segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Membro da Comissão Julgadora: I Concurso Literário de Praia Grande 2015






Obrigado, Prefeitura de Praia Grande, pelo convite e confiança em meu trabalho.

"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz." (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

"Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer que a sua alma goze do bem do seu trabalho. Vi que também isso vem da mão de DEUS." (Eclesiastes 2:24)

sábado, 12 de novembro de 2016

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 10/11/2016 (19h às 21h) – Gramática

- Advérbios Interrogativos e Grau do Advérbio – pp. 241 e 242;
- Palavras e Locuções Denotativas – p. 242.

Até a próxima aula: 17/11.

Deus os abençoe.
Abraços.





Prova do livro paradidático "O Cortiço", de Aluísio Azevedo

“Ao ler, devemos fazê-lo com prazer.” (Provérbio)

1- A história de O Cortiço se passa no Rio de Janeiro, nas décadas de 1870 a 1880. Naquela época o Brasil vivia o final do Segundo Império, quando o governo de Dom Pedro II enfrentava questões sociais e problemas políticos. Embora a maior parte da população brasileira ainda morasse no campo, as grandes cidades sofriam um rápido crescimento no número de seus habitantes. Qual era a única opção de moradia para os mais pobres, pouco beneficiados pelo desenvolvimento do país?
_____________________________

2- Segundo esta narrativa de ficção, o que se pode inferir sobre o caráter de João Ramalho? Cite pelo menos três passagens que sustentem a sua inferência. Antes de responder à pergunta, consulte o dicionário e registre aqui o significado da palavra “caráter”. Depois faça a citação conforme as normas da ABNT.
_____________________________

3- Qual era o projeto (sonho) de João Ramalho?
_____________________________

4- Conclua de acordo com a narrativa (início da história):

Bertoleza era_________________

5- Como Miranda definia os membros de sua família? Transcreva dois trechos para comprovar a sua resposta. Que sugestão você daria para que eles se tornassem uma família harmoniosa.
____________________________

6- Após o incêndio e depois da reforma, quem podia morar no novo cortiço?
____________________________

7- O que aconteceu com Bertoleza no final da narrativa? Justifique a sua resposta.
____________________________

8- Quem foi Aluísio de Azevedo? O que você sabe sobre esse renomado escritor? Faça um breve relato e atenha-se ao registro feito no livro acerca dele.
_____________________________

9- Em algumas tardes do século XIX, na Rua do Ouvidor, não seria difícil deparar, em alguma confeitaria, com grandes autores imortalizados como membros da Academia Brasileira de Letras. Esses ilustres escritores eram:
_____________________________

10- Naquela época já havia um contraste social muito grande. Em sua opinião, houve alguma melhora daquele tempo para o momento atual? Justifique sua resposta com exemplos do texto.
_____________________________

11- O livro O Cortiço faz uma crítica:

a) à escravidão.
b) à sociedade burguesa.
c) às péssimas condições de vida dos cortiços.

12- Quais são os personagens principais de O Cortiço?

a) João Romão, Miranda, Bertoleza, Jerônimo, Rita Baiana, Léonie, Pombinha, Estela, Zulmira, Piedade e Capoeirista Firmo.
b) Pedro Bala, Volta Seca, João José, Gato, Boa-Vida, Sem-Pernas, João Grande, Querido-de-Deus e Dora.
c) Jacinto, Zé Fernandes, Madame de Oriol, Grão-duque, Joaninha e tia Vicência.

13- Qual é o foco narrativo do romance O Cortiço?

a) Terceira Pessoa.
b) Segunda Pessoa.
c) Primeira Pessoa.

14- Sobre a linguagem presente em O Cortiço, podemos afirmar quê:

a) Segue estritamente a norma culta.
b) Apresenta gírias comuns da época e sinais de oralidade.
c) Utiliza-se de estrangeirismo para diferenciar os aristocratas dos moradores do cortiço.


"O Cortiço", de Aluísio Azevedo: mais um livro lido por mim

“Ao ler, devemos fazê-lo com prazer.” (Provérbio)


“A função do Professor é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.”


