Páginas

domingo, 30 de abril de 2017

Rascunho - Por Ana Paula de Araújo

“Quando, um dia, em algum lugar distante de tudo e de todos, plantamos uma semente, ela certamente se espalhará dando muitos e muitos frutos. Assim acontece com quem escreve: mais cedo ou mais tarde seu talento será descoberto e suas palavras serão lidas por muita gente.”


A IMPORTÂNCIA DO RASCUNHO

Em todo processo de construção textual, há uma fase de elaboração de organização das ideias chamado rascunho. Todo bom escritor passa por isso, e dentro da produção de uma redação o seu uso é indispensável.

Por outro lado, fazer um rascunho e passar a limpo sem antes fazer uma leitura crítica é uma atividade inútil e muitas vezes até irritante.

O rascunho serve para que o autor do texto se comporte como um leitor crítico e faça as devidas alterações visando a melhoria da qualidade do texto.

Para que se faça um bom rascunho é necessário treino e dedicação, é preciso que este seja feito várias vezes até que se adquira o hábito. Este é o primeiro passo para a produção de um bom texto.

Vamos então aos principais passos para o rascunho:

Antes do rascunho, a primeira coisa a ser devidamente pensada e avaliada em sua mente é a proposta de redação. Você não pode ter preguiça de ler e entender a proposta, pois a produção de um bom texto pode depender exatamente disso.

Logo depois que a proposta for entendida, as ideias que surgirem a respeito daquele assunto devem ser anotadas em forma de lista. Nessa fase do processo você não precisa pensar na relação que uma ideia tem com a outra. Apenas anote para não esquecer aquele ponto de vista sem antes pensar sobre ele.

Leia as anotações

Caso você tenha poucas anotações, você deve fazer uma relação de sentido entre elas para que você possa determinar o objetivo do seu texto. Após relacioná-las, escreva o objetivo do seu texto, baseado nas ideias que você teve.

Caso você tenha muitas anotações, o seu trabalho será inverso. Determine o seu objetivo, depois exclua as ideias que não corresponderem a ele. Faça uma nova lista só com as ideias que você acha que o ajudarão a chegar ao seu objetivo.

Determine começo, meio e fim da sua redação, agrupando as ideias em que você acha que melhor se encaixam.

Produza a primeira versão do seu texto, transformando sua “lista de ideias” em parágrafos, lembrando sempre de obedecer às regras básicas de produção textual: paragrafação, pontuação, acentuação, sintaxe, coerência, coesão etc.

Leia o texto produzido e verifique se ele está obedecendo à proposta de redação. OBS: nesta fase, dependendo da sua leitura crítica do texto, você correrá o risco de voltar ao ponto zero e começar novamente a redação. Caso isso aconteça reescreva-a tentando corrigir as falhas que você já notou.

Reescreva o texto (em definitivo).

Releia o texto e faça as correções gramaticais ou textuais necessárias.

Atenção: toda e qualquer modificação no seu texto deve ser feita até este momento da produção.

Pronto. Pode passar seu texto a limpo com a consciência bem mais tranquila e sem voltar atrás em nada. Neste momento você já produziu o texto, seu trabalho agora é transformá-lo em um documento copiando tal e qual ele se encontra.


“A função do Professor/Educador é fazer o aluno pensar, superar desafios, compreender o mundo e torná-lo melhor a cada dia.” 

-----------------------------------------------------------
FONTE 

ARAÚJO, Ana Paula de. Rascunho. Disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/rascunho/ – Acessado em: 20/01/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário