordem que aparecem.
______________________________

4- (TRT-RJ–Adaptada) “Tudo isso pode ser comprovado por qualquer cidadão”. Passe para a forma ativa dessa mesma frase.
______________________________

6- Grife o termo classificado como Agente da Passiva.

“Os móveis e as casas foram levados pela correnteza.”

7- Em que voz as formas verbais se encontram?

No verão, muitas casas são destruídas pelas fortes chuvas.

a) Voz ativa.
b) Voz passiva.
c) Voz reflexiva.
d) Voz ativa e passiva ao mesmo tempo.
e) Voz reflexiva recíproca.

------------------------------------
Obs.:
Se tiver tempo, releia a prova e certifique-se de que não se esqueceu de responder a nenhuma questão.

“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”

Abraços do Prof. Flávio "Negão"





“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16


Minha terra tem o que muitas não têm (Mais uma Produção Textual de Aluna: Paródia) - Por Thaís Y. D. T., 9º Ano “A”

Minha terra tem universidades 
Onde todos querem estudar. 
As árvores que aqui balançam 
Não balançam como lá. 

Nosso frio é mais intenso 
Nosso trânsito lamentável 
Nossas ruas mais emprego 
Mais emprego, mais dinheiro. 

Vivia, sozinha, em casa 
Única opção era trabalhar. 
Minha terra tem universidades 
Onde todos querem estudar. 

Minha terra tem poluição 
Onde não encontro em outro lugar. 
Vivia, sozinha, em casa 
Única opção era trabalhar. 
Minha terra tem universidades 
Onde todos querem estudar. 

Não permita Deus que eu morra 
Sem que eu volte para lá. 
Sem que eu sinta um pouco mais daquela poluição 
Que só encontro por lá. 

Minha terra tem universidades 
Onde todos querem estudar. 

----------------------------------------- 
Paródia da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.
Thaís Y. D. T., 9º Ano “A”
Praia Grande-SP. – 08/09/2018
Centro Educacional Vila Verde
Técnica de Redação: Prof. Flávio B. S. dos Santos

---------------------------------- 
*Identificação do Texto: 

A Paródia é um gênero textual com característica predominantemente narrativa. 
Conforme Ferreira (2010, p. 611), Paródia significa “imitação cômica de uma composição literária”. 
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos. 

----------------------------------- 
*Objetivos Desta Produção Textual: 

1) Conhecer o gênero Paródia; 
2) Estimular o interesse por esses gêneros textuais; 
3) Estudar suas características; 
4) Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais; 
5) Compreender/Interpretar textos; 
6) Identificar e caracterizar a tipologia narrativa; 
7) Desenvolver habilidades de escrita; 
8) Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento. 

-------------------------------- 
FONTE 
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio de Língua Portuguesa. 6.ed. Curitiba: Positivo, 2007.

A Doença que Nenhum Remédio Cura - Por Augusto Cury [Vídeo - Reflexão]


Simples Assim

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Pauta da Aula (Turma Tude Bastos - Quarta-feira - PIBPG) • 24/10/2018 (19h às 21h) – Técnica de Redação

- Oficina de Redação: devolução de redações corrigidas e comentários acerca dos desvios linguísticos cometidos;
- Ficha de Identificação/Cadastro: Gênero Textual;
- Produção Textual (Rascunho): Ficha de Identificação/Cadastro.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 31/10.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

NASISTA (Jogo de Palavras): Ortografia, Semântica e Trocadilho

Entenda Quem Puder


quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Parte da Turma Boqueirão 2015: Curso de Gramática e Técnica de Redação

Parte da Turma Boqueirão 2015: Direto do Túnel do Tempo...
Foi uma honra ter sido o professor de vocês!!!



---------------------------------------
“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
---------------------------------------------- 
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33) 

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7) 

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci) 

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Meu Super-Homem (Mais uma Produção Textual de Aluna: Poema) - Por Thayná da S. R., 8.º Ano “A”

Ele é o Super-Homem da vida real 
Fica acordado até tarde quando estou doente 
Acorda cedo para trabalhar sem reclamar! 
Não tem como não amar 
Ajuda-me a fazer meus deveres 
Corrigi-me quando eu preciso 
Me dá tudo que eu quero 
Faz mil coisas de uma vez só! 

Ele é o Super-Homem que todos gostariam de ter em suas casas! 
Ele é o meu herói 
Ele é o meu pai 
Amo-te, Papai!

-------------------------------------------- 
TEMA: Os Heróis de Hoje.
Thayná da S. R., 8.º Ano “A” 
Praia Grande-SP. – 02/2018 
Centro Educacional Vila Verde 
Técnica de Redação: Prof. Flávio B. S. dos Santos 
----------------------------------------------- 

*Identificação do Texto: 

O Poema é um gênero textual com característica predominantemente narrativa. 
Segundo Ferreira (2010, p. 594), Poema significa “obra em verso, ou não, em que há poesia”. 
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos. 

---------------------------------------------- 
*Objetivos Desta Produção Textual: 

1) Conhecer o gênero textual Poema; 
2) Estimular o interesse por esses gêneros textuais; 
3) Estudar suas características; 
4) Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais; 
5) Compreender/Interpretar textos; 
6) Identificar e caracterizar tipologia narrativa; 
7) Desenvolver habilidades de escrita; 
8) Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento. 

----------------------------------------- 
FONTE 

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8.ed. Curitiba: Positivo, 2010.



Pauta da Aula (Turma Boqueirão - Sexta-feira - ICEPG) • 19/10/2018 (19h às 21h)

Início do Módulo 1 de Técnica de Redação: Tipologia Descritiva

- Tipos de Título;
- A Diferença entre Tipologia Textual e Gênero Textual.

Obrigado pela presença.
Até a próxima aula: 26/10.

Deus os abençoe.
Abraços.




“A função do professor/educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”
----------------------------------------------

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

PT e Aliados: Só não vê quem não quer