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Enem (Para descontrair) - 2016

Kero agradisser auz familiares qui tava torssendo por eu mais infelismenti eu nao paçei no ENEM. A prova de redassão tava mto difissio. Eu fis tudo e nao emtemdi purque nao paçei. Mais cem pobrema... Anu qui vein nóis temta dinovo. Obrigadu há tudim pela forsa!
Nu portuguêis eu çou até bon. A matenmatica é qui mim dirruba...

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

"Dom Casmurro", de Machado de Assis: mais um livro lido

“A leitura, como a comida, não alimenta sem ser digerida.” (Provérbio)



Prova do livro paradidático "Dom Casmurro", de Machado de Assis

“A leitura, como a comida, não alimenta sem ser digerida.” (Provérbio)

1- Quem é o autor de Dom Casmurro? O que você sabe sobre esse renomado escritor? Faça um breve relato e atenha-se ao registro feito no livro acerca dele.
_________________________________

2- Qual é o significado da palavra “Casmurro”? Consulte o dicionário para responder a essa pergunta. Depois da resposta, cite a fonte de acordo com as normas da ABNT.
_________________________________

3- Quem era a grande paixão de Bento Santiago? Quando eles se conheceram?
_________________________________

4- Qual foi a metáfora utilizada nessa narrativa para descrever os olhos de Capitu?
_________________________________

5- Quais foram as “manobras” que Bentinho usou para não ir para o seminário? Ele obteve êxito? Transcreva um trecho que justifique a sua resposta.
_________________________________

6- Segundo a gramática normativa, SUPERLATIVO (adj.) quer dizer: Que demonstra uma característica num grau muito excessivo. Quem tinha o hábito de falar assim? Transcreva dois trechos para comprovar a sua resposta.
_________________________________

7- Por que Bento teve de ir para o convento?
_________________________________

8- Qual era a profissão de Bento Santiago? Onde e com quantos anos ele se formou?
_________________________________

9- Depois de dois anos casados, qual foi o maior desgosto de Santiago? E quais foram as palavras de consolo que o melhor amigo dele deu? Copie um trecho do livro para comprovar a sua resposta.
_________________________________

10- Em Dom Casmurro há duas Capitulinas. Diga quem é quem na história.
_________________________________

11- Por que Bentinho e Capitu dão o nome de Ezequiel ao filho?
_________________________________

12- Com quem Ezequiel mais se parecia? Por quê? Use algumas passagens da narrativa para comprovar a sua resposta.
_________________________________

13- Qual o destino da personagem Capitu, nos capítulos finais de Dom Casmurro? E o que aconteceu com ela depois de um tempo?
_________________________________

14- Após algum tempo, Ezequiel voltou a morar com o “pai”. Conte o que aconteceu com o “filho” depois que foi para o Egito.
_________________________________

15- Traiu ou não traiu? Pode-se afirmar que os temas centrais do romance Dom Casmurro são:

a) O ciúme de Bentinho e a dúvida.
b) O adultério e a falsidade de Capitu.
c) O feminismo pioneiro da protagonista, considerando que a história transcorre em meados do século 19.

domingo, 6 de novembro de 2016

Prova do livro paradidático "Asas de Dentro", de Sônia Barros

“A leitura engrandece a alma.” Voltare

1- O livro é dividido em quantos capítulos? Reescreva o nome de cada um.
___________________________

2- Quem narra a história, é o narrador personagem (1.ª pessoa) ou narrador observador (3.ª pessoa)? Copie um trecho para comprovar a sua resposta.
___________________________

3- Quem são os personagens que fazem parte de toda a narrativa?
___________________________

4- Como se chama o animal de estimação da personagem principal? Descreva-o?
___________________________

5- Qual é a fama negativa que a vizinha tem?
___________________________

6- Quem traiu a confiança de Rosinha? Por quê?
___________________________

7- Quem é a melhor amiga de Rosinha?
___________________________

8- A diretora sugeriu que dona Celeste transferisse Rosinha para uma escola de Meninas de Cabelo cor-de-rosa. Qual foi a resposta da mãe de Rosinha? Transcreva o trecho para comprovar a sua resposta.
___________________________

9- Qual é a profissão do tio Vinícius?
___________________________

10- Logo após a morte de vó Carlota, Rosinha sonhou com ela. Como foi esse Sonho?
___________________________

11- Qual era o gênero textual que havia no livro que Rosinha ganhou do tio Vinícius?
___________________________

12- Tio Vinícius lia os textos no livro com muito entusiasmo e alegria. Por isso, Rosinha passou a ler poemas com muita frequência. O que deixou de acontecer quando Rosinha passou a ler poemas?
___________________________

13- Rosinha detestava fazer redação, mas depois que começou a ler poemas ela se tornou uma ___________________________?

14- Com quem Rosinha comparou o tio Vinícius?
____________________________

15- Depois de um tempo, o monstro voltou a aparecer. O que Rosinha fazia para que ele desaparecesse?
____________________________

16- Rosinha é o apelido da personagem principal (protagonista). Qual é o verdadeiro nome dela?
____________________________

17- Quais são as duas coisas que Rosinha e Jota têm comum?
____________________________

18- Quem influenciou Jota para que ele gostasse de ler poemas?
____________________________

19- Quais eram as duas novidades que Rosinha queria contar ao tio Vinícius pessoalmente quando ele retornasse de viagem?
____________________________

20- O que devemos avaliar em uma pessoa, é a aparência ou o coração dela? Por quê?
____________________________

Prova do livro paradidático "Mano Descobre a Diferença", Heloisa Prieto e Gilberto Dimenstein

“Para não seres cabeça dura, dedica-te à leitura.” (Provérbio)

1- Quem era Aladin? Descreva-o. Por que ele se chama assim?

___________________________

2- Quem era “Os Três Mosqueteiros” nesta narrativa de ficção? E o que eles eram um do outro?
___________________________

3- Transcreva o trecho em que Mano consegue entender a história que Aladin contou sobre a águia e a galinha.
___________________________

4- D’Artagnan perguntou a Oscar se ele havia lido Os Três Mosqueteiros. Como ele descreve o personagem que deu origem ao seu apelido? Por que ele era diferente dos três mosqueteiros (protagonistas da história do livro e do filme)?
___________________________

5- O que significa oráculo? Consulte o dicionário para responder a essa pergunta. Depois da resposta, cite a fonte de acordo com as normas da ABNT. (0,5)
___________________________

6- Cacá era o apelido de qual personagem? Transcreva um trecho do livro que comprove a sua resposta.
___________________________

7- Qual foi a moral da história “O Patinho Feio” na versão de Aladin? Interprete essa moral.
___________________________

8- Qual era o grito de guerra de Os Três Mosqueteiros? E o que significava essa expressão?
___________________________

9- O livro Mano Descobre a Diferença faz alusão a quais filmes?
___________________________

10- Mano, Cacá e Oscar conheceram Alexandre pela internet e foram à casa dele para conhecê-lo pessoalmente. Você faria o mesmo que eles fizeram? Iriam à casa de alguém que você nem conhece sem seus pais saberem? Justifique a sua resposta.
___________________________

11- Qual expressão que denota cumprimento foi grafada de maneira errada no livro? Faça a correção e recorra ao dicionário para comprovar a sua resposta. Depois da resposta, cite a fonte de acordo com as normas da ABNT.
___________________________

12- Por que Alexandre não compareceu à festa que foi feita para ele. O que ele alegou?
___________________________

13- Qual é o tema principal abordado pelo livro Mano Descobre a Diferença? Reescreva um trecho da narrativa que sustente a sua resposta.
___________________________

14- Qual a profissão da mãe de Mano? Em que momento da história ela usa da experiência que tem como profissional para aconselhar Mano? Copie a passagem que comprova a sua resposta.
___________________________

15- Complete exatamente como está no livro.

“Cacá olhou pra mim rindo. Depois me passou um bilhetinho onde estava rabiscado assim:

___________________________


"Mano Descobre a Diferença": mais um livro lido por mim

“Para não seres cabeça dura, dedica-te à leitura.” (Provérbio)



Prova do livro paradidático "O Alienista", de Machado de Assis

“A leitura aumenta a sabedoria.” (Provérbio)

1- Faça um breve relato sobre Machado do Assis. Atenha-se ao registro feito no livro sobre ele.
__________________________________

2- Qual era o objetivo profissional de Bacamarte e o seu maior sonho? Ele precisou da ajuda de quem para realizá-lo? E como foi batizado esse local?
__________________________________

3- Qual é o ditado (dito) popular mencionado nesta narrativa que gera, de certa forma, a comicidade?
__________________________________

4- Faça uma síntese de quem era o Dr. Simão Bacamarte.
__________________________________

5- Simão escolheu casar-se com Dona Evarista e foi questionado pelo tio dele. Por quê? Quais foram as virtudes que Bacamarte encontrou em sua esposa? Para ele, como seriam seus filhos?
__________________________________

6- A sociedade daquela época e a de hoje vê a escolha por uma esposa do ponto de vista de Simão Bacamarte ou do ponto do vista do tio dele? Em sua opinião, por que isso acontece?
__________________________________

7- De acordo com a história lida, por que o doutor mergulhou literalmente no estudo e na prática da medicina?
__________________________________

8- Qual era o objeto de estudo do Dr. Simão?
__________________________________

9- Qual é a diferença entre Alienista e Alienado? Consulte o dicionário para responder a essa pergunta. Depois da resposta, cite a fonte de acordo com as normas da ABNT.
__________________________________

10- Em um dado momento da narrativa, o Dr. Simão Bacamarte resolve soltar todos os internados (“pacientes” / “cobaias”)... Por quê?
__________________________________

11- Quem foi o último paciente (“cobaia”) do Dr. Bacamarte? Conte o que aconteceu com ele.
__________________________________



sexta-feira, 4 de novembro de 2016

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Intensivão de Gramática para Concursos (1.º/10/2016): Espaço Educação em Praia Grande-SP.

Intensivão de Gramática para Concursos
Espaço Educação em Praia Grande-SP.
1.º/10/2016







Obrigado, Alunas, por acreditarem em vocês mesmas e no meu trabalho.
Foi uma honra compartilhar conhecimento com vocês!
Que venham as próximas etapas!

Deus abençoe vocês!
Abraços a todas.

-----------------------------------------------------------------------------
“Aprendam o que é ensinado a vocês.” (Provérbios 8:33)

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” (Ralph W. Emerson)

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:7)

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci)

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

Asas de Dentro (De Sônia Barros): mais um livro lido por mim

“A leitura engrandece a alma.” Voltaire


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

domingo, 23 de outubro de 2016

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 20/10/2016 (19h às 21h) – Gramática

- Vozes do Verbo (Ativa, Passiva, Reflexiva e Reflexiva Recíproca) – pp. 214 e 215;
- Exercícios para fixação de conteúdo – pp. 236 a 237;
- Preposição (Essencial, Acidental e Contração/Combinação) e Locução Prepositiva – pp. 236 e 237.

Até a próxima aula: 27/10.

Deus os abençoe.
Abraços.


sábado, 22 de outubro de 2016

Felicidade é um estado e não um bem material - Por Cláudio Duarte

"O fusca leva você ao mesmo lugar que a BMW. Cachorro quente mata a fome da mesma forma que caviar, a água de qualquer praia é salgada como a de Fernando de Noronha. Você só não aproveita sua vida porque quer ter a vida dos outros. Esquecemos que as oportunidades vão embora e só nos resta gratidão pelo que temos. Felicidade é um estado e não um bem material."

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

domingo, 16 de outubro de 2016

Encerramento do Ano Letivo – 2016 (Curso de Gramática e Técnica de Redação): FBS Comunicação/PIBPG

Encerramento do Ano Letivo – 2016
Curso de Gramática e Técnica de Redação para Concursos
FBS Comunicação/PIBPG


* Data de Entrega dos Certificados (Fechamento de Módulo): 30/11/2016.

* Data de Encerramento das Aulas: 14/12/2016.

* Dia e Hora: Quarta-feira, das 19h às 21h.

* Quem estará presente no Encerramento: Alunos, Pais de Alunos (e/ou familiares) e Professor (Esposa e filhos).


Programação para a Noite de Entrega dos Certificados

- A partir das 18h45: Recepção;

- 19h: Início.

Agradecimento;

Apresentação dos Projetos (Cursos oferecidos Centro Educacional);

Apresentação de Vídeos e Slides;

Entrega dos Certificados;

Apresentação do Curso de Libras (Encenação);

Comes & Bebes (Confraternização – Cada um levará um prato de salgado ou doce e uma bebida).

- 21h: Encerramento do Evento.


Observações para o dia:

- Cheguem com quinze minutos antes, se for possível;

- Será no Salão (Templo);

- Quaisquer dúvidas e/ou sugestões, por favor, sintam-se à vontade para me chamar para conversarmos.

Obrigado pelo apoio, dedicação, empenho e presença de todos vocês durante todo o ano letivo de 2016.
Deus os abençoe.
Abraços.


Encerramento do Ano Letivo – 2016 (Curso de Gramática e Técnica de Redação): FBS Comunicação/ICEPG

Encerramento do Ano Letivo – 2016
Curso de Gramática e Técnica de Redação para Concursos
FBS Comunicação/ICEPG

* Data de Entrega dos Certificados (Fechamento de Módulo): 24/11/2016.

* Data de Encerramento das Aulas: 08/12/2016.

* Dia e Hora: Quarta-feira, das 19h às 21h.

* Quem estará presente no Encerramento: Alunos, Pais de Alunos (e/ou familiares) e Professor (Esposa e filhos).


Programação para a Noite de Entrega dos Certificados

- A partir das 18h45: Recepção;

- 19h: Início.

Agradecimento;

Apresentação dos Projetos (Cursos oferecidos no Centro Educacional);

Apresentação de Vídeos e Slides;

Entrega dos Certificados;

Apresentação do Curso de Libras (Encenação);

Comes & Bebes (Confraternização – Cada um levará um prato de salgado ou doce e uma bebida).

- 21h: Encerramento do Evento.


Observações para o dia:

- Cheguem com quinze minutos antes, se for possível;

- Será no Salão;

- Quaisquer dúvidas e/ou sugestões, por favor, sintam-se à vontade para me chamar para conversarmos.

Obrigado pelo apoio, dedicação, empenho e presença de todos vocês durante todo o ano letivo de 2016.
Deus os abençoe.
Abraços.


Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 13/10/2016 (19h às 21h) – Técnica de Redação

- Gênero Textual: Autorretrato (Definição e Exemplos);
- Produção Textual: Autorretrato (Rascunho e Definitiva).

Até a próxima aula: 20/10.

Deus os abençoe.
Abraços.


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 06/10/2016 (19h às 21h) – Gramática

- Conjugação dos Verbos Defectivos – pp. 188 a 191;
- Lista de Verbos e Suas Conjugações (Tarefa para casa) – pp. 192 a 209;
- Verbos Pronominais – pp. 210 a 212;
- Emprego do Infinitivo – pp. 212 e 213;
- Emprego da Forma Flexionada – p. 213.

Até a próxima aula: 13/10.

Deus os abençoe.
Abraços.


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 29/09/2016 (19h às 21h) – Gramática

- Formação dos Tempos e Modos Simples do Verbo – p. 178 a 181;
- Derivação do Pretérito Perfeito do Indicativo – pp. 181 a 183;
- Formação dos Tempos Compostos – pp. 183 a 185;
- Locução Verbal – p. 185;
- Conjugação dos Verbos Auxiliares – pp. 186 a 188.

Até a próxima aula: 06/10.

Deus os abençoe.
Abraços.


domingo, 9 de outubro de 2016

sábado, 8 de outubro de 2016

sábado, 1 de outubro de 2016

Pauta da Aula (Turma Boqueirão - ICEPG) • 15/09/2016 (19h às 21h) – Gramática

- Flexão Verbal (Número, Pessoa, Tempo e Modo) – pp. 174 e 175;
- Classificação dos Verbos (Regular, Irregular, Anômalos, Defectivos e Abundantes) – pp. 175 e 176. 
Até a próxima aula: 22/09.

Deus os abençoe.
Abraços